Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Qualcomm e Nokia anunciaram hoje (03) a conclusão bem-sucedida nas chamadas de dados 5G em bandas do espectro mmWave e frequência sub-6 GHz. Os testes de interoperabilidade foram feitos em conformidade com a 3GPP e concluídos no centro de excelência em 5G da Nokia na Finlândia.

As empresas usaram as estações base Nokia AirScale disponíveis comercialmente e um smartphone teste alimentado pelos módulos de modem e antena Qualcomm® Snapdragon ™ X50 5G. As realizações de testes entre as duas empresas fazem parte da continuação de seu comprometimento com a interoperabilidade e testes OTA para a implantação de serviços comerciais 5G em 2019.

“Essas chamadas de dados bem-sucedidas são um passo significativo para tornar a 5G uma realidade comercial no início de 2019, e esse marco com a Nokia ajudará a permitir implementações de rede 5G em várias operadoras e regiões ao redor do mundo. Continuaremos a trabalhar juntos para garantir que os usuários finais tenham acesso às tecnologias necessárias para experimentar experiências 5G transformadoras.” diz Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de 4G/5G da  Qualcomm Technologies, Inc.

Já Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia, disse o seguinte:

“Esses testes-chave com a Qualcomm Technologies mostram a flexibilidade e os recursos de nossa tecnologia de acesso por rádio AirScale para cumprir a promessa de 5G comercial”, disse ele. “Continuamos a colaborar com a Qualcomm Technologies para garantir que nossos clientes consigam liberar o poder de suas redes comerciais 5G, para suportar os muitos aplicativos novos e diversos que atenderão às demandas de pessoas e coisas conectadas, quando começarem a lançar serviços comerciais no início 2019. ”

Não há dúvida que tal sucesso em breve será encarnado na prática em smartphones, tablets e portáteis diversos dotados e slot para SIM-Cards, inclusive modelos de Surface com tecnologia LTE.

Fonte: Assessoria de imprensa da Qualcomm Brasil e Qualcomm