Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A TransferWise, uma empresa de tecnologia financeira especializada em transferência de dinheiro internacional, acaba de anunciar que recebeu a aprovação do Banco Central do Brasil para atuar como corretora de câmbio no país. A licença permitirá que a startup relate suas transações de câmbio diretamente ao Banco Central do país. Com isso, a empresa pretende não apenas reduzir custos, mas também expandir seu portfólio de serviços no país.

Com a pandemia, parte dessa integração, que exige uma visita pessoal do Banco Central à sede da empresa, deve demorar um pouco. Porém, uma vez concluída a integração e de acordo com as regras brasileiras, a prioridade da TransferWise é oferecer transferências internacionais entre contas corporativas. Além disso, irá se concentrar principalmente em pequenas e médias empresas, incluindo aquelas que realizam operações de importação e exportação. A empresa estima que isso ocorra até o final deste ano.

Hoje, o custo médio da remessa pelo TransferWise é de 1,5% por transferência. Com a nova licença, a empresa quer aproximar esse custo da média global de 0,74%. “Atualmente, enviar dinheiro com a TransferWise no Brasil já é três vezes mais barato do que com instituições financeiras tradicionais. Com a licença da corretora de câmbio, esperamos reduzir ainda mais nossas tarifas, otimizando custos e oferecendo uma experiência ainda melhor para nossos clientes”, afirmou Diana Ávila, líder da TransferWise na América Latina, em comunicado à imprensa.

Em entrevista ao LABS em março, a gerente geral da TransferWise no Brasil, Heloísa Sirotá, disse que o Real está sempre entre as 5 principais moedas mais negociadas pela fintech em todo o mundo. Isso também significa que o país é um dos principais mercados da empresa.

Outros serviços que a TransferWise quer trazer para o Brasil

Num futuro próximo, a empresa também quer trazer para o Brasil um serviço que já oferece no Reino Unido desde 2018: contas globais, com saldo em dólares, euros e outras moedas estrangeiras.

A conta multimoeda da TransferWise permite que o cliente envie dinheiro para si mesmo de uma maneira ainda mais barata. Isso acontece como se fosse uma remessa, na qual o imposto sobre transações financeiras existentes no Brasil, por exemplo, é de 1,1% contra os 6,38% de uma operação cartão de crédito. Al e receba dinheiro, mesmo em outras moedas, sem gastar nada.

Isso é possível através de um cartão de débito vinculado a esta conta. E esse cartão, a cada transição, leva em consideração a cotação do dólar comercial.

Diferentemente da operação do cartão de crédito, na qual os valores gastos em outras moedas são convertidos na data da compra ou na data do pagamento da fatura e adicionados a todas as taxas de conversão, não há taxa na conversão de moeda do cartão de débito TransferWise.

Fonte: Labs ebanx

O que você achou da TransferWise vir para o Brasil? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!