Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

No espaço de uma década, James Gunn passou de um diretor de filmes de baixo orçamento a um renomado cineasta de grande sucesso de bilheteria. Assim, ele começou com a criatura cult clássica  ‘Slither’ e atualmente está trabalhando duro em ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’, o final de sua trilogia da Marvel muito adorada. A sequência está programada para concluir o arco do MCU em andamento dos Guardiões com coração, humor, espetáculo e, presumivelmente, algumas mortes de personagens.  Enquanto isso, Gunn tem um punhado de filmes, variando de paródias de gênero em pequena escala a aventuras de ficção científica em grande escala.

Veja também os melhores filmes do ator Benedict Cumberbatch!

Alguns dos filmes de Gunn, como o filme original dos ‘Guardiões’ e a comédia sombria e cheia de ação ‘O Esquadrão Suicida’, merecem mais visitas do que outros, como a sequência ligeiramente menos perfeita dos ‘Guardiões’ e a sátira afiada, mas lenta, dos quadrinhos ‘Super’.

Super (2010)

James Gunn: confira os melhores filmes do diretor! - Foto: CF MAS
James Gunn: confira os melhores filmes do diretor! – Foto: CF MAS

O segundo filme de Gunn (e último esforço de baixo orçamento antes de se tornar um diretor de sucesso), ‘Super’, é uma divertida desconstrução de tropos de quadrinhos com um senso de humor deliciosamente sombrio. Assim, Rainn Wilson faz uma performance hilária como o anti-Batman, Frank Darbo, um cozinheiro que se torna o vigilante mascarado “The Crimson Bolt” para salvar sua esposa de um traficante de drogas. Ele compartilha uma ótima química com Elliot Page como seu jovem pupilo, “Boltie”.

Mas o filme demora um pouco para começar. Há uma novidade terrível em ver Frank espancar criminosos brutalmente com uma chave inglesa, mas ‘Super’ não aguenta várias visualizações. A história de origem do super-herói é lenta e a ação climática é muito rápida e breve. Ainda assim, tem muito da mordida cômica mórbida e da violência sem limites a que os fãs de Gunn se acostumaram.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

James Gunn: confira os melhores filmes do diretor! - Foto: ME MAS
James Gunn: confira os melhores filmes do diretor! – Foto: ME MAS

A primeira sequência da carreira de Gunn, ‘Guardiões da Galáxia Vol. 2’, não está nem de longe tão bem estruturado quanto o primeiro filme. Mas, de uma trilha sonora boa a um fluxo constante de piadas, ainda tem todos os elementos que fizeram do original uma sucesso. Além disso, ‘Vol. 2’ pode ter um primeiro ato mais lento do que seu antecessor. Mas uma vez que começa, ele usa seu cenário intergaláctico para contar uma história de pai e filho profundamente comovente.

Peter Quill finalmente conhece seu pai biológico, Ego, apenas para descobrir que ele é ainda mais sádico e amoral do que o pirata espacial que o criou, Yondu. Yondu estava longe de ser um pai perfeito, mas os eventos de ‘Guardians Vol. 2’ – particularmente seu sacrifício final – faz Quill perceber que ele tinha “um pai muito legal” o tempo todo. Esse arco sincero é infinitamente agradável.

Slither (2006)

James Gunn: confira os melhores filmes do diretor! - Foto: ZA MAS
James Gunn: confira os melhores filmes do diretor! – Foto: ZA MAS

Embora inicialmente tenha sido um fracasso nas bilheterias, o filme de estreia de Gunn, ‘Slither’, desde então, conquistou um culto de seguidores. Um retrocesso aos filmes B, ‘Slither’ conta a história de uma pequena cidade sendo invadida por lesmas alienígenas maliciosas. Com essas lesmas parasitas assumindo o controle das mentes das pessoas da cidade, ‘Slither’ tem uma visão maravilhosamente peculiar da configuração familiar do filme de zumbis. Não faz muito para subverter as expectativas do público, mas oferece aos fãs do gênero todo o terror e emoção que eles esperam.

Inspirado nos clássicos dos anos 1970 de David Cronenberg, ‘Slither’ é um recurso clássico de criatura com uma mistura perfeita de horror e humor. O elenco apresenta tanto os favoritos do gênero, como Nathan Fillion, quanto atores que se tornaram regulares de Gunn, como Michael Rooker. Aos 95 minutos, tem um tempo de execução misericordiosamente enxuto que se presta a reassistir.

O Esquadrão Suicida (2021)

James Gunn: confira os melhores filmes do diretor! – Foto: RS MAS

Entre ser demitido e recontratado da franquia ‘Guardiões da Galáxia’, Gunn foi recrutado pela DC Films para salvar sua própria franquia de quadrinhos com o ‘Esquadrão Suicida’. Lançado em algum lugar entre uma sequência direta e uma reinicialização refrescante, ‘O Esquadrão Suicida’ não foi apenas uma grande melhoria em relação ao seu antecessor. Assim, ele atingiu a mesma combinação de espetáculo cheio de ação, comédia e drama de personagens tocante que tornou os filmes dos ‘Guardiões’ tão divertidos.

Com a liberdade da classificação mais alta, Gunn conseguiu trazer mais de sua sensibilidade tradicional de “horror corporal” para a mesa. A narrativa sem sentido de ‘Esquadrão Suicida’ estabelece sua premissa de forma agradável e sucinta para que Gunn possa mergulhar direto no entretenimento pipoca de super-humanos incompatíveis se infiltrando em uma ditadura de uma ilha tropical para combater um kaiju em forma de estrela do mar.

Guardiões da Galáxia (2014)

James Gunn: confira os melhores filmes do diretor! – Foto: RS MAS

O filme que colocou Gunn no mapa e solidificou a reputação da Marvel Studios como uma fábrica de sucesso, ‘Guardiões da Galáxia’, é um espetáculo de ação e aventura hermético. O primeiro filme dos ‘Guardiões’ tem a mistura perfeita de coração, humor e ação de super-heróis. Cortesia da fita “Awesome Mix” do Senhor das Estrelas, também tem uma trilha sonora de morrer, cheia de sucessos pop e rock do final dos anos 60 e início dos anos 70 como “Come and Get Your Love” de Redbone e Elvin Bishop’s “Fooled Around and Fell in Love.”

A brincadeira subversiva entre os personagens é o que chamou a atenção do público. Mas eles ficaram para a dinâmica íntima e cativante de “família encontrada” compartilhada pelo elenco de foras-da-lei intergalácticos. ‘Guardiões’ tem muitos momentos cômicos de gargalhadas, mas Gunn também aproveita muitos momentos dramáticos comoventes, como Quill voando para o espaço para salvar Gamora e Groot dando sua vida por seus companheiros Guardiões.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!