Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Microsoft e a Mastercard anunciaram que estão se unindo para criar um sistema simplificado para gerenciar e verificar sua identidade online. Desde serviços financeiros até e-mail e mídias sociais, o objetivo é forjar uma identidade digital universalmente reconhecida que possa ser usada e verificada em todos os serviços.

A ideia se assemelha bastante a algo que vimos num filme recente chamado “O círculo”, no qual uma empresa semelhante ao Facebook, propõe um tipo de login único por meio do qual seus usuários poderiam até mesmo exercer seu direito ao voto. Inclusive, no longa, representantes do governo se dispunha a ser “acompanhados” por meio de sua conta “True You”, que é como eles denominavam o tal login único no filme que tem como atriz principal a famosa Emma Watson e o famosíssimo Tom Hanks (veja o trailer abaixo e se puder assista ao filme).

Voltando ao login único proposto pela Microsoft e pela Mastercard, estamos falando de um divisor de águas que pode levar os serviços online a outro patamar, partindo do princípio que redes sociais, contas bancárias, emails, mensageiros e compras online passariam por uma mesma via, seguindo um fluxo contínuo e integrado de informações.

“O cenário de identidade digital atual é irregular, inconsistente e o que funciona em um país geralmente não funciona em outro. Temos a oportunidade de estabelecer um sistema que coloque as pessoas em primeiro lugar, controlando seus dados de identidade e onde eles são usados”. diz Ajay Bhalla, presidente de soluções cibernéticas e de inteligência da Mastercard. 

“Trabalhar com a Microsoft nos coloca um passo mais perto de tornar realidade um serviço de identidade digital interoperável globalmente, e estamos ansiosos para compartilhar mais em breve”

Resultado de imagem para universal ID

Hoje, as coisas já funcionam mais ou menos assim, porém, sem muita integração, porém, muitos já sabem que é possível realizar transações financeiras via WhatsApp e Skype, assim como muitas das atuais redes sociais possuem um tipo de integração universal com contas de email, que por sua vez, são usadas como um tipo de ID online que abre as portas de serviços diversos e integradas, porém, quase sempre o usuário precisa escolher qual grande empresa cuidará dos seus dados, se Microsoft, Google, Apple, Amazon, entre outras. A ideia da Mastercard e da Microsoft é, de fato, unificar todas elas promovendo um identidade única online e de alcance global para todos.

O sistema proposto simplificaria tudo, desde a solicitação de empréstimos a recolhimento de impostos até compras online e a inscrição em serviços de streaming. Além disso, a Microsoft está decidida a resolver três problemas comuns:

  • Inclusão de identidade: mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria delas mulheres, crianças e refugiados, não são oficialmente reconhecidas; uma identidade digital pode melhorar seu acesso a serviços sociais, financeiros e de saúde.
  • Verificação de Identidade: Uma identidade digital única e reutilizável pode ajudar as pessoas a interagir com um comerciante, banco, agência governamental e inúmeros outros prestadores de serviços digitais com maior integridade, menor custo e menos atrito.
  • Prevenção de Fraude: Uma única identidade digital pode ajudar a reduzir fraudes de pagamentos e roubo de identidade de vários formulários.

A Mastercard também diz que o novo sistema “servirá de base” para os novos serviços que a empresa pretende oferecer embutidos no Microsoft Azure.

“A identidade digital é uma pedra angular de como as pessoas vivem, trabalham e jogam todos os dias”, disse Joy Chik, vice-presidente corporativa de Identidade da Microsoft.

“Acreditamos que as pessoas devem estar no controle de sua identidade digital e de seus dados, e estamos entusiasmados em primeiro trabalhar com a Mastercard para trazer inovações de identidade descentralizadas para a vida.”

Tudo centralizado e integrado

Diante do exposto, já é possível imaginar pessoas viajando pelo mundo sem a necessidade de carregar um passaporte ou algo semelhante, comprando coisas em lojas de qualquer país sem qualquer dificuldade, assim como poderá ter acesso a serviços diversos onde quer que for, usando, por exemplo, a biometria como chave de segurança para ter acesso a tudo.

Por enquanto, é até mesmo difícil imaginar um mundo assim, até porque o primeiro sentimento que vem a tona não é entusiasmo, ansiedade ou alegria, mas sim, o medo. Medo porque essas empresa já sabem tanto sobre nós, já usam nossos dados para uma infinidade de coisas, então, imagine dar ainda mais “poder” a elas?

Será uma desafio entanto para a MS e para a Mastercard convencer pessoas, governos, autoridades, programadores e empresas a embarcarem nessa jornada de super integração online…

seria a realização máxima do conceito proposto por Tim O’Railly, quando o mesmo falava da web 2.0? Ou seria justamente o contrário? Estaríamos mais conectados e sendo mais colaborativos, ou estaríamos mais presos a amarras corporativas?

Saberemos mais detalhes sobre essa parceria e seus frutos nos próximos meses.

Fonte > Windows Central