Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Windows 10 Fall Creators Update, que é a próxima grande atualização para o Windows 10, permitirá que seus usuários operem todo o sistema por meio de movimentos realizados apenas com seus olhos, é o chamado Eye Control.

Isso é um passo gigantesco não só para quem sofre de alguma doença que incapacitou os demais membros do corpo, assim com para diversos profissionais em diversas áreas. Então, não estamos falando de uma ferramenta apenas voltada para a acessibilidade, como também para pessoas sem qualquer necessidade especial.

Funciona assim… a primeira coisa que será necessária é a atualização Fall Creators Update, que ainda não foi liberada para o público em geral. No máximo insiders tem acesso a novidade neste momento. Além disso, será preciso uma câmera especial, como a Tobii Eye Tracker 4C, que nada mais é do que uma câmera que pode rastrear os movimentos dos seus olhos, então, de mão da versão mais recente do Windows e um periférico específico, basta acessa as Configurações do Windows para ativar a novidade.

Depois de ativada, muitas portas se abrem. Rastreando os movimentos dos olhos, o Windows mostrará um ponto grande que evidencia para onde se está olhando na tela. Com esse ponto é possível acionar uma janela que permite ao usuário executar vários comandos, inclusive os botões do mouse virtual. Também dá para digitar usando a tecnologia Word Flow do Teclado do Windows, o que irá facilitar e muito na hora de digitar longos textos. Tudo funciona normalmente usando essa forma de interação. A única coisa que muda é a forma como o sistema confirma os comandos e coisas do tipo. Sendo assim, não há muitas restrições de uso. As principais funcionalidades podem ser acessadas perfeitamente.

O vídeo abaixo postado pelo pessoal do Windows Central demonstra bem o funcionamento do Eye Control, que ainda está em fase Beta. Assista:

Aqui tem outro vídeo bem legal sobre o Eye Control. Esse é oficial da Microsoft.

Como falamos no começo, além de pessoas que não podem mexer pés e mãos ou que tenham tremedeiras, ou falta de controle dos demais membros do corpo, profissionais como médicos cirurgiões podem fazer uso da novidade, já que poderão manipular um programa qualquer na tela de um monitor sem precisar interromper um procedimento; profissionais como chefs de cozinha podem conferir uma receita sem precisar ter que parar para lavar as mãos e assim por diante. Deixe sua imaginação fluir e imagine quantos profissionais podem usufruir da novidade.

Logo mais, em meados de setembro ou outubro, o Eye Control estará disponível para todos por meio da Fall Creators Update do Windows 10.