Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Display Port foi apresentando ao mercado pela primeira vez no ano de 2006 pela VESA (Video Electronics Standards Association). Ele é uma interface de vídeo desenvolvido para ser um padrão aberto sem que houvesse a necessidade de um desenvolvedor pague royalties para colocar a interface em seu produto.

Veja também como espelhar a tela do seu celular na TV!

Vale lembrar que a tecnologia passou por algumas alterações no ano de 2008, e por esse motivo acabou recebendo muita atenção do vários fabricantes. A sua principal vantagem, principalmente se comparado aos tradicionais cabos HDMIs é a sua baixa alimentação, já que consome menos de 2V, enquanto os outros cabos consomem 3V.

Além disso, na sua versão 1.1, ela já apresentava suporte para alta resolução de 2560 x 1600 pixels, transmissão de dados de até 10,8 Gigabits e suporte para áudio digital de até oito canais. Vale lembrar que essa extensão somente é possível quando o cabo é de no máximo 3 metros. Portanto, acima dessa distância, a qualidade cai para 1920 x 1080 pixels.

Outra vantagem desse tipo do Display Port é a sua diferença no conector. Ele é muito menor e dispensa a utilização de parafusos de retenção, como no caso do DVI. Dessa forma, ele é fixo por um sistema de presilhas que é destravado por meio de um botão.

Muitas empresas adotaram esse padrão, como a Intel, AMD e Nvidia. O principal motivo é a sua baixa tensão, que permite que os controladores Display Port interagem diretamente com os chipsets de técnicas de 45 nm. Dessa forma, não é necessário a utilização de controladores externos ou de circuitos especializados.

Entretanto, podemos perceber que o HDMI tem muito mais popularidade que o Display Port, mesmo esse apresentando várias vantagens.

O que é HDMI?

O HDMI é um pouco mais velho que o Display Port e foi apresentado em 2002. Na época, ele era um substituo direto dos antigos padrões DVI, VGA, SCART e vídeo componentes (Sabe aqueles cabos de conectores coloridos?).

Atualmente, podemos encontrara 5 tipos diferentes de cabo HDMI:

  1. A (conector padrão);
  2. B (conector estendido) com especificação 1.0;
  3. C (conector mini) com especificação 1.3;
  4. D (conector micro) com especificação 1.4;
  5. E (conector para automotivos) também na especificação 1.4.

Qual a diferença entre o HDMI e o DisplayPort?

Cabos

Quando falamos de cabo, o padrão HDMI tem cinco padrões. O problema disso é que, em muitos cabos não há uma indicação no produto sobre qual o modelo dele (padrão, padrão com ethernet, alta velocidade, alta velocidade com ethernet…).

Dessa forma, usar um cabo HDMI inadequado para a função que deseja pode ocasionar problemas e falhas no vídeo/áudio. Além disso, pode ocorrer até falhas de sincronização. Entretanto, é preciso observar que um cabo HDMI escolhido de maneira incorreta não irá causar estrago no seu aparelho, mas você terá um desempenho bem abaixo do que seria possível.

Display port
Diferenças entre HDMI e Display Port – Reprodução/Gizmodo

Por outro lado, o cabo Display Port vem em único padrão. Dessa forma, ele transporta vídeo e áudio digital, mas diferentemente de alguns modelos de HDMI, não envia dados ethernet. Além disso, vale destacar que os dois cabos podem ser usados com adaptadores.

Como Pode Ser Usado Com Telas E Monitores?

O HDMI lida muito bem com um fluxo único de vídeo e som, ou seja, é uma boa opção. Por exemplo, ele é muito utilizado para ligar monitores de PC, videogames e até televisões. No entanto, se você é uma pessoa que gosta de trabalhar com dois monitores ao mesmo tempo, o Display Port é muito mais indicado, já que possui uma capacidade de suportar até quatro monitores com resolução 1920 x 1200. Dessa forma, se você for utilizar dois monitores, a interface suporta a resolução de 2560 x 1600.

Caso você tenha uma entrada de Display Port no seu PC e deseja utilizar dois monitores ao mesmo tempo, essa sem dúvidas é a opção que você deve escolher. Além disso, caso não tenha a saída Display Port no PC, vale a pena comprar um adaptador.

Diferenças entre HDMI e Display Port – Reprodução/Mercado Livre

Qual você deve escolher?

A resposta dessa questão depende da sua necessidade. A Display Port é consideravelmente melhor, e apresenta um desempenho mais interessante ao ser utilizada em jogos. É claro que depende da sua GPU, mas os melhores monitores, placas de vídeo e PCs all-in-one estão adotando esse padrão. Dessa forma, é possível encontrar pelo menos uma entrada Display Port nesses dispositivos.

Vale mencionar que o padrão HDMI 2.1 é mais avançando que suas versões anteriores, apresentando um banda em torno de 46 Gbps e suporte ao HDR. Ele ainda possui a função Enhanced Audio Return Channel (eARC), permitindo que TVs enviem sinais de som para os receptores.

Além disso, para monitores gamers que trabalham com taxas de atualização de 75 Hz a 250 Hz, o HDMI 2.1 é mais vantajoso. Lembrando que as versões mais antigas do HDMI limitam o 4K a apenas 30 Hz.

Qual a diferença entre HDMI e DisplayPort? | Computador | Tecnoblog

Diferenças entre HDMI e Display Port – Reprodução/Mercado Livre

Por outro lado, o padrão mais recente do Display Port é de 1,4, com uma banda de 32,4 Gbps. Ele parece ser mais limitado, no entanto, apresenta uma taxa de compactação de 3:1 com poucas perdas.

Outra vantagem do Display Port é que ele possibilita vídeos em altas resoluções (HDR e 8K) e SuperSpeed USB.

Somente lembrando, que somente o cabo não irá conseguir fazer você jogar em uma alta frequência. Portanto, é necessário que o seu monitor e a placa de vídeo apresentem suporte a frequências maiores.

FAQ

1. Qual a maior diferença entre Display Port e HDMI?

O Display Port é focado em substituir padrões mais antigos, como DVI e VGA no PC. Dessa forma, é possível conectar sem ter quase nenhuma perda de qualidade visual e sonora.

Por outro lado, o HDMI foi projetado para aplicações comerciais mais abrangentes, como televisões. Além disso, ele pode ser utilizado como substituto para os padrões mais antigos.

2. Qual posso escolher entre HDMI e Display Port?

Por fim, na hora de escolher entre HDMI e Display Port, é preciso ver quais suas necessidades e para o que você vai usá-los. Além disso, fique atento para ver se seus eletrônicos possuem suporte para as entradas.

3. Qual a melhor eleição?

A que melhor solucione o seu problema. Basta ver exatamente o que estiver precisando.

Caso tenha dúvidas sobre este assunto pode dar uma olhada no vídeo a continuação:

Gostou? Qual você utiliza? O Display Port ou o HDMI? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!