Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Aparentemente, o conflito bilionário que envolve a Apple e a Epic Games ainda continuará por bastante tempo. E mais uma companhia se viu envolvida: a Microsoft. A empresa mostrou suporte a empresa responsável pelo game Fortnite, do qual foi retirado da App Store no dia 13 de agosto. Afirmou que remover Fortnite da App Store é uma desvantagem para todos.

Google Play também bane Fortnite para Android após disputa com Epic

Lembrando: uns dias atrás, a Epic Games adicionou no jogo uma opção própria de pagamentos para games adquirem V Bucks. Ou seja, moeda do game utilizada em Fortnite. O ponto é que isso é uma violação às regras da Apple para o tipo de transação, isso porque, para aquisição realizada dentro da App Store, a empresa recebe uma parte. Essa mesma regra que também é utilizada pelo Google na Play Store. Além disso, tanto a Apple quanto o Google recebem 30% dos ganhos sobre tais aquisições – um tipo de taxa para que os apps sejam incluídos nas lojas das companhias.

O modo que a Epic Games achou para contornar tais políticas da App Store teve consequência imediata, quanto Fortnite foi retirado da loja. Mais que isso, a Epic foi avisada que seria banida do Programa de Desenvolvedores da Apple em até duas semanas caso não voltasse o game para versão antiga. Ou seja, se não retomasse o uso da App Store como único modo de pagamento para transações dentro do jogo. Caso não concorde com a recomendação, da qual completa 14 dias hoje (27), a Epic iria perder a autoridade de publicar Fortnite no iOS. Além disso, não poderia utilizar a Unreal Engine – é importante lembrar que muitos desenvolvedores usam a ferramenta – em qualquer app para sistemas operacionais da Apple.

Outra etapa sobre o processo de remover Fortnite da App Store

No domingo passado (23), em uma nova fase do processo, a Epic disse que muitas companhias utilizam a Unreal Engine realizaram contato com a companhia e “expressaram grande preocupação com as ações da Apple e seu impacto em projetos para iOS e macOS” com base no motor de game. Entre tais empresas está a Microsoft, que no processo judicial afirmou o apoio à Epic Games.

“A descontinuação da capacidade da Epic em desenvolver e oferecer suporte à Unreal Engine para iOS ou macOS prejudicará os criadores de games e também os jogadores”, enfatizou Kevin Gammill, gerente geral da Microsoft para desenvolvedores terceirizados do Xbox. Para o empresário, todos os jogos que usam a ferramenta da Epic serão adicionados em uma “desvantagem substancial”. Inclusive, menciona como exemplo Forza Street, game de corrida da Microsoft disponível para iPhone e iPad.

Na sua conta pessoal no Twitter, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, realizou um comentário sobre a situação, afirmando que “garantir que a Epic tenha acesso à tecnologia mais recente da Apple é a coisa certa para desenvolvedores e jogadores”. É importante lembrar que a Microsoft também recebe uma parte de todas as transações em apps disponíveis em sua loja, então não seria grande surpresa se a Epic decidisse processá-la no futuro.

Mais uma audiência foi agendada para última terça (25) em um tribunal da Califórnia, nos EUA. Estamos aguardando para saber o desfecho do caso, isso porque nenhuma das empresas querem reverter suas decisões.

O que você achou da Microsoft se posicionar sobre o processo de remover Fortnite da App Store? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.