Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você ainda não conhece Taika Waititi, agora é absolutamente a hora de conhecer. Waititi trabalha como diretor desde o início dos anos 2000, onde começou dirigindo curtas-metragens como ‘Two Cars’, ‘One Night’ e ‘What We Do in the Shadows‘, indicados ao Oscar, que mais tarde inspiraram o longa-metragem de mesmo nome ( que então inspirou uma série de TV de mesmo nome). Desde 2007, Waititi passou seu tempo alternando entre direção de cinema e televisão ( bem como atuação e roteiro ), elaborando para si mesmo um currículo e tanto que inclui um ‘mockumentary’, dois grandes filmes de super-herói de estúdio e um filme indicado ao Oscar.

Veja também todos os filmes de Ryan Coogler!

Com quase duas décadas de trabalho como diretor, Waititi está se preparando para o que pode ser a fase mais importante de sua carreira. Recentemente vimos ‘Thor: Amor e Trovão’, mas devemos estar preparados para ver muito mais de Waititi nos próximos anos. Waititi está se preparando para o lançamento de ‘Next Goal Wins’, estrelado por Michael Fassbender e Elisabeth Moss ( além de um papel com o colaborador frequente Rhys Darby ), que agora está concluído. 

Além disso, ele está em pré-produção para um filme da ‘Torre do Terror’ com John August ( Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas ) e Josh Cooley ( Divertida Mente ) anexados como escritores. Ele também está se reunindo com Jemaine Clement para ‘The Incal’, uma ópera espacial de ficção científica baseada na história em quadrinhos de Jean ‘Moebius’ Griaud e Alejandro Jodorowsky. Além de tudo isso, ele tem um filme de ‘Star Wars’ em andamento, um filme de ‘Akira’ em andamento, e ele é o produtor de vários programas de TV de sucesso, incluindo ‘What We Do in the Shadows’, ‘Reservation Dogs’, ‘Our Flag Means Death’ (que ele também estrela), e os próximos ‘Time Bandits’.

Mas antes de olharmos para frente, provavelmente devemos dar uma olhada em quais recursos Waititi dirigiu e como eles se enfrentam. Portanto, sem mais delongas, aqui está uma classificação dos sete longas-metragens de Waititi, do pior ao melhor.

7. Jojo Rabbit

Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! - Foto: RG MAS
Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! – Foto: RG MAS

‘Jojo Rabbit’, pode ser o primeiro dos esforços de Waititi para ganhar o Oscar, mas fica longe disso. Adaptado do romance de Christine Leunens, ‘Caging Skies’, de 2019, ‘Jojo Rabbit’ conta a história de Jojo Betzler ( Roman Griffin Davis ), um jovem alemão que atinge a maioridade durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo está apaixonado pelo presidente de seu país, Adolf Hitler, a ponto de criar uma versão de amigo imaginário dele. Jojo também deseja servir seu país da maneira que puder. Portanto, ele se junta à Juventude Hitlerista com seu amigo Yorki ( Archie Yates). A vida dá uma guinada quando Jojo descobre que sua mãe ( Scarlett Johansson ) está escondendo uma garota judia, Elsa ( Thomasin McKenzie ).

‘Jojo Rabbit’ retorna a alguns temas familiares vistos em filmes anteriores, principalmente a representação da estranheza de crescer e encontrar seu lugar no mundo em meio aos absurdos da vida. Como é o caso de ‘Boy’ e ‘Hunt for the Wilderpeople’, isso se desenrola através da perspectiva de um menino que acredita estar pronto para a masculinidade, mas descobre que ser adulto é mais do que ele pensa. E enquanto ‘Jojo Rabbit’ faz tudo isso de uma maneira mais chamativa do que alguns de seus esforços anteriores, a forma como ele lida com o assunto – com Waititi interpretando um Hitler pateta – ocorre de maneira um pouco arrogante. ‘Jojo Rabbit’ não é o primeiro filme a abordar crianças em tempos difíceis e devastados pela guerra, e dificilmente será lembrado como um dos melhores.

6. Loucos por Nada

Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! - Foto: SM MAS
Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! – Foto: SM MAS

Nos anos 2000, o currículo de Waititi como diretor era todo de curtas-metragens. E então, 2007 chegou, marcando a chegada de seu longa-metragem de estreia na direção, ‘Loucos por Nada’. Este indie é estrelado por Jemaine Clement e Loren Taylor como Jarrod e Lily. Assim, eles são dois australianos de vinte e poucos anos desajeitados que se apaixonam na época em que Jarrod quer voltar para casa para matar seu valentão de infância. Jarrod não tem o necessário ou a capacidade de realmente matar um homem. Mas ele está tão determinado que metade da diversão do filme é observá-lo se preparar para a ação.

A outra metade da diversão de assistir o filme  é ver como ele trata esses dois protagonistas nerds enquanto eles tentam lidar com todos os grandes sentimentos que surgem nos estágios iniciais de um relacionamento quando eles próprios têm grandes personalidades. Lily e Jarrod experimentaram grandes perdas pessoais, refugiando-se em seus próprios mundos como forma de lidar com a rejeição, a solidão e a tristeza. Observá-los passar por uma segunda maioridade enquanto seu jovem amor expõe novas profundidades faz parte da beleza deste filme.

Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! - Foto: NE MAS
Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! – Foto: NE MAS

‘Loucos por Nada’ estabelece o interesse de Waititi em explorar como a falta de jeito, a tolice e a estranheza da humanidade telegrafam tanto sobre nossas histórias pessoais, nossa psique e nossa dor.  Também nos deixa entrar em nossa atração de Waititi por retratar a comédia por meio de interações mundanas. Isso permite que o humor impassível floresça com um efeito maravilhoso. Enquanto outros filmes de Waititi extraem esses elementos melhor, esse filme ainda é muito bom na história que está contando.

5. Thor: Amor e Trovão

Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! - Foto: CL MAS
Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! – Foto: CL MAS

A segunda entrada de Thor de Waititi ainda é muito agradável, mas é uma batalha difícil tentar superar o grande sucesso de 2017, ‘Thor: Ragnarok’. Ainda assim, o quarto capítulo da história de Thor não é menos engraçado. Além disso, fica claro que se trata de um filme de Taika Waititi. Colorido, bombástico, excessivo, há muita coisa acontecendo em ‘Thor: Amor e Trovão’.

‘Amor e Trovão’ segue Thor em uma vida pós Ultimato. Ele deixou suas viagens com os Guardiões da Galáxia para encontrar seu propósito. Ele encontra Gorr, o Deus Açougueiro ( Christian Bale ), um homem determinado a eliminar todos os deuses do universo, e reúne uma equipe para lutar contra ele. A equipe inclui Korg (Waititi), Valquíria ( Tessa Thompson ) e Jane ( Natalie Portman ). Empunhando Mjolnir, Jane vai de Dra. Jane Foster a Poderosa Thor!

Para alguns, ‘Amor e Trovão’ pode ser uma coisa boa demais. Ou você ri toda vez que as cabras gritando aparecem, ou você está resmungando sobre a repetição da piada. Ao contrário de Hela ( Cate Blanchett ) em ‘Ragnarok’, Gorr não parece gostar de seu papel de destruidor, pelo menos não da maneira dramática que Hela faz. O retorno do romance entre Thor e Jane é terno e doce, mas não isento de falhas. Mas enquanto a primeira metade do filme é um pouco irregular, a segunda metade sobe. Dificilmente é o pior filme de Waititi, mas se tivermos que classificá-lo, este é o seu lugar.

4. Thor: Ragnarok

Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! - Foto: SM MAS
Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! – Foto: SM MAS

Não é difícil ver por que Waititi é um dos principais diretores da Marvel depois de assistir ‘Thor: Ragnarok’. O terceiro filme do arco solo de Thor ( Chris Hemsworth ) no MCU, ‘Thor: Ragnarok’ é bem diferente de seus antecessores.

‘Thor: Ragnarok’ é um filme muito mais colorido e de espírito livre, com muitas piadas improvisadas e comédia impassível que reconhecemos como uma marca registrada de Waititi. O terceiro filme de ‘Thor’ segue o Deus do Relâmpago enquanto ele tenta impedir Ragnarok, o evento apocalíptico que há muito se fala em acabar com Asgard para sempre. Thor consegue ser emboscado, acabando como prisioneiro do planeta lixo de Sakaar e forçado a jogar em jogos de gladiadores supervisionados pelo Grande Mestre ( Jeff Goldblum ). Thor encontra aliados para ajudá-lo em sua busca para salvar Asgard – e derrotar sua vilã irmã mais velha, Hela. Isso inclui o colega de trabalho dos Vingadores, Hulk ( Mark Ruffalo ) e Valquíria ( Tessa Thompson ).

‘Thor: Ragnarok’ não é apenas um destaque no MCU, mas é um destaque na carreira de Waititi. Este filme teve um dos maiores orçamentos com os quais Waititi já trabalhou e o marcou como um grande diretor amigo do estúdio que pode entregar resultados que agradam ao público na forma de um filme sólido como uma rocha. Waititi inseriu muitos de seus truques de marca registrada em ‘Thor: Ragnarok’ e conseguiu realizá-lo, ajudando efetivamente a evoluir o arco MCU de Thor, ao mesmo tempo em que deu um grande passo como um diretor notável.

3. Hunt for the Wilderpeople

Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! – Foto: TN MAS

‘Hunt for the Wilderpeople’ segue Ricky Baker (Julian Dennison), um delinquente juvenil que sai do sistema de adoção da Nova Zelândia. Assim, ele é enviado para viver com o casal sem filhos Hec (Sam Neill) e Bella (Rima Te Wiata) no campo. A adaptação de Ricky à vida no campo é um pouco turbulenta como um ex-morador da cidade de fala dura. Mas ele consegue se dar bem com Bella e bem com Hec.  Após a morte repentina de Bella, o Conselho Tutelar decide que quer trazer Ricky de volta ao sistema, mas ele se recusa a ir. Em vez disso, ele decide fugir com Hec forçado a fugir com ele como seu protetor e guia através do deserto da Nova Zelândia.

‘Hunt for the Wilderpeople’ combina a predileção de Waititi por usar a comédia impassível como um meio de explorar e expressar o drama humano real com o talento do diretor para trazer à tona algumas atuações verdadeiramente excelentes de seus atores. Dennison e Neill são uma dupla divertida e sincera que realmente gosta da escrita e direção de Waititi. Isso se reflete um no outro enquanto interpretam os momentos cômicos e dramáticos.

2. O Que Fazemos nas Sombras

Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! – Foto: VE MAS

Classificar ‘O Que Fazemos nas Sombras’ abaixo nesta lista seria um pecado. Baseado em um curta de mesmo nome de 2005, que Waititi também codirigiu com Jemaine Clement, ‘O Que Fazemos nas Sombras’ segue três vampiros – Viago (Waititi), Vladislav (Clement) e Deacon ( Jonny Brugh ) – cujas vidas são sendo filmado para um documentário. Somos apresentados aos vampiros centenários enquanto eles sobrevivem ao que parece ser uma existência chata noite após noite, com discussões sobre tabelas de tarefas e colegas de quarto respeitosos borbulhando, enquanto observamos os meninos atrair vítimas desavisadas em casa para se alimentar.

‘O Que Fazemos nas Sombras’ é um triunfo da comédia de terror. Assim, o filme acrescenta algumas novas abordagens refrescantes sobre o arquétipo do vampiro e as maneiras pelas quais podemos contar histórias sobre eles. O estilo ‘mockumentary’ de filmagem permite que algumas comédias muito divertidas e muito orgânicas brilhem enquanto o público é tratado de espreitar por trás do manto da vida moderna de um vampiro. A co-direção de Waititi nisso é suprema, já que seu conforto em dirigir atores, bem como a ação carregada de efeitos especiais, são registrados claramente. Também não faz mal que Waititi também interprete um vampiro muito idiota e doce que está em busca de seu amor há muito perdido. Além disso, ele parece totalmente horrorizado com a perspectiva de ter que matar pessoas e beber seu sangue para sobreviver.

1. Boy

Taika Waititi: veja todos os filmes do diretor da Marvel! – Foto: FP MAS

O segundo longa-metragem de Waititi, ‘Boy’, também é um de seus filmes mais pessoais e sinceros.  ‘Boy’ era um projeto de paixão de Waititi, que estava em andamento há muito tempo. Situado em uma vila remota na Nova Zelândia, ‘Boy’ começa nos apresentando ao personagem titular ( James Rolleston), um pré-adolescente obcecado por Michael Jackson. Além disso, ele também está muito animado com a perspectiva de seu pai ausente, Alamein (Waititi) voltar para casa. 

Boy idolatra Alamein, compartilhando prontamente algumas das maiores conquistas de seu pai enquanto tenta lidar com a dor de sua ausência por tanto tempo. O retorno de Alamein força o personagem principal, seu irmão Rocky ( Te Aho Eketone-Whitu ) e seu pai a confrontar os verdadeiros motivos da ausência de Alamein e se existe uma possibilidade para esta família se curar e seguir em frente.

‘Boy’ é tão carinhoso com seu protagonista e tão honesto em sua representação dessa história particularmente difícil de amadurecimento. Claro, há momentos de leviandade (afinal, é uma articulação de Waititi). Mas está claro que Waititi está um pouco mais interessado em se inclinar para o drama que surge desse conjunto particular de circunstâncias narrativas. Ao fazer isso, o público pode ver o verdadeiro coração do próprio Waititi, um homem que construiu sua carreira como um brincalhão com um coração de ouro.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!