Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Um relatório detalhando o crescimento da indústria de streaming de videogame mostrou recentemente o quanto os esforços para ficar em casa podem ter impulsionado a audiência. No entanto, com exceção de uma plataforma específica.

Quando a pandemia começou a se espalhar pelo mundo, mudou a maneira como milhões de nós consumimos conteúdo e trabalhamos. As plataformas de trabalho baseadas na nuvem, como Microsoft Teams e Slack, sofreram um grande aumento nos usuários. Além disso, plataformas de jogos como Xbox Live e PlayStation Network também tiveram um crescimento recorde.

Uma outra área que viu números recordes são as plataformas de streaming de jogos. Um relatório recente da StreamElements detalhou como várias plataformas, como Facebook Gaming, YouTube Gaming, Twitch e outras, relataram um crescimento de três dígitos ano a ano, devido, em parte, à pandemia. Uma diferença muito notável é a plataforma Mixer da Microsoft, que permanece totalmente, tragicamente plana.

Enquanto a indústria como um todo dobrou efetivamente ano após ano, o crescimento da própria Mixer permaneceu estável, com míseros 0,2% ano a ano. Sem a pandemia, não é difícil imaginar que a Mixer teria encolhido durante esse período. O que sugere que a plataforma tem um problema sério de retenção de usuários.

Mixer sempre foi o oprimido nessa batalha. O Facebook e o YouTube têm um público estabelecido em massa que podem aproveitar para absorver os usuários, e a Twitch continua sendo a força dominante no espaço, com a maior parte das “celebridades” do setor. A Mixer também tem uma quantidade razoável de problemas sistêmicos, com instabilidade na plataforma frequentemente citada como uma razão pela qual as pessoas não ficam por perto.

Futuro da Microsoft Mixer é incerto

Contratar grandes nomes como Ninja e Shroud não parece ter ajudado a plataforma a crescer como um todo, principalmente quando se considera o fato de que outras plataformas também estão gastando dinheiro. O YouTube trouxe direitos exclusivos para toda a operação de e-sports de streaming da Activision-Blizzard, além de firmar um acordo com o Pewdiepie do YouTube para programas de streaming.

O futuro da Mixer realmente permanece incerto. Como qualquer pessoa que siga a Microsoft por um período de tempo sabe que a empresa geralmente não mantém um produto com falha por muito tempo. A Microsoft pode mudar a maré, principalmente se jogos futuros como Halo Infinite conseguirem uma presença saudável e exclusiva de e-sports. Dito isto, normalmente o Xbox tem apresentado seus programas em todas as plataformas, e não exclusivamente na Mixer.

A Mixer sobreviverá? No momento, não está ótimo, mas quem sabe? Como fã do serviço, espero que sim, mas a Microsoft pode precisar de um milagre aqui.

Fonte: Windowscentral

Qual a sua plataforma de stream favorita? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!