Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Redes de blockchain: O PIB global aumentou 2,2% em 2019, o mais lento desde a crise financeira de 2008 – 2009. No entanto, apesar do impacto do Covid-19, a economia global deverá crescer 2,4% em 2020.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) acredita que as novas tecnologias podem ajudar a reduzir os custos comerciais globais do comércio, permitindo um maior crescimento econômico global.

O PayPal poderá oferecer transações de criptomoeda para seus 325 milhões de usuários!

Se reduzir os custos comerciais globais, podemos esperar que o comércio global cresça 31-34% em 15 anos. Em 2017, mais de 160 países membros da OMC se uniram para assinar o Acordo de Facilitação do Comércio (TFA), que planeja reduzir os custos comerciais em média de 14,3% e impulsionar o comércio global em até US $ 1 trilhão por ano, com os maiores ganhos no setor. países mais pobres.

A tecnologia Blockchain pode desempenhar um papel enorme na promoção da economia global:

  • Transportando dados da vida real para o blockchain via Chainlink
  • Verificando a integridade da cadeia de suprimentos via VeChain
  • Reduzindo custos e economizando tempo com a implementação de contratos inteligentes com a Ethereum
  • Transferindo dados entre diferentes blockchains via Pantos
  • Verificando a integridade da transação por meio de um razão pública e protocolos de mineração como Prova de trabalho, Prova de participação e Prova delegada de participação

Por meio de colaborações entre empresas de blockchain e tradicionais, podemos esperar um aumento na eficiência, redução de custos e de barreiras à entrada.

Exemplos notáveis incluem o OmiseGo, que planeja fornecer serviços financeiros a milhões de pessoas sem conta bancária em todo o mundo.

Outro exemplo é o VeChain, que ajudou a DNV GL a desenvolver uma solução de gerenciamento de risco de infecção habilitada para blockchain no meio do surto de Covid-19.

Outras formas que as redes de blockchain podem interagir com a economia

A tecnologia blockchain também pode ajudar as empresas a trocar dados e valor por meio de redes blockchain, que podem ser vinculadas a redes fora da cadeia via Oracles.

As trocas de dados baseadas em blockchain podem trazer a transparência e a velocidade necessárias para a economia global. No entanto, isso não ficaria sem seus desafios. Além disso, os dados trocados pela rede precisam ser validados, o que não é problema para a tecnologia blockchain.

O problema está nos regulamentos. Os países europeus, em particular, são muito rigorosos no que diz respeito à privacidade de dados, por exemplo, quando você compra um nome de domínio na Europa, seus dados pessoais ficam ocultos por padrão.

Considerando que, se você comprar um nome de domínio nos EUA, a privacidade do domínio é um recurso adicional pelo qual você paga. Outro exemplo são os pop-ups irritantes de cookies do GDPR que você provavelmente já viu 100 vezes hoje.

Isso tudo se deve aos rígidos regulamentos de privacidade de dados na Europa, regulamentos que podem diferenciar as empresas de trocar dados.

No entanto, acredito que estes são problemas que podemos superar.

A tecnologia Blockchain ganhou interesse das empresas tradicionais, com a adoção aumentando ano após ano. Para que essas empresas tenham sucesso em um mercado global habilitado para blockchain, precisam de um modelo de governança descentralizado.

Isso ajudará essas organizações a ganhar confiança em escala global. Ao usar a tecnologia blockchain, eles podem configurar facilmente um custodiante descentralizado de confiança, sem interferência de terceiros.

Organizações e seus papeis em uma rede blockchain

A IBM identificou três tipos de organizações, com base nas funções que cada uma desempenha dentro de uma rede blockchain:

  • Participantes – 1/3 dos entrevistados, provavelmente ingressam em redes blockchain existentes ou novas. Eles buscam eficiência, em comparação com outras organizações que priorizam o crescimento da receita e a redução de custos.
  • Construtores – o menor grupo com apenas 18% dos entrevistados. Eles criam redes de blockchain em seus setores para fornecer novos serviços e novo valor.
  • Expansores – o maior grupo de organizações com 51% dos entrevistados. Eles planejam construir redes setoriais ou intersetoriais. Eles poderiam até se juntar a outras redes de blockchain, a fim de crescer apenas em participação de mercado e tamanho geral do mercado.

Essas organizações compartilham um objetivo comum, que é impulsionar a inovação criando serviços e aplicativos que melhoram o valor da rede e, ao mesmo tempo, colocam os consumidores no controle de seus dados.

Os serviços que poderiam ser oferecidos incluem remessa de pagamento ou validação de documento. Embora todos os três tipos de organização priorizem o blockchain para cobrança, liquidação e pagamentos, eles pretendem usar o blockchain para diferentes fins, dependendo de sua função.

  • Os marceneiros pretendem consumir serviços em várias redes de blockchain, eles também priorizam o compartilhamento de dados e as percepções dos consumidores.
  • Os construtores lutam para escalar as plataformas que criam, para que concentrem seus esforços em blockchain em questões globais de fraude e conformidade.
  • Os expansores criam aplicativos blockchain inovadores para compartilhar, reconciliar e gerenciar dados abrangendo ecossistemas intersetoriais.

Funções que influenciam na distribuição da receita

Essas organizações reconhecem que as funções de rede influenciam fortemente a distribuição de toda a receita gerada nas plataformas blockchain. Espera-se que os construtores tomem a maior parte dessa receita pelos custos incorridos devido ao trabalho de instalação.

A razão para isso é que as redes são monetizadas principalmente com base no valor e no volume das transações geradas nessas redes.

As redes geralmente cobram uma pequena taxa por um enorme volume de transações, que pode gerar bilhões de dólares em receita. Os processadores de pagamento são um ótimo exemplo disso.

Pensamentos finais

Para nutrir um mercado global crescente, é importante focar na interoperabilidade nos diferentes sistemas que processam transações.

Blockchains descentralizados podem trabalhar com organizações para aumentar o crescimento econômico global.

Bloqueios de interoperabilidade como as plataformas Pantos e Oracle como a Chainlink podem ajudar a reduzir custos, transferir dados com eficiência e melhorar o desempenho econômico global.

Fonte: Hackernoon

O que você achou da maneira que as redes de blockchain podem interagir com a economia global? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!