Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Assim como aconteceu no passado em um evento da Apple, um representante da Microsoft foi convidado pela Samsung para subir ao palco na CES 2016 para juntos anunciarem mais uma parceria entre a sul-coreana a gigante de Redmond. O anúncio tem relação com uma parceria quanto a Internet das Coisas (IoT). O Windows 10 também foi pensado para ser usado em dispositivos de Internet das Coisas, e como a Samsung tem muito interesse nesse setor, nada melhor do que apostar no melhor software para isso. 

IOT Windos 10 internet das coisas samsung e windows 10

Para quem não sabe, a Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), em inglês, é um termo utilizado para descrever um paradigma tecnológico no qual os objetos físicos estão conectados em rede e são acessados através da Internet. Não são smartphones, PCs ou tablets, ou coisas desse tipo com uma interface padrão ou pré-definida. Um bom exemplo disso seriam casas inteligente, geladeira inteligentes, carros inteligente, etc, que quando conectadas as internet podem fazer coisas incríveis, como controlar a climatização da casa remotamente, ou ainda controlar eletrodomésticos, e até mesmo lhe dizer o que está faltando em sua geladeira para que você pare no supermercado antes de ir para casa. O Windows 10 pode ser o sistema por trás desses dispositivos e a Samsung quer apostar nele.

A maioria dos lares está cheio de aparelhos inteligentes, o problema é que eles não falam uns com os outros“, explicou o Terry Myerson, que foi o executivo da MS que foi convidado para subir ao palco para falar sobre o Windows 10 IoT durante uma apresentação da Samsung. Ele ainda completou dizendo que a Microsoft compartilha da mesma visão da Samsung quanto a IoT.

IOT Windos 10 internet das coisas controladores

Prontos para rodar o Windows 10 para IoT

A nova parceria parece bem promissora, já que esse setor ainda é pouco explorado pelas grandes empresas de tecnologia. Além disso, agora, Samsung e Microsoft, somam bons acordos envolvendo patentes, PCs e Notebook e agora dispositivos IoT. O próximo passo seria, naturalmente, o segmento mobile, até porque rumores dizem que a Samsung anda meio desgostosa com o Android. O motivo? Simples… por mais que ela venda muitos aparelhos com o S.O. da Google, o setor mobile da empresa continua perdendo lucratividade.

O custo de uso do Android é alto e quem mais lucra com isso, por incrível que pareça, é a Google e também a Microsoft. Além do mais, a concorrência tem forçado a empresa a criar dispositivos com melhorar acabamento, melhor hardware e melhores customizações, o que gera mais custo de produção, porém, eles não podem aumentar demais o preço final do produto justamente por conta da concorrência. No final isso diminui consideravelmente a lucratividade da empresa.

Sendo assim, essa aproximação entre a Samsung e MS pode futuramente gerar bons frutos em diversos segmentos, inclusive o de smartphones. Lembrando que o Windows 10 para IoT já está disponível oficialmente. 

IOT Windos 10 internet das coisas dicas

Fontes: CanalTech e Microsoft