Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A princípio, o acidente da Estação Espacial Internacional há uma semana foi muito mais dramática do que foi revelado pela primeira vez. Todavia agora há uma investigação independente do incidente. Como informamos na semana passada, a Estação Espacial Internacional (ISS) perdeu sua atitude normal quando um módulo russo que havia acabado de atracar na estação ativou um de seus propulsores.

Em breve, você poderá comprar “anúncios espaciais” com Dogecoin!

A princípio, funcionários da NASA disseram que o acidente empurrou a ISS para um ângulo de inclinação de 45 graus, mas eles já corrigiram isso. A coleção de módulos do tamanho de um campo de futebol, conectados por uma estrutura estreita, rolou 540 graus. Logo em seguida os sistemas da estação dispararam os propulsores (ironicamente de outra estrutura russa acoplada à ISS) para conter a manobra errônea. Pela primeira vez na história do programa, a NASA declarou uma emergência.

Para corrigir a frágil coleção de peças, a equipe teve que girá-la 180 graus para trás. O drama forçou o cancelamento da cápsula da tripulação Starliner da Boeing enquanto a tripulação da ISS procurava por danos potenciais. Esse processo continua como um desfile de naves espaciais alinhadas para atracar com a estação nas próximas semanas, incluindo o Starliner.

As declarações da NASA

Até agora, a NASA emitiu declarações dizendo que o vínculo entre os programas espaciais dos EUA e da Rússia continua forte. Um ex-cientista do Controle de Missão da NASA que agora trabalha como consultor espacial de uma rede de TV diz que uma investigação independente completa é garantida.

Em um artigo no IEEE Spectrum, James Oberg disse que as declarações vindas de ambas as organizações remetem a uma época em que a cultura de segurança caiu na NASA em favor de considerações políticas.

“Embora a causa próxima do incidente ainda esteja sendo esclarecida, há sinais preocupantes de que a NASA pode estar repetindo alguns dos lapsos que levaram à perda dos ônibus espaciais Challenger e Columbia e suas tripulações”, escreveu ele. “E porque as pressões políticas parecem estar conduzindo grande parte do problema, apenas uma investigação independente com peso político sério pode reverter qualquer erosão na cultura de segurança.”

Fonte: avweb

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!