Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A mais recente versão pública do Windows 10 trouxe melhorias significativas quando o assunto é HDR. Mas, o que é essa sigla significa? High Dynamic Range (HDR, ampla faixa dinâmica ou grande alcance dinâmico, em português) são métodos utilizados em fotografia/vídeo, computação gráfica ou processamento de imagens em geral, para alargar o alcance dinâmico (a razão entre o valor mais claro e o mais escuro de uma imagem). A intenção dessa técnica é representar precisamente nas imagens desde as áreas mais claras, possivelmente iluminadas diretamente por uma fonte de luz até áreas mais escuras, possivelmente em sombras.

Agora, o Windows 10 oferece um maior controle quando o assunto é a reprodução de vídeos HDR e também da otimização de monitores dotados de tal tecnologia.

1. Expandir o acesso a mais e mais dispositivos:

Muitos dispositivos portáteis mais recentes são capazes de reproduzir vídeos HDR. No entanto, até agora, eles precisavam ser calibrados na fábrica para mostrar o verdeiro poder do HDR. Mas, a partir da mais recente versão do Windows 10, eles estão expandindo o acesso ao vídeos HDR para mais pessoas com novas funcionalidades em Configurações > Aplicativos > Reprodução de vídeo. Se você puder ativar o “Stream HDR video” ou “Reproduzir vídeos HDR”, também poderá calibrar seu dispositivo para otimizar esses vídeos.

Captura de tela da página de reprodução de vídeo mostrando o botão ativando o Stream HDR Video

Para aproximar a calibração que os fabricantes de dispositivos fariam na fábrica, eles criaram uma ferramenta de calibração experimental. Para experimentá-la, clique no link “Alterar configurações de calibração para vídeos HDR no meu monitor embutido”. Isso muda a maneira como o vídeo HDR aparece no seu dispositivo, permitindo que você encontre um equilíbrio personalizado dos detalhes em cenas escuras e brilhantes.

Nova ferramenta de calibração de vídeo HDR mostrada em uma tela

2. Proporcionando-lhe mais experiências de vídeo HDR prontas para uso em seus laptops compatíveis com HDR:

Em seus laptops com Windows 10 e com capacidade HDR, você terá opções para uma melhor experiência já prontas. Primeiro, muitos outros dispositivos agora terão o vídeo HDR ativado por padrão. Isso significa que, quando o vídeo HDR estiver disponível, você terá a experiência de vídeo HDR completa. Se você não gosta da aparência do seu vídeo, pode usar a ferramenta de calibragem para ajustá-lo a otimizar a reprodução. Ou você pode sempre desativar o vídeo HDR desligando o “Reproduzir vídeos HDR” na página de configurações descrita acima.

Por padrão, o vídeo HDR usa o brilho total da tela, por isso usa um pouco mais de bateria. Mas, para proteger a vida útil da bateria do seu dispositivo, o Windows desativa o vídeo HDR quando você está usando a bateria sem estar conectada ao carregador. Você pode alterar isso com a caixa de seleção “Não aumentar o brilho da tela ao assistir vídeo HDR com bateria apenas” em “Opções de bateria” em Configurações > Aplicativos > Reprodução de vídeo. Com isso, você pode escolher entre obter a melhor qualidade de vídeo HDR e maximizar a duração da bateria ao desfrutar de vídeo HDR.

“Também estamos fazendo parcerias com provedores de conteúdo para garantir que o vídeo HDR que eles fornecem funcione no Windows. Temos o prazer de anunciar que o conteúdo HDR da Netflix está disponível com a Atualização para Criadores do Windows 10“. Disse Holly Pollock da Microsoft.

É uma novidade que melhora consideravelmente a qualidade dos vídeos reproduzidos no seu dispositivo Windows.

Fonte: Microsoft