Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quanto mais extenuantes forem as tarefas que você realiza em seu PC, mais sua CPU (processador) esquentará. Isso se torna particularmente perceptível durante jogos ou edição de vídeo pesada, mas sua CPU pode estar sujeita a super aquecimento de qualquer maneira se estiver mal ventilada ou se a pasta térmica na CPU estiver gasta. Felizmente, existe uma ferramenta milagrosa que pode reduzir as altas temperaturas e reduzir o uso de energia por um processo chamado “undervolting”.

Notebook está desligando sozinho? Veja as possíveis razões!

É chamado de Throttlestop, e este artigo mostra como usá-lo para diminuir a tensão da CPU.

Nota: certos laptops estão bloqueados contra undervolting, o que você pode verificar procurando por um sinal de “Bloqueado” no menu do Throttlestop FIVR.

O que é Undervolting?

Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! - Foto: TT
Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! – Foto: TT

Antes de prosseguir, vale a pena saber o que é undervolting, pois é um processo muito sério. Embora undervolting não danifique sua CPU, exagerar pode tornar seu sistema instável (embora seja fácil de reverter). Por outro lado, o “Overvolting” pode danificar sua CPU se abusar, mas usado com cuidado, pode permitir que você faça overclock de sua CPU para velocidades mais altas. No entanto, não vamos falar sobre isso hoje.

Undervolting, simplesmente, reduz a quantidade de energia / voltagem que está sendo direcionada para a sua CPU. Quanto mais energia enviada, mais quente fica. Quanto menos energia, mais frio fica. Simples. Outra vantagem do undervolting para usuários de notebook é que estende a vida útil da bateria.

O melhor de tudo é que prejudicar a CPU não afeta visivelmente o desempenho, mesmo durante atividades de alta intensidade, como jogos. Portanto, é realmente tão bom quanto parece!

Recursos do Throttlestop

Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! - Foto: FA
Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! – Foto: FA

Throttlestop é uma ferramenta com muitos propósitos. Seu próprio nome se refere ao seu uso em sistemas de throttling de substituição em sua CPU para aumentar o desempenho, mas nós meio que fazemos o oposto aqui.

Primeiramente, baixe e instale o Throttlestop. Em seguida, abra-o.

Agora, vamos dar uma olhada nas caixas de seleção na tela principal do Throttlestop.

Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! – Foto: MT

Estamos examinando apenas aquelas que são relevantes para CPUs modernas, já que várias dessas caixas se referem a recursos para PCs muito mais antigos. Portanto, a seguir estão os recursos que você deve procurar:

Desabilitar Turbo:

Esta configuração irá garantir que nenhum dos núcleos em sua CPU funcione mais rápido do que sua velocidade de clock base. Dessa forma, se você tem uma velocidade de clock base de 2,6 GHz que é capaz de turbinar até 3GHz, marcar esta caixa irá garantir que ela permaneça na região de 2,6 GHz em vez de aumentar.

BD Prochot:

Um recurso de segurança que “estrangula” seriamente a sua CPU quando as coisas ficam muito quentes dentro do seu notebook. Geralmente, o afogamento começa quando sua CPU atinge 100 ºC, mas com esta caixa marcada, a CPU se afoga mesmo quando sua GPU fica muito quente. É uma medida de segurança prática que vale a pena ser aplicada nesses raros casos extremos.

Speed ??Shift:  

Em CPUs mais recentes (2016 em diante), a Intel lançou esse recurso, que ajuda a CPU a responder mais rapidamente às mudanças na velocidade do clock definida pelo software. Dessa forma, se esta opção aparecer no Throttlestop para você, então você deve ligá-la.

SpeedStep: 

Se sua CPU for mais antiga que a geração Intel Skylake (2015), o Speedstep faz o mesmo trabalho que o Speed ??Shift. Portanto, certamente ative-o se você tiver uma CPU mais antiga.

C1E: 

Ligar isso ajudará a economizar energia quando você estiver com pouca bateria, pois o Throttlestop desligará seus núcleos automaticamente com base em quanto esforço eles estão sob. Além disso, você não precisa estar ligado quando conectado à rede elétrica.

Undervolt da sua CPU usando o Throttlestop

Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! – Foto: Qual Notebook Comprar?

Agora, vá para os quatro círculos de seleção no canto superior esquerdo. Dessa forma, eles permitem que você alterne entre diferentes perfis, cada um dos quais pode ter suas próprias configurações de sub tensão. Mudaremos para “Game”, pois estamos criando um perfil para jogos, mas você pode deixá-lo em “Performance” se desejar.

Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! - Foto: MT
Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! – Foto: MT

Assim, com o perfil que você deseja configurar selecionado, clique no botão “FIVR” no Throttlestop. Na nova janela, marque a caixa “Desbloquear tensão ajustável”.

Em seguida, diminuímos o controle deslizante “Offset Voltage”, que é a parte de undervolting. Assim, recomendamos diminuir para “-100mV” para começar.

Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! – Foto: MT

Depois de fazer isso, clique em “CPU Cache” na seção “FIVR Control” e defina-o para a mesma voltagem. É crucial que o “CPU Core” e “CPU Cache” sempre tenham o mesmo “Voltage Offset”.

Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! - Foto: MT
Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! – Foto: MT

Depois de fazer isso, clique em “Aplicar” e continue a monitorar a estabilidade do sistema e as temperaturas da CPU. (Você pode rastrear as temperaturas da CPU na janela principal do Throttlestop.)

Se possível, continue diminuindo a tensão

Caso o seu sistema permanecer estável (sem travamentos de tela azul), você pode continuar diminuindo a tensão do cache da CPU e do núcleo da CPU em incrementos de -10mV para reduzir ainda mais a temperatura da CPU. Se você chegar a um ponto em que o sistema trava, reinicie o PC, abra o Throttlestop e aumente a tensão de compensação para um ponto em que o sistema ficou estável.

CPUs diferentes podem lidar com níveis diferentes de subtensão, então você precisará experimentar um pouco para descobrir os limites de sua CPU. A minha CPU Intel i7-6700HQ desce para -150mV sem problemas, mas a sua pode ser diferente.

Quando terminar de fazer os ajustes, clique em “OK” no painel de controle do FIVR e em “Turn On” na janela principal do Throttlestop.

Undervolt: conheça a técnica para economizar energia no PC! – Foto: MT

Se você quiser evitar ter que abrir o Throttlestop manualmente toda vez que quiser desviar, você pode configurá-lo para abrir na inicialização do Windows.

Usando este método, eu reduzi a temperatura de jogo da minha CPU de quase 90 °C para um muito menos alarmante 70 °C a 75 °C. Este é o máximo efeito que você pode ter na temperatura da CPU de dentro do Windows.

Se você ainda estiver tendo problemas, entretanto, você pode querer pensar em abrir seu PC e aplicar pasta térmica na CPU ou soprar para longe a poeira.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!