Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft publicou um novo aplicativo para recuperar arquivos perdidos no Windows, chamado de Windows File Recovery. A companhia ainda não se pronunciou oficialmente sobre o novo recurso. No entanto, a ferramenta começou a ser disponibilizada na Microsoft Store, além de poder ser adquirido de forma gratuita.

O recurso pode ser utilizado no momento em que o usuário deleta, de forma permanente, algum arquivo. O Windows File Recovery procura esse arquivo e tenta fazer o seu resgate. Além disso, pode ser usado para recuperar imagens, documentos, vídeos etc.

“Excluiu acidentalmente um arquivo importante? Limpou seu disco rígido? Não sabe o que fazer com dados corrompidos? A Recuperação de arquivos do Windows pode ajudar a recuperar seus dados pessoais. Para fotos, documentos, vídeos e muito mais, o Windows File Recovery suporta muitos tipos de arquivos para ajudar a garantir que seus dados não sejam perdidos permanentemente. Recuperando de uma câmera ou cartão SD? Experimente o modo de assinatura, que se estende para além da recuperação NTFS e atende às necessidades do seu dispositivo de armazenamento.”

– Descrição do app na Microsoft Store

O aplicativo para recuperar arquivos perdidos no Windows só pode ser usado, até agora, no PC Windows 10. Tem a opção de ser utilizado por profissionais, que com grande frequência enfrentam problemas com arquivos apagados. A ferramenta pode ser usada, também, para recuperar informações em cartões de memória, HDs e SSDs.

O aplicativo tem três modos recuperar arquivos perdidos no Windows

O Windows File Recovery tem três maneiras de recuperar arquivos perdidos no Windows: Padrão, Segmento e Assinatura.

  • Padrão: recomendado para arquivos deletados recentemente em HDs ou SSDs no seu computador Windows, ou mesmo em HDs externos e unidades flash 4GB ou maior;
  • Segmento: recomendado para arquivos deletados há bastante tempo ou depois de os discos terem sido formatados;
  • Assinatura: recomendado caso nenhuma das duas formas anteriores não tenha funcionado.

De acordo com a Microsoft, a ferramenta pode recuperar arquivos JPEG, PDF, PNG, MPEG, Office, MP3, MP4, ZIP, entre outros. Vários sistemas podem ser acoplados ao computador para realizar a recuperação, desde que o PC tenha instalado a ferramenta. O Windows File Recovery suporta sistemas de arquivos NTFS, FAT, exFAT e ReFS.

Embora muitos usuários poderem utilizar o aplicativo, a Microsoft o criou focando em profissionais. Isso devido ao fato de que não há necessidade de comandos para recuperar os arquivos. Raramente um usuário normal terá o conhecimento necessário para usar o recurso. Isso porque a interface não ser amigável.

O aplicativo funciona somente no Windows 10 build 19041, ou superior. Pode ser baixado de maneira gratuita através da Microsoft Store. A ferramenta não realiza recuperação de armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos na internet, somente arquivos guardados em hardwares específicos.

O que você achou do aplicativo para recuperar arquivos perdidos no Windows? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!