Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O que é Wear OS? Em sua definição mais simples, é o sistema operacional (SO) smartwatch do Google. Além disso, podemos dizer que ele é mais do que apenas uma plataforma para os Wearables (Dispositivos vestíveis). E, para quem deseja aprender mais sobre a plataforma, este artigo tem como objetivo responder a todas as suas perguntas.

Veja também o SO WebOS!

O Wear OS funciona em todos os smartwatches?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! - Foto: TM
Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: TM

Não. Embora muitos smartwatches possuem esse SO, há vários que não funcionam com ele. Por exemplo, todos os smartwatches disponíveis na Samsung são executados no SO Wearables da própria empresa.

Na mesma linha, o Apple Watch, smartwatches da Fitbit e outras “marcas de vestir” também são executados em seus SO.

No entanto, o SO smartwatch do Google é provavelmente o maior. Dessa forma, existem mais smartwatches disponíveis que operam com este software do que com qualquer outro. Portanto, ele se aproxima ao Android com smartphones.

Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como você olha. Na maior parte, entretanto, permanece fiel a um componente central do Android, que é a escolha do consumidor.

Com tantos smartwatches em execução com o Wear OS, os consumidores têm muitas opções.

Quais apps estão disponíveis para o Wear OS?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! - Foto: AA
Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: AA

Existem muitos apps disponíveis na plataforma. Além disso, muitos deles são os mesmos apps que você pode baixar no Android. Portanto, apps como Google Fit, WhatsApp e até Uber estão presentes nele.

Por outro lado, você pode até encontrar apps mais obscuros que são especificamente para smartwatches. O Facer é um desses apps e permite que você personalize os mostradores do relógio facilmente.

Onde você consegue os apps?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! - Foto: TC
Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: TC

Assim como com smartphones Android e com Android TV, os apps no Wear OS estão disponíveis na Google Play Store. Além disso, você pode até instalar apps diretamente do relógio.

Vale lembrar que nos primeiros dias do Android Wear, que é o antigo nome do Wear OS, os apps eram instalados por meio do celular. Dessa forma, se você quisesse que um app fosse instalado em seu relógio, bastaria encontrar o app no celular, instalá-lo e sincronizá-lo com seu relógio para transferir o app.

Hoje em dia, com a Play Store disponível em relógios, nenhuma sincronização está envolvida no processo de instalação Em vez disso, basta rolar a Play Store no relógio e instalar tudo o que quiser.

Quais são os smartwatches mais populares nesta plataforma?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: Tech Radar

Existem muitos modelos diferentes disponíveis de várias marcas, como DIESEL, Michael Kors e muito mais. Mas quando se trata de opções mais populares, os relógios Fossil podem ser alguns dos mais populares que existem. O Fossil Sport, em particular, é provavelmente o mais popular no momento.

Fossil Sport

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! - Foto: 9 To 5 Google
Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: 9 To 5 Google

Como mencionado, o Fossil Sport é um dos smartwatches Wear OS mais populares do momento. Um dos principais motivos foi o uso do Snapdragon Wear 3100.

Embora muitos dos relógios anunciados mais recentemente virem com este processador, o Fossil Sport foi um dos primeiros relógios a oferecê-lo, e isso deu a ele um impulso em popularidade. Além do processador mais recente, ele também é bastante esportivo, o que o torna ótimo para exercícios.

Quais são os recursos do Wear OS?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! - Foto: TC
Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: TC

O Wear OS oferece muitos recursos que podem ser úteis no seu dia a dia.

Recursos da plataforma

Você pode receber notificações de seu celular e até mesmo fazer e receber chamadas em alguns modelos. Dessa forma, as chamadas podem ser feitas por meio de um celular conectado por Bluetooth ou completamente sozinhas, se o relógio tiver LTE.

Além de chamadas e notificações, todos os relógios Wear OS vêm com o Google Assistente atualmente. Portanto, isso permitirá que você interaja com outros dispositivos inteligentes, como luzes e interruptores, ventiladores ou qualquer coisa que tenha integração com o Google Assistente. Além disso, você pode até fazer perguntas se precisar apenas de uma resposta para algo.

Alguns dos usos mais comuns do Wear OS giram em torno de condicionamento físico. A maioria ou todos os relógios Wear OS têm a capacidade de monitorar itens como contagem de passos, distância percorrida ou caminhada e até mesmo sua frequência cardíaca.

Além disso, há literalmente uma infinidade de recursos relacionados ao condicionamento físico, tudo depende de como você se exercita pessoalmente.  Por fim, vale lembrar que alguns modelos de relógio têm resistência à água e podem ser usados ??enquanto você nada.

Todos os relógios também vêm com um display sempre ativo, que permite que você visualize rapidamente as informações. Basicamente, esse recurso ativa a tela ao detectar o movimento do pulso. Portanto, se você levantá-lo, o relógio reconhecerá e ativará a tela para que você possa ver as informações.

Apps

Naturalmente, por se tratar de uma plataforma smartwatch, apps estão disponíveis para instalação no relógio para ajudar a aumentar suas capacidades.

Como você usa o Wear OS?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! - Foto: TT
Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: TT

Como os smartphones com tela sensível ao toque, os relógios Wear OS têm interação por meio do visor. Eles são sensíveis ao toque, portanto, o uso de recursos, instalação de apps e gerenciamento de notificações é feito através do toque na tela.

No entanto, alguns relógios podem ter botões ou “coroas” que podem ser usados ??para navegar na interface. Além disso, o Google Assistente pode até adicionar algumas funções viva-voz, dependendo do que você está tentando fazer.

Ao inicializar o relógio, você o carregará na tela inicial todas as vezes. Depois de desbloquear o relógio, você pode deslizar para cima para ver as notificações.  Deslizar para baixo abre o menu de configurações rápidas, onde você encontrará itens como brilho e outras funções de configuração.

No entanto, deslizar para a esquerda é onde você encontrará todas as coisas mais úteis, como apps. Por fim, é aqui que você também encontrará os “tiles”, um recurso útil que foi adicionado recentemente.

O que são Tiles?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! - Foto: XDA
Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: XDA

Tiles é o mais novo recurso que o Google começou a lançar para o Wear OS em maio do ano passado. Dessa forma, eles funcionam como uma espécie de visão rápida dos apps instalados.

Como exemplo, você pode ter um “bloco” para o clima, suas metas e resultados de condicionamento físico semanais ou diários, cronômetros e até mesmo seu próximo evento, bem como manchetes de notícias que você pode seguir. Não existem blocos para tudo, pois o Google não está tentando complicar as coisas. Portanto, você ainda precisará abrir alguns apps para acessar seus recursos.

Os relógios Wear OS usam as mesmas baterias que os relógios normais?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: TC

Não. Todos os smartwatches Wear OS virão com baterias internas recarregáveis. Dessa forma, é necessário carregar quando ele precisar de mais bateria.

Portanto, isso significa que você nunca terá que se preocupar em substituir as baterias dentro dele. O “maior problema” é ter que carregá-lo, já que as baterias do smartwatch não duram tanto quanto as baterias normais do relógio.

Dito isso, se você pensar nele como um acessório de celular, isso pode ajudar a evitar que você se esqueça de carregá-lo quando necessário. Na maior parte, pelo menos.

A maioria das baterias smartwatch funciona em média 24 horas antes de você precisar recarregá-las. No entanto, agora há marcas que afirmam que os relógios duram cerca de dois dias com uma única carga.

Quais são os problemas com o Wear OS?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: TM

Não há muitos, mas o Wear OS não é um sistema perfeito. Seu maior “problema” é que tem se esforçado para mostrar o quão útil pode ser, e é um grande motivo pelo qual o Apple Watch e os smartwatches da Samsung têm uma fatia maior do mercado de smartwatches.

O Tiles ajudou nisso, tornando a plataforma mais útil. Dessa forma, as coisas parecem menos complicadas e mais acessíveis. Como qualquer peça de tecnologia, pode levar alguns dias para se acostumar de verdade, mas isso vai desaparecer.

Outro problema é que nem todos os apps Android estão disponíveis no Wear OS. Isso significa que você descobre que o app que deseja usar no relógio não pode ser instalado.

Além disso, vale lembrar que o Wear OS não foi criado para substituir o seu celular. Ele está lá simplesmente para ajudá-lo a acessar alguns dos recursos, para que você não precise puxá-lo do bolso o tempo todo. Seja verificando uma mensagem recebida ou usando o Google Pay para comprar coisas na loja.  Embora o relógio precise ter NFC para que esse recurso funcione, nem todos funcionam muito bem.

O Wear OS funciona apenas com Android?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: AH

Não. Você pode usar um iPhone da Apple e ainda usar um smartwatch Wear OS, pois a plataforma funciona com dispositivos Android e iOS.

Dito isso, você provavelmente terá um pouco mais de funcionalidade com o Android, mas a maioria dos recursos estará lá se você estiver no iOS.

O Wear OS é personalizável?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: Fossil

Tanto o Wear OS quanto os próprios relógios são personalizáveis ??até certo ponto. Com a plataforma, você pode personalizar o relógio com o recurso de “Tiles” e selecionando o mostrador do relógio.

Os mostradores do relógio já estão pré-instalados e haverá um punhado de opções. Se, no entanto, você usar algo como o Facer, os mostradores do relógio são infinitamente mais personalizáveis ??e há muitas opções muito legais por aí.  Isso é algo que você deve explorar se gosta de personalizar seus dispositivos.

Com os próprios relógios, você pode personalizar a caixa do relógio dependendo da marca e do modelo, já que muitas opções de relógio oferecem opções variadas de cores da caixa do relógio.

Além disso, a maioria dos relógios agora também suporta pulseiras removíveis para que você possa escolher a que melhor se adapta ao seu estilo ou simplesmente trocá-la com base na atividade. Por exemplo, tiras de silicone para quando você estiver se exercitando e uma opção de couro ou metal para quase todo o resto.

O Wear OS recebe atualizações?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: DT

Ele receberá atualizações de tempos em tempos. Provavelmente não com tanta frequência quanto os celular Android. Além disso, as atualizações também são bastante interativas. Quando você liga o celular, ele verifica se há atualizações do Wear OS.

Se houver uma disponível, ele enviará a atualização para o relógio na próxima vez que você conectá-lo. Se você tiver um relógio Wear OS compatível com LTE, as atualizações virão para o relógio, pois ele terá uma conexão constante.

Quais são os benefícios do Wear OS?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: 9 To 5 Google

Há muitos benefícios, e um deles é toda a funcionalidade viva-voz que você terá. Além disso, o Wear OS também ajuda você a entrar em forma e faz isso com vários apps relacionados ao condicionamento físico.

Eles também podem ser uma “declaração de moda”, se você simplesmente gosta de ter um relógio no pulso. Também será mais funcional do que um relógio normal.

Na verdade, os benefícios dependem do que você deseja ter em um smartwatch. Se for pelos recursos de voz, o Wear OS é perfeito graças ao Google Assistente.

Se você deseja notificações e outras informações em um piscar de olhos, este é outro grande benefício, pois você não precisará pegar o celular. Basta levantar o pulso e dar uma olhada no que você precisa ver.

O Wear OS é o smartwatch certo para mim?

Wear OS: conheça o SO dos smartwatches do Google! – Foto: PPL Ware

Se você usa um celular Android, provavelmente é a opção certa, mas isso dependerá inteiramente do que você está procurando.

Como existem tantas opções de relógios Wear OS por aí, você não vai querer escolher um “ruim”. Isso é uma certeza. Dessa forma, você precisará estar atento para saber se obterá algum uso de todas as funcionalidades.

Se você nunca usará o Google Assistente ou quiser usar apps, será melhor usar um rastreador de condicionamento físico, pois muitos deles também oferecem sensores de frequência cardíaca e notificações.

Se você realmente deseja um smartwatch, também pode considerar se o Wear OS seria ou não uma opção melhor do que a linha de smartwatches Gear da Samsung, que são totalmente compatíveis com dispositivos não Galaxy, e usam o SO smartwatch proprietário da Samsung.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!