Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Para quem não sabe, os Lumias 950 e 950 XL são praticamente os únicos smartphones no mundo que usam o reconhecimento biométrico por meio da identificação do usuário pela leitura de sua íris por meio do Windows Hello, enquanto os demais aparelhos da concorrência, como os iPhones e Galaxy da vida, preferem os leitores de impressão digitais (fingerprint). Agora temos a informação de que a Microsoft também vai adicionar o suporte a esses leitores de digitais no Windows 10 Mobile.

Scanner de iris Lumia 950 XL oculos

A chegada desse suporte já era esperado, até porque sabemos que um dos mais novos modelos de Windows 10 Mobile anunciados esse ano, como o HP Elite X3, faz uso da tecnologia. Em seu anúncio disseram que ele inclusive vai contar com os dois leitores biométricos, o de íris e o de digitais, sendo assim, a chegada do suporte ao W10M desses leitores deve finalmente fazer com que o top de linha da HP chegue ao mercado.

A discussão sobre qual tecnologia é mais eficiente começou ainda em 2015, com a anúncio dos Lumia 950 e 950 XL. A princípio, a grande maioria concorda que os leitores de digitais são mais rápidos, enquanto os de íris são mais seguros.

De qualquer forma, funcionalidades a mais são sempre bem vindas, afinal, já esta bem claro que a Microsoft tenta dia a dia deixar o Windows 10 Mobile tão completo quanto seus concorrentes, já que por serem mais idosos, são naturalmente mais maduros. A MS tenta contornar a juventude do Windows 10 Mobile apostando em novos conceitos, e a prova disso é o Modo Continuum e por que não dizer o novo reconhecimento biométrico no melhor estilo Minority Report? (filme futurista estrelado por Tom Cruise).