Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ryan Coogler emergiu rapidamente como um dos diretores modernos mais celebrados de Hollywood. Isso mesmo tendo apenas três longas-metragens em seu nome. Em pouco tempo, Coogler provou que pode combinar o toque pessoal e a criatividade do cinema independente com o espetáculo de grande orçamento esperado dos blockbusters modernos. Com o quarto longa de Coogler, ‘Pantera Negra: Wakanda Forever’, chegando nessa semana, vale a pena olhar para sua carreira até este ponto.

Veja também os melhores filmes de James Gunn!

Coogler começou como um aclamado estudante de cinema na USC, onde criou vários curtas-metragens premiados antes de passar para os longas. Seu primeiro filme, ‘Fruitvale Station: A Última Parada’, foi aclamado e premiado nos Festivais de Cinema de Sundance e Cannes. Assim, o seu sucesso levou Coogler a ser convidado a dirigir ‘Creed‘. Esse seria um spin-off da clássica franquia ‘Rocky’. Desse modo, o filme se tornou um grande sucesso e ajudou a ressuscitar a série de boxe para uma nova geração. Após o sucesso de ‘Creed’, Coogler se envolveu com uma franquia ainda maior. Assim, ele dirigiu o primeiro filme liderado por negros no MCU em ‘Pantera Negra’, que também foi um grande sucesso comercial e de crítica.

Todos os três filmes de Ryan Coogler estrelaram Michael B. Jordan, e Coogler escreveu e dirigiu todos eles. Embora Coogler tenha dirigido apenas três filmes, ele também se tornou uma grande influência em Hollywood como produtor. Ele foi produtor executivo de ‘Creed II’ e do documentário de 2021, ‘Homeroom’. Além disso, ele também produziu ‘Judas e o Messias Negro’, ‘Space Jam: Um Novo Legado’ e o próximo ‘Creed III’. Esta lista se concentrará nos três longas-metragens que Ryan Coogler escreveu e dirigiu. Mas é claro que sua influência em Hollywood vai além desses filmes influentes e bem-sucedidos.

Fruitvale Station: A Última Parada (2013)

Ryan Coogler: confira todos os filmes do diretor de 'Pantera Negra: Wakanda Forever'! - Foto: CE MAS
Ryan Coogler: confira todos os filmes do diretor de ‘Pantera Negra: Wakanda Forever’! – Foto: CE MAS

O primeiro longa de Ryan Coogler, ‘Fruitvale Station: A Última Parada’, é seu filme mais naturalista e visceral. ‘Fruitvale Station’ é baseado na enfurecedora história real de Oscar Grant, um jovem negro morto por um policial BART em São Francisco em 2009. O filme mostra o nível inaceitável de violência policial que os negros experimentam. Além disso, ‘Fruitvale Station’ é um dos melhores filmes recentes que lidam com a crise policial do EUA, comparável a séries de TV como ‘We Own This City’, da HBO.

O que torna a ‘Fruitvale Station’ especial é como ele trata Oscar Grant não apenas como um símbolo de um problema, mas como uma pessoa real. Grande parte do filme é dedicada às últimas 24 horas da vida de Grant, mostrando todos os relacionamentos e lutas que foram interrompidos pela violência. O estilo íntimo de direção de Ryan Coogler ajuda o espectador a ter empatia com Grant e entender a verdadeira tragédia de sua morte. Esse foco na vida de Grant também pode ser uma fraqueza de ‘Fruitvale Station’, já que grande parte do filme é ocupada por cenas relativamente mundanas que, pela natureza do filme, não têm uma resolução satisfatória. O filme é, sem dúvida, uma forte estreia na direção de Ryan Coogler, mas um trabalho comparativamente menor.

Pantera Negra (2018)

Ryan Coogler: confira todos os filmes do diretor de 'Pantera Negra: Wakanda Forever'! - Foto: DB MAS
Ryan Coogler: confira todos os filmes do diretor de ‘Pantera Negra: Wakanda Forever’! – Foto: DB MAS

Ancorado por uma performance icônica de Chadwick Boseman, ‘Pantera Negra’ de Ryan Coogler foi uma sensação de bilheteria e imediatamente saudado como um dos melhores movimentos do Universo Cinematográfico da Marvel. Assim, o filme apresentou o público a Wakanda, um país africano tecnologicamente avançado que se baseou em ideias afrofuturistas. Além disso, contou uma história envolvente que viu o T’Challa de Boseman destronado e tendo que reconquistar a confiança de seu reino.

O uso de cores e roteiro bem estruturado de Ryan Coogler ajudou a elevar ‘Pantera Negra’ acima do padrão do MCU, parecendo um breve vislumbre de um novo cenário fascinante. O filme também contou com um dos melhores vilões de qualquer filme da Marvel em Killmonger de Michael B. Jordan, uma figura intensa com motivações compreensíveis. Com um elenco de apoio repleto de estrelas, incluindo Lupita Nyong’o, Daneiel Kaluuya, Letitia Wright Angela Bassett e Forest Whitaker, é fácil ver por que ‘Pantera Negra’ foi um marco tanto na cultura negra quanto em todo o mundo.

‘Pantera Negra’ ainda sucumbe a alguns dos problemas que atormentam o MCU, incluindo uma cena de luta final inchada e uso excessivo de CGI. A inclusão de Martin Freeman como um heróico agente branco da CIA também parece muito deslocado às vezes. Mas embora possa não ter o realismo contido dos outros filmes de Coogler, o épico ‘Pantera Negra’ ainda é um dos melhores blockbusters dos anos 2010. Ryan Coogler retornará a Wakanda para o próximo ‘Pantera Negra: Wakanda Forever’, bem como uma série do Disney + ambientada na nação africana fictícia.

Creed: Nascido para Lutar (2015)

Ryan Coogler: confira todos os filmes do diretor de ‘Pantera Negra: Wakanda Forever’! – Foto: PE MAS

‘Creed’, de Ryan Coogler, deu à clássica franquia ‘Rocky’ uma reinvenção moderna e ajudou a lançar uma nova geração de fãs. Assim, ‘Creed’ reorientou a franquia em Adonis Creed, o filho do maior rival de Rocky, Apollo, e viu Rocky orientando o boxeador mais jovem e levando-o de lutas de clubes para uma batalha com o chefão “pound-for-pound”. ‘Creed’ ajudou a tirar a franquia dos excessos do cinema dos anos 80 e de volta ao realismo corajoso e ao trabalho paciente dos personagens que tornaram o ‘Rocky’ original um clássico.

As atuações de Michael B. Jordan e Sylvester Stallone chamaram muita atenção. Mas a direção de Ryan Coogler também foi fundamental para o sucesso de ‘Creed’. O diretor usou muitas das mesmas técnicas de ‘Fruitvale Station’, criando um blockbuster que às vezes parece um drama indie. Coogler também faz as cenas de luta de ‘Creed’ parecerem mais reais e viscerais sem sacrificar nenhum drama da marca registrada da franquia.

Usando o filme de Ryan Coogler como modelo, ‘Creed’ se tornou uma franquia moderna. Assim, Jordan assumiu a cadeira de diretor de ‘Creed III’, com lançamento no outono de 2022. Enquanto Coogler atuou como produtor nas sequências de ‘Creed’, seus compromissos com a Disney fazem parecer improvável que ele tenha um envolvimento mais direto em filmes futuros. No entanto, ‘Creed’ continua sendo o melhor filme de Ryan Coogler, representando a combinação perfeita tanto do naturalismo corajoso em exibição na ‘Fruitvale Station’ quanto do espetáculo de sucesso que Coogler mais tarde alcançaria com ‘Pantera Negra’.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!