Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft reportou que a divisão do Xbox teve um aumento significativo em sua lucratividade no quarto trimestre do ano fiscal de 2018. E não foi coisa pouca… estamos falando de algo na casa dos US $ 2,29 bilhões, o que representa um aumento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“A receita de jogos aumentou US $ 643 milhões ou 39%, impulsionada pela maior receita de softwares e serviços do Xbox”, diz o comunicado de imprensa da Microsoft. “A receita de software e serviços do Xbox aumentou 36%, principalmente da força de títulos de terceiros”.

Muito dessa lucratividade vem das microtransações através da loja digital. E quanto falamos dessa microtransações, boa parte delas vem dos chamados “títulos de terceiros”, com destaque para o queridinho da atualidade, o Fortnite. Segundo a empresa de pesquisa SuperData, só esse game gerou quase US $ 1 bilhão em vendas digitais desde sua estréia no ano passado, e grande parte dessa receita veio nos últimos meses.

Fortnite Battle Royale é um jogo no modo JxJ que comporta até 100 jogadores em um mapa gigante. Há veículos, habilidades de construção e os ambientes são destrutíveis. Tudo isso combinados com um intenso combate. O último sobrevivente é que vence. Algo semelhante ao que vemos no PUBG. A diferença entre esses dois jogos é que o Fortnite é gratuito para baixar e jogar, mas suas compras in-app são tão tentadoras que os gamers estão sempre gastando dinheiro dentro do jogo. A prova viva está bem na nossa cara… quase US $ 1 bilhão em vendas digitais. Lembrando que esse game está disponível para dispositivos móveis, PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

Jogos como Fortnite e PUBG não estão apenas dando mais e mais lucro em vendas via microtransações para a Microsoft. O número de pessoas que estão usando o serviço também está aumentando à medida que os jogadores mensais ativos do Xbox Live saltaram de 53 milhões durante o quarto trimestre do ano fiscal de 2017 para 57 milhões durante o último trimestre.

“Os usuários ativos mensais do Xbox Live cresceram 8%”, diz o material financeiro da Microsoft. “Com o crescimento contínuo em plataformas Xbox One, Windows 10 e móveis”.

Outra coisa muito interessante é mais usuário estariam se conectando a Xbox Live, mas não necessariamente pelo Xbox, mas sim, pelo Nintendo Switch. Um bom exemplo disso é o Minecraft para o Nintendo Switch, que chegou em 26 de junho, e trouxe consigo a opção de entrar na Xbox Live naquele jogo através do console portátil/home híbrido da Nintendo. É possível que alguns jogadores do Switch estivessem entrando no Xbox Live pela primeira vez, quem sabe, ajudando a comunidade a crescer cada dia mais.

Fonte: Venturebeat