Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Semana passada muita gente mandou e-mail, comentário, tweet e tudo mais nos perguntando sobre o tal recurso da tela de multitarefa com tela dividida no Windows 10 Mobile. O recurso que muitos conhecem como split screen, que ficou mundialmente conhecido por meio do Windows 8, atualmente só existe na versão do Windows para PCs e Tablets e deve demorar muito para chegar aos smartphones.

multitarefa tela dividida Windows 10 mobile img4

Então, as imagens são falsas? Sim e não. Elas são falsas porque o sistema não possui tais recursos e ainda deve demorar a recebê-lo. São reais porque foram criadas por um entusiasta e fã da Microsoft com um aparelho real. Na verdade, a resposta correta é: estamos olhando para uma montagem muito bem elaborada que mostra um aparelho real, porém, fazendo algo que ainda não existe.

O autor da montagem é o japonês Ryo Qqu. Sua criação ganhou o mundo via Facebook, rede social escolhida por Qqu para divulgar sua criação, que na verdade é o reflexo de um grande desejo do fã do sistema, e nada mais.

multitarefa tela dividida Windows 10 mobile img3

O grande problema foi que alguns canais que adoram um bom rumor caça cliques começaram a dizer que o tal recurso viria na primeira onda da atualização Redstone para o Windows 10 Mobile, prevista para chegar em junho deste ano, o que não é verdade. Já falamos aqui do que deve ser trazido pelo update Redstone em junho e essa funcionalidade não está inclusa. Notícias assim só servem para provocar frustrações nos usuários, diferentes dos conceitos, que apenas vislumbram o futuro.

Isso não quer dizer que nunca teremos o split screen no Windows 10 Mobile. Sem dúvida um dia teremos. Porém, saibam que uma funcionalidade como essa demanda grandes recursos do sistema operacional e o W10M ainda não está pronto pra isso. Alguém pode até dizer que o Android já faz isso, mas ele não o faz há anos. Na verdade a versão “pura” do Android desenvolvida pela Google ainda não tem o recurso. Apenas algumas fabricantes, como a Samsung, é que a implementaram em alguns tops de linha por meio de customizações. Estamos falando de um recurso atual e que poucos dispositivos tem a capacidade de executar com maestria.

O foco da MS sem dúvida se manterá no aprimoramento da atual multitarefa, com a eliminação de quaisquer “retomando” ou ainda com uma multitarefa ainda mais eficiente, com retomadas mais rápidas e eficientes. 

Split screen no Windows 8.1

Split screen no Windows 8.1

Fontes: WinBeta Facebook