Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

É como dizem por ai… “nada se cria, mas sim, tudo se copia…” e parece que a Apple usou algumas técnicas de benchmarking para copiar boas práticas da sua companheira Microsoft para melhorar ainda mais o seu famoso tablet, o iPad Pro.

Depois de conferir as novidades apresentadas para o iPad Pro 2018 fica fácil perceber onde a Apple deu uma aquela copiada básica. Foram nos detalhes presentes no Surface Pro da Microsoft. Vamos conferir.

Apple Pencil magnética

Essa funcionalidade foi apresentada como uma das grandes novidades da caneta digital do iPad, além do fato dele carregar sem fio por indução. Impossível negar que a inspiração veio da linha Surface da Microsoft, que já conta com tal característica desde os primórdios da linha.

A má notícia é que a maçã mordida tem adotado medidas que deixarão até os fãs irritados, pois, a segunda geração da Apple Pencil não funciona em gerações anteriores do iPad, assim como a primeira geração da caneta não funciona no novo iPad Pro 2018. Ou seja, se você já tem um iPad + uma Apple Pencil de primeira geração, quando for fazer um upgrade para o modelo mais novo, vai precisar comprar uma caneta digital nova também. Ou seja, aja dinheiro.

Ah, e não esqueça que a primeira geração da Apple Pencil no Brasil custa cerca de R$ 970 😉

Design menos arredondado

Sem forçar muita a barra, mas já forçando um pouco… o novo design do iPad Pro lembra um pouco o Surface Pro, especialmente quando olhamos para o gadget pelas laterais. Ele ficou mais “quadradão”, como o modelo da Microsoft. A semelhança não é grande, mas tem lá suas semelhanças.

Entrada USB

Ok, sabemos que nenhum Surface Pro ainda tem uma entrada USB-C, mas, o iPad Pro 2018 agora tem. Em uma rara adesão da Apple a tendências do mercado, eles optaram por trocar a tradicional e proprietária entrada Lightning por uma entrada USB-C, o que consideramos ser uma grande evolução para a Apple.

A semelhança que queremos apontar com o Surface é o fato da Apple ter atentado para o fato de elevar o nível de conectividade do gadget, afinal, se a ideia é transforma-lo em um substituto aos atuais PCs tradicionais, muito dessa substituição começa por conectividade e assim eles o fizeram. O Surface Pro já oferece essa versatilidade há anos.

Teclado

Essa cópia começou com a primeira versão do iPad Pro e foi melhorada nessa versão. A nova versão do tablet conta com centenas de pequenos inãs na carcaça do aparelho que fazem com que não só a nova Apple Pencil, como também seu teclado removível se conectem com mais precisão.

Isso também não é nenhuma novidade para quem tem um Surface Pro, que mesmo sem usar imãs já proporciona um acoplamento tão perfeito que é possível usar o Surface Pro com uma Type Cover confortavelmente em cima do seu colo ou em outras superfícies irregulares. Só agora isso é possível no iPad Pro.

Será que alguém notou mais alguma cópia, melhor dizendo, semelhança?