Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você deseja mais da sua TV do que apenas os canais padrão, uma Smart TV é o que você procura. Portanto, as Smart TVs conectam-se à Internet para oferecer uma gama de novos recursos, canais e apps que tornam sua TV muito mais útil e interessante do que nunca. Portanto, pensando nisso, hoje vamos falar sobre o WebOS, o sistema operacional das Smart TVs da LG.

Veja também quais as vantagens de se ter uma Android TV!

A premiada plataforma Smart TV WebOS da LG revoluciona a maneira como você assiste e experimenta entretenimento na sua TV. Ela é livre das complexidades da tecnologia avançada e possui uma interface amigável. Dessa forma, você terá acesso rápido e fácil ao melhor “catch-up” de TV, filmes, esportes e música em sua Smart TV – mesmo se você não for tão inteligente com tecnologia.

O que é a LG WebOS?

WebOS: entenda como funciona o SO da LG! – Foto: Reprodução/ Windows Report

O WebOS da LG é um SO de TV inteligente baseado em Linux que geralmente é fornecido com as TVs inteligentes da LG. Dessa forma, ele vem pré-instalado com os apps populares de streaming de conteúdo, como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube.

A WebOS tem uma interface de usuário muito intuitiva. Além disso, a LG vem refinando lentamente o seu SO desde 2014, oferecendo suporte a novas tecnologias da web e também desenvolvendo novos apps.

O webOS utiliza uma barra de lançamento para dar acesso a todas as suas propriedades e funcionalidades. Portanto, ao clicar na barra de inicialização, você terá acesso a todos os apps e configurações. Além disso, os usuários também podem personalizar o inicializador de acordo com sua necessidade.

Outras características da WebOS

O SO funciona com todos os dispositivos periféricos com Bluetooth, como fone de ouvido, smartphone ou até mesmo alto-falantes sem fio. Para espelhamento de tela e transmissão de conteúdo, o webOS vem com suporte para Miracast pronto para uso.

Além disso, os usuários também obtêm aplicativos Live, galeria de imagens OLED e suporte para reprodução de vídeo em 360 graus. A integração de voz da LG é a melhor no mercado graças ao software de reconhecimento de voz da própria LG, bem como ao suporte do Google Assistente.

Não há muito o que reclamar sobre a WebOS. No entanto, em comparação com a AndroidTV, a galeria de apps da WebOS não é das melhores do mercado.

O que posso assistir com o WebOS da LG?

WebOS: entenda como funciona o SO da LG! - Foto: Reprodução/ Tech Talk
WebOS: entenda como funciona o SO da LG! – Foto: Reprodução/ Tech Talk

A Smart TV oferece acesso a uma variedade de serviços gratuitos e por assinatura, incluindo conteúdo Ultra HD em alguns canais, caso você tenha uma TV 4K. Alguns dos canais/ serviços que você poderá assistir na sua LG Smart TV incluem:

  • Netflix;
  • Amazon Prime;
  • NOWTV;
  • Youtube;
  • BBC Sport.

Preciso ser um “gênio técnico” para configurar a WebOS?

WebOS: entenda como funciona o SO da LG! - Foto: Reprodução/ Tech Talk
WebOS: entenda como funciona o SO da LG! – Foto: Reprodução/ Tech Talk

Não. O WebOS da LG foi projetado para ser simples, amigável e, acima de tudo, divertido. Portanto, a partir do momento em que liga a TV e inicia o Smart Setup, você será orientado em tudo o que precisa fazer. Além disso, o processo é divertido com gráficos de desenho animado e o personagem “Bean Bird” que te auxilia em cada passo do caminho.

Obviamente, se você precisar fazer alterações posteriores, poderá fazer ajustes com a função de configuração rápida.

É fácil encontrar o que desejo assistir?

WebOS: entenda como funciona o SO da LG! - Foto: Reprodução/ TT
WebOS: entenda como funciona o SO da LG! – Foto: Reprodução/ TT

O WebOS foi projetado para você obter o entretenimento que deseja de forma rápida e simples. Por exemplo, aperte o botão “Home” no controle remoto e a “Barra do Launcher” aparecerá na parte inferior da tela. Dessa forma, você pode percorrer diferentes canais, programas acessados ??recentemente, apps e assim por diante, tudo sem interromper o que estava assistindo.

Quer um balcão único para o seu entretenimento? Há também a LG Content Store, com todos os programas de TV, filmes e apps que você deseja.

Posso ver as fotos, vídeos e músicas que armazenei em outros dispositivos na Smart TV?

WebOS: entenda como funciona o SO da LG! – Foto: Reprodução/ Medium

Como sua LG Smart TV será conectada à sua rede doméstica, é simples acessar e visualizar fotos, vídeos e músicas que você já tem em seu desktop, notebook, tablet ou celular. Portanto, usando o LG Smart Share, você pode selecionar os dispositivos em sua rede doméstica e exibir tudo, desde uma apresentação de slides de fotos de família para mostrar aos parentes até uma lista de reprodução de música para começar uma festa.

As vantagens do SO WebOS

WebOS: entenda como funciona o SO da LG! - Foto: Reprodução/ Slash Gear
WebOS: entenda como funciona o SO da LG! – Foto: Reprodução/ Slash Gear
1) Interface

A interface do webOS é uma dos pontos fortes da plataforma, seja pelas cores, a posição dos itens ou o visual moderno. Portanto, com poucos menus principais, quase tudo que o usuário precisa está disponível na tela, com navegação que lembra a troca de canal em TVs convencionais. Além disso, o software tem a vantagem de contar com um design bem diferenciado em relação aos rivais, como a Android TV e a Tizen.

2) Velocidade

O webOS é bem veloz, com transições rápidas, sem travamentos ou problemas do tipo. De acorco com a LG, de uma atualização para outra, o software ficou até 60% mais rápido para abrir apps e 70% menos lento para navegação no sistema. Por fim, o controle remoto “Smart Magic” possui uma maior precisão na conexão com a Smart TV.

3) Multitarefas

Graças ao bom funcionamento, o sistema da LG permite que o modo multitarefas funcione com muita leveza. Com isso, é possível, por exemplo, ajustar as configurações ao mesmo tempo em que acessa a programação dos canais. Essa modalidade é muito útil para as Smart TVs, afinal, são aparelhos que reúnem comandos que vão além de TV normais. Dessa forma, é comum que seja necessário realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

As desvantagens do SO WebOS

WebOS: entenda como funciona o SO da LG! - Foto: Reprodução/ MD
WebOS: entenda como funciona o SO da LG! – Foto: Reprodução/ MD
1) Loja de apps limitada

Ao contrário da Android TV, a webOS não possui uma loja de apps completa como a Google Play Store. Isso influência nas opções de apps para baixar nas Smart TVs da LG, que contam com uma menor quantidade de serviços.

Softwares como Netflix, Globo Play e serviços de streaming famosos estão presentes na loja da LG, mas, caso o usuário queira ir além do básico, precisará escolher uma televisão Tizen ou Android TV.

2) Navegador pode apresentar lentidão

Apesar das melhorias na usabilidade e do alto desempenho, o navegador nativo do webOS pode ter lentidão ou ter problemas em endereços da web com Flash. No entanto, esse problema não é tão comum. Mas essas são ocorrências que podem frustrar o usuário e atrapalhar a experiência de uso.

3) Configurações de difícil acesso

Mesmo com a boa usabilidade e interface intuitiva, o menu de configurações da webOS não é muito simples. Isso pode consumir algum tempo dos usuários até que se consiga entender como alterar os ajustes do aparelho.

Perguntas Frequentes

O que é o Sistema WebOS?

O WebOS da LG é um SO de TV inteligente baseado em Linux que geralmente é fornecido com as TVs inteligentes da LG. Dessa forma, ele vem pré-instalado com os apps populares de streaming de conteúdo, como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube.

O que significa WebOS 4.5?

É a versão do WebOS instalada na sua Smart TV LG.

Qual a última versão do webOS?

A versão mais recente é a 5.0.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!