Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Caixa Tem, app desenvolvido por causa do auxílio emergencial, passou a trabalhar também para liberar indenizações por acidentes de trânsito. Dessa forma, o valor pago pelo Dpvat (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) ficará liberado na Poupança Social Digital. Ou seja, da qual é gerenciada pelo aplicativo.

Projeto de lei quer que redes sociais coletem CPF e impressão digital

A alteração ocorreu devido a um contrato assinado entre a Caixa Econômica Federal e a Susep (Superintendência de Seguros Privados), ligada ao Ministério da Economia. Além disso, o acordo coloca a Caixa como responsável pela gestão dos recursos do Dpvat e a transferência de indenizações por sinistros acontecidos a partir de 1º de janeiro deste ano.

As solicitações de indenização podem ser realizadas nas agências do banco desde ontem (18). A companhia diz ainda que, em breve, vai disponibilizar o app Dpvat Caixa, no qual haverá a possibilidade de encaminhar documentos pelo smartphones e acompanhar o pedido sem necessitar ir em uma agência física.

Nas duas alternativas de atendimento – agência ou app -, o banco tem planos de exibir o resultado do pedido de indenização em até 30 dias. Caso o pedido tenha sido aprovado, o dinheiro é disponibilizado em nome da vítima do acidente ou de seus beneficiários pela Poupança Social Digital no Caixa Tem.

O que é Dpvat?

O Dpvat é um seguro obrigatório pago por motoristas para cobrir despesas médicas de rede privada que aparecerem em acidentes de trânsito. A indenização pode ser disponibilizada em casos como o de atropelamento, colisão entre veículos e colisão com obstáculos físicos (poste ou muro, por exemplo) sem apuração de culpa.

Além do reembolso de despesas médicas, o Dpvat indeniza casos de morte ou invalidez permanente. O dinheiro disponibilizado pelo seguro abrange motoristas, passageiros ou pedestres, brasileiros ou estrangeiros, que sejam vítimas do acidente. O contrato entre Caixa e Susep não altera as regras de indenização.

O que você achou do Caixa Tem ser utilizado para pagar indenizações do Dpvat? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!