Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Existe uma conexão sem fio disponibilizada para todas as pessoas que possuem acesso a dispositivos eletrônicos desenvolvidos nos últimos dez anos. As pessoas até sabem da existência, no entanto, pouco se fala sobre ela. O nome dessa tecnologia é Wi-Fi Direct e permite conexões sem fio de ponto a ponto há aproximadamente de dez anos.

Portanto, o que é o Wi-Fi Direct? O que essa tecnologia pode fazer? Veja nessa publicação tudo sobre esse assunto!

Definição de Wi-Fi Direct

Reprodução/MiceOnline

O Wi-Fi Direct é uma conexão que permite a comunicação entre dispositivos, vinculando-os sem uma rede centralizada nas proximidades. Dessa forma, um dispositivo atua como um ponto de acesso e o outro dispositivo se conecta a ele usando os protocolos de segurança WPS (Wi-Fi Protected Setup) e WPA / WPA2 (Wi-Fi Protected Access). Esse padrão foi desenvolvido e incorporado em aparelhos eletrônicos no início dos anos 2000.

Talvez você pense que ele funcione da mesma maneira que o Bluetooth, mas, embora as tecnologias possam parecer similares, há algumas diferenças cruciais. Uma das mais importantes é que o Wi-Fi Direct pode lidar com mais informações em velocidades mais altas que o Bluetooth. Esse aumento faz do Direct uma ótima opção quando uma conexão precisa transmitir conteúdos pesados, como uma imagem de alta resolução ou um vídeo em 4K.

Uma das vantagens mais significativas dessa tecnologia é quanto ela pode ser versátil, já que pode atuar mesmo onde não tenha uma rede Wi-Fi. Vários dispositivos podem se conectar e compartilhar arquivos importantes em configurações casuais ou em circunstâncias desesperadas.

Normalmente, é possível dizer quando um determinado dispositivo possui conexão Direct, já que quando pesquisamos por conexões, ele aparece como uma rede sem fio própria, geralmente começando com “DIRECT”, seguida de um nome ou número de produto.

Dispositivos suportados

Reprodução/Androidpit

Como já dito, o Wi-Fi Direct já está disponível para os consumidores há quase uma década, graças à atualização da Digital Living Network Alliance (DLNA) de 2011, que incluía diretrizes para o recurso. Atualmente, muitos dispositivos são compatíveis e talvez você não saiba. Os dispositivos Android suportam o Direct desde o Android 2.3 e os dispositivos Apple o utilizam desde o iOS 7. No entanto, a Apple tem o costume de comercializar o recurso como “AirDrop” e Airplay”.

Também existem muitos dispositivos de entretenimento que usam o Direct para transmitir conteúdo a partir de um dispositivo móvel. O Chromecast, o Roku e o Xbox possuem, e muitas TVs inteligentes também oferecem conexões Wi-Fi Direct. Além disso, existem muitos periféricos que fornecem conexões sem fio, podendo usar essa conexão ao invés do Bluetooth. Isso inclui fones de ouvido sem fio com áudio de alta qualidade, impressoras sem fio e até acessórios simples, como teclados.

Como exatamente as conexões Wi-Fi Direct são criadas pode variar entre os dispositivos. Em alguns dispositivos, você pode digitalizar um QR Code. Dessa forma, você digita um PIN.  No entanto, vários dispositivos funcionam após pressionar botões físicos. Com o tempo, à medida que a segurança se tornou maior, mais dispositivos usam uma combinação de PIN e menos dispositivos simplesmente se conectam automaticamente.

Utilização do Wi-Fi Direct

Reprodução/BlogValejet

Entre as utilizações mais comuns dessa tecnologia, temos:

  • Compartilhamento rápido de arquivos: o Direct é excelente para compartilhar arquivos grandes de forma muito rápida com um amigo ou equipe. No entanto, é mais utilizado quando configurações com fio não é viável;
  • Impressão de fotos em impressoras sem fio: Essa conexão pode lidar com uma grande quantidade de informações sem fio, tornando-o ideal para trabalhos importantes de impressão sem fio;
  • Screencasting e compartilhamento de tela: Pode ser utilizada para jogar games móveis em uma tela grande e até compartilhar fotos de família na sua TV ou retrato digital;
  • Jogar junto: Caso você e seus amigos estiverem jogando o mesmo jogo em seus telefones, eles poderão se conectar ao Direct e jogar juntos, mesmo que não haja nenhum Wi-Fi por perto;
  • Sincronização rápida: Alguns dispositivos também usam o Wi-Fi Direct para sincronizar suas informações e atualizar suas mídias. Esse recurso pode tornar o processo muito mais rápido, especialmente se for necessário adicionar muitas novas mídias ao mesmo tempo (Por exemplo, atualizar listas de reprodução de músicas antigas);
  • Habilitando a NFC: Estamos acostumados a pensar na NFC como sua própria tecnologia sem fio, mas essas conexões rápidas tendem a usar o Wi-Fi Direct para transmitir informações.

Wi-Fi Direct e dispositivos inteligentes

Reprodução/DigitalTrends

Pelo que explicamos até agora, você pode estar pensando que o Wi-Fi Direct é utilizado em dispositivos inteligentes, ou pelo menos é recomendado para esse tipo de aparelho. E sim, existiu a possibilidade de usar o Wi-Fi Direct para dispositivos domésticos inteligentes, especialmente no final dos anos 2000, à medida que a conectividade estava evoluindo rapidamente. No entanto, atualmente, o Wi-Fi Direct raramente é visto nesses objetos. As duas tecnologias seguiram caminhos muito diferentes.

O Wi-Fi Direct é sobre conexões entre dois dispositivos que não fazem parte de uma rede sem fio, mas existem em um espaço separado. No entanto, os dispositivos inteligentes foram dominados por redes Wi-Fi. Isso aconteceu porque os dispositivos inteligentes atuais precisam estar altamente interconectados entre si para permitir gerenciamentos mais complexos e ser facilmente acessados à distância por pessoas que podem não estar em casa. O Wi-Fi Direct não conseguiria suprir isso.

Há também outro motivo pelo qual o Wi-Fi Direct não é adequado para dispositivos inteligentes: ele tem alguns problemas de segurança, que vêm à tona quando as conexões automáticas estão ativadas.

Sua conexão é segura?

Reprodução/DigitalTrends

O Wi-Fi Direct oferece algumas vantagens de segurança quando comparado com outras conexões ponto a ponto. No entanto, também possui sua parcela de riscos à segurança. O Direct pode ser particularmente arriscado quando é usado enquanto um dispositivo está conectado a outra rede ao mesmo tempo. A conexão direta, especialmente se estiver usando o protocolo WPS mais antigo, pode ser atacado facilmente.

Se alguém obtém acesso a um dispositivo via Wi-Fi Direct, também pode acessar outras redes conectadas e, por fim, muitos dados particulares passam a ficar desprotegidos. Mas como você pode ter certeza de que sua conexão direta é segura?

Primeiramente, veja como o seu dispositivo protege o Direct e o que você pode fazer para torná-lo mais seguro . Existem dois tipos diferentes de conexões Wi-Fi Direct, temporárias e persistentes. As conexões persistentes armazenam dados de conexão nos dispositivos para que eles possam se conectar novamente automaticamente sempre que necessário. Essas conexões persistentes são menos seguras e fáceis de acessar. Portanto, devem ser estritamente limitadas a itens como o uso da impressora em casa e somente quando necessário. As conexões temporárias não podem se reconectar por conta própria e precisam das mesmas etapas (PINs, logins e etc) todas as vezes, tornando-as mais seguras. Com o passar do tempo, os serviços Direct mais avançados usam PINs para ajudar a evitar métodos de ataques mais comuns.

Em geral, tente manter conexões Wi-Fi Direct mais recentes e seguras e evite conectar-se a um dispositivo em uma área pública, mesmo que seja com um amigo. Manter-se atualizado sobre as vulnerabilidades de hackers móveis também é importante.

Gostou? O que achou da tecnologia Wi-Fi Direct? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!