Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Apple bloqueou WordPress: Aparentemente, a Apple está se esforçando para ser a companhia mais detestada do mundo. Muitas pessoas estão ressentidas com as regras da App Store, e ganharam mais um aliado. Na sexta (21), o fundador do WordPress Matt Mullenweg, afirmou no Twitter, que a Apple não queria autorizar as atualizações para o app do WordPress para iOS caso não tivesse pagamentos no app. A Apple ganha uma comissão de 30% dessas comissões, claramente. Após diversas críticas, no entanto, a companhia reverteu a decisão e pediu desculpas.

Microsoft diz que remover Fortnite da App Store é uma desvantagem para todo mundo

Era tão ridículo que vamos repetir: a Apple, uma empresa avaliada em mais de U$ 2 trilhões de dólares, deseja que o WordPress acrescente aquisições no app de seu serviço gratuito de construção e gerenciamento de sites para que ela consiga receber ainda mais capital. Este tipo de posição supercapitalista é esperado de um antagonista em uma história distópica. No entanto, é verdade.

“Avisando por que as atualizações do @WordPressiOS sumiram… fomos bloqueados pela App Store. Para poder enviar atualizações e correções de bugs novamente, tivemos que nos comprometer a adicionar suporte a compras no aplicativo para planos .com”, Mullenweg tweetou na sexta (21).

O WordPress é responsável por mais de um terço dos sites do planeta. Além disso, comercializa nomes de domínio e pacotes para sites em seu modelo para web. No entanto, tais opções de pagamento não estão disponíveis no app para iPhone e iPad. O que cria limitações para os utilizadores a um nome de domínio WordPress grátis e 3 GB de espaço. Para cumprir os desejos da Apple, o WordPress teria que acrescentar aquisições dentro do app para seus planos pagos nos próximos 30 dias, Mullenweg comentou com CNET.

Apple bloqueou WordPress e queria obrigá-lo a colocar compras no app

Quando chamada para falar a respeito, a Apple falou sobre as políticas de análise da sua loja de apps. Eles exigem que todos os apps que ofertam serviços pagos ou conteúdo adicionem aquisições no app, que também devem ser realizadas através do sistema de pagamento da Apple (dessa maneira, tem a possibilidade de ganhar 30% sobre as compras).

Uma vez que o WordPress é uma ferramenta multiplataforma, tudo que ele oferta em seu site ou demais plataformas móveis também deve estar disponível no app iOS, afirmou um porta-voz da Apple por e-mail. A Apple afirmou que autorizou a atualização mais nova do app. No entanto, está se comunicando com o WordPress para se encaixar nas regras da App Store.

Após um dia de críticas, no entanto, a Apple publicou uma nota de desculpas bastante raro no sábado (22) e afirmou que o WordPress não será obrigado a acrescentar aquisições no app. A nota encaminhada por e-mail da Apple afirma:

Acreditamos que o problema com o aplicativo WordPress foi resolvido. Uma vez que o desenvolvedor removeu a exibição de suas opções de pagamento de serviço do aplicativo, agora é um aplicativo gratuito e não precisa oferecer compras no aplicativo. Informamos o desenvolvedor e pedimos desculpas por qualquer confusão que causamos.

Suas desculpas procura, de maneira esperta, passar a culpa para o WordPress, como se o desenvolvedor houvesse consertado uma falha e não a companhia. No entanto, é falo que, antes da Apple bloquear o aplicativo, não existia nenhuma forma de acessar os planos pagos do WordPress no app iOS, ao menos não no seu modelo mais novo.

Reclamações de outras empresas

O motivo de a Apple ter decidido criar caso com uma das ferramentas gratuitas mais utilizadas da internet, não sabemos. Sua taxa de 30%, que vem sendo nomeada de “o imposto da Apple”, tem sido criticada nas últimas semanas depois de um processo antitruste da Epic Games.

A queixa (na qual o Google também está incluído) veio após o game Fortnite ser excluído da Google Play e da Apple App Store por ofertar aos gamers uma forma de adquirir itens de forma direta no site do desenvolvedor. Dessa forma, ignorou o sistema de pagamento de cada companhia, evitando o pagamento das taxas.

Mesmo que a a Play Store exija uma parte de 30% das transações nos apps, o Android é aberto de maneira que os desenvolvedores de apps utilizem outra loja caso desejem não pagar essa taxa, uma opção que a Apple não oferece. Com a Apple, caso crie problemas com as regras da loja de apps, os desenvolvedores tem a opção de se adequar às regras ou ser banido.

Diversas outras companhias de tecnologia, como o Facebook, Spotify e o Match Group, dono do Tinder, se manifestaram em favor da Epic Games e fizeram críticas às taxas da Apple. Uma organização comercial que representa muitos veículos importantes de mídia e editores também se manifestou em defesa. A organização encaminhou uma carta ao CEO da apple, Tim Cook, solicitando uma renegociação para seus apps iOS. Isso porque a Apple já fez uma exceção anteriormente, mesmo que com uma das outras companhias mais ricas do mundo, a Amazon.

A Apple mudou de ideia rápida. Provavelmente perceberam que ganhar em cima de um app grátis não valia a pena, principalmente por outras repercussões negativas.

Gostou?

O que você achou da notícia de que a Apple bloqueou WordPress? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.