Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quando se trata de simuladores de voo, os jogadores têm um conjunto surpreendentemente grande de jogos para escolher. Embora o Microsoft Flight Simulator seja o mais conhecido, você terá que gastar um pouco de dinheiro para se divertir. Felizmente, o gênero também oferece muitos títulos gratuitos para quem procura uma autêntica experiência de voo.

Veja também os melhores jogos de corrida para PC!

Aqui estão os melhores simuladores de voo gratuitos do mercado, divididos em duas categorias (Simuladores de voo civis e simuladores de guerra aérea).

Simuladores de Voo civil

GeoFS (navegador da Web)

Se o seu serviço de Internet possui um limite de dados estrito ou o seu PC simplesmente não possui espaço suficiente, o GeoFS é executado inteiramente no seu navegador. Neste simulador, você pode decolar e voar pelo mundo em uma das 20 aeronaves usando um joystick, mouse ou teclado. Você provavelmente nunca ficará sem lugares para ver também, pois o simuador inclui mais de 30.000 pistas diferentes. Gostaria de jogar em qualquer lugar? Você também pode voar usando seu dispositivo móvel.

Ajustar o acelerador e decolar pela primeira vez é notavelmente simples. Você pode personalizar rapidamente os controles a qualquer momento, bem como obter instruções úteis para ajudar sua primeira viagem. Caso você não consega pilotar aviões multimotores, sempre poderá mudar para um modelo de hélice mais tradicional. O simulador inclui até um balão de ar quente, um helicóptero e um parapente.

A versão gratuita suporta a interação multiplayer. A qualquer momento, você pode encontrar outro jogador voando pelo céu ou um avião comercial em movimento em tempo real. As condições meteorológicas também mudam, com base em dados em tempo real do Open Weather Map. Isso significa que a chuva ou granizo que você enfrenta espelha o que os pilotos atualmente enfrentam no mundo real.

Quer ver onde você encontrará outros jogadores? O GeoFS possui um mapa ao vivo que rastreia todos os pilotos. Basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer avião, selecionar uma altitude inicial e você aparecerá instantaneamente no mesmo local.

A versão paga oferece melhores imagens com uma resolução mais alta, mas certamente não é a simulação de voo mais bonita da nossa lista.

YSFlight (Windows, MacOS)

Rascunho automático
Simuladores de Voo – Divulgação/YSFlight

O YSFlight parece que não evoluiu muito desde o seu começo humilde, mas isso não é uma coisa ruim. O design básico do simulador e os visuais menos que impressionantes atendem a PCs de baixa potência. No entanto, ele ainda oferece um conjunto robusto de recursos internos para apenas alguns megabytes. Quem pode realmente reclamar?

A história caseira deste simulador é o seu aspecto mais incrível. Soji Yamakawa, também conhecido como Capitão YS, o criou sozinho como um projeto universitário em 1999. Ele continuou a desenvolver o projeto como um hobby nos anos seguintes, embora o software não receba uma atualização substancial há algum tempo. Você pode jogar simuladores de voo muito mais bonitos, mas o YSFlight o mantém simples e acolhedor.

No geral, este simulador fornece mais de 70 aeronaves para voar, abrangendo tudo, desde o Blue Angels F-18 Hornet até um helicóptero Apache. Você também encontrará uma grande variedade de mapas que abrangem várias regiões conhecidas de todo o mundo. Além disso, você pode até ajustar recursos adicionais, como variáveis ??de vento e um componente diurno, com relativa facilidade.

O YSFlight é muito personalizável, permitindo que você faça qualquer coisa, desde voar em formação Delta com companheiros de asas baseados em IA até participar de brigas de cães aéreas com amigos. Enquanto você faz isso, o HUB estilo Atari fornece detalhes sobre velocidades de voo, elevação, direção e outras informações essenciais. Você pode gravar e reproduzir as cenas do jogo diretamente dentro do programa.

O YSFlight  inclui suporte a joystick, além de controles padrão para o mouse e o teclado.

FlightGear (Windows, MacOS)

Simuladores de Voo
Simuladores de Voo – Divulgação/FlightGear

O FlightGear é o campeão indiscutível quando se trata de configurações avançadas e personalização pura e irrestrita. As raízes do software de código aberto datam de 1997, mas os desenvolvedores e a comunidade do simulador continuam a expandir e ajustar seu extenso mapa e conjunto de recursos. Atualizações mais recentes elevaram os padrões atuais de computação, tornando-a a opção com mais recursos em nossa lista.

Se você não está acostumado com a natureza de softwares de código aberto, a instalação pode ser um aborrecimento. Uma vez superado esse obstáculo, você pode navegar em belos ambientes renderizados em 3D. Além disso, você pode voar em um Cessna 172 ou escolher outra aeronave de uma variedade profunda que inclui o Boeing 777, o A6M20 Zero e o dirigível Zeppelin NT07.

O cenário interno do FlightGear é limitado, mas você pode fazer o download de várias regiões e mais de 20.000 aeroportos diretamente no site da FlightGear, pelo BitTorrent, ou adquirindo um disco Blu-ray opcional. O processo de instalação e a interface assustadores também são facilitados usando o wiki do FlightGear, que o orienta no processo de configuração e ajuda na decolagem, aterrissagem e outros procedimentos básicos de voo.

O FlightGear é constantemente elogiado por sua dedicação contínua, graças a uma comunidade entusiasta de desenvolvedores. Também é elogiado por seu realismo, recebendo notas altas por tudo, desde os controles gerais de voo até detalhes minuciosos, como iluminação. E embora possa ser grande, volumoso e cheio de força, a abundância de alteração dos usuários e funções de suporte são suficientes para manter qualquer novato no jogo.

X-Plane 11 (Windows, MacOS, Linux, Android, iOS)

Simuladores de Voo – Divulgação/X-Plane 11

X-Plane 11 da Laminar Research não é para os fracos de coração. O jogo apresenta mais de 3.000 aeroportos diferentes, todos meticulosamente detalhados com cabides e prédios de terminais. O X-Plane se leva a sério, tanto que os desenvolvedores afirmam que “não é um jogo, mas uma ferramenta de engenharia que pode ser usada para prever as qualidades de voo de aeronaves de asa fixa e rotativa com uma precisão incrível”.

Essa precisão é alcançada, pelo menos em teoria, por meio de um modelo aerodinâmico exclusivo conhecido como “teoria dos elementos da lâmina”. Essa teoria simula o voo modelando forças em cada componente da aeronave simultaneamente, em vez de usar as tabelas de pesquisa predefinidas que são o padrão atual para a simulação da aviação. A teoria dos elementos da lâmina é frequentemente usada para pré-calcular forças aerodinâmicas para simulações que não foram executadas. Isso proporciona aos usuários do X-Plane mais liberdade ao projetar aeronaves em potencial para o jogo, embora possa ser mais exigente (e menos preciso) ao pilotar aeronaves existentes.

O X-Plane é incrivelmente detalhado, com pequenos detalhes, como modelagem meteorológica detalhada e o potencial de falhas no sistema. Quase todos os componentes podem falhar aleatoriamente, o que, embora frustrante, ajuda a criar uma experiência de simulação mais realista e mostra o quanto de trabalho foi feito no programa. Os usuários também podem pilotar qualquer coisa, de um bombardeiro B-2 a um ônibus espacial, e existem centenas de aeronaves adicionais disponíveis por meio de complementos.

Embora a versão completa do X-Plane 11 não seja gratuita, você pode baixar uma demo no site do jogo. Versões mais antigas do software estão disponíveis para compra. No entanto, caso você preferir jogar em qualquer lugar, o X-Plane 10 também está disponível no iOS e Android.

Simulador de voo do Google Earth (Windows, MacOS, Linux)

Simuladores de Voo – Divulgação/Google Earth

Você sabia que o Google Earth oferece um simulador de voo integrado? Não é um rebatedor pesado, de forma alguma, como outras opções nesta lista, mas é uma maneira elegante de voar pelos campos cobertos de ferrugem de Marte ou pela paisagem árida da lua. Para jogar, basta acessar o site do Google Earth, selecionar “Versão do Google Earth” no menu e fazer o download do Google Earth Pro para Windows, Mac ou Linux.

Para acessar o simulador de voo, clique em “Ferramentas”, seguido da opção “Entrar no simulador de voo” em um menu suspenso. Como alternativa, você pode digitar CTRL + ALT + A no Windows ou pressionar Command + Option + A no MacOS.

Depois de abrir o simulador, você primeiro seleciona uma aeronave: o caça a jato F16 ou o avião de hélice de quatro lugares SR22. Depois disso, você pode escolher um ponto de partida: O local atual carregado na tela ou em um aeroporto específico em algum lugar do mundo. A opção “visão atual”, no entanto, fornece uma reviravolta interessante em nossa entrada.

Antes de entrar no modo de simulação de voo, clique no ícone “Saturno” localizado na barra de ferramentas do Google Earth. Um menu suspenso lista Terra, Céu, Lua e Marte. Selecione um dos três corpos terrestres e você pode subir o céu deles assim que entrar no modo de voo. As paisagens marciana e lunar usadas no simulador são baseadas em mapas fornecidos pela NASA.

Você também pode experimentar o simulador de voo do Google usando um joystick. Infelizmente, é um simulador extremamente básico, provavelmente o menos “autêntico” em nossa lista.

Simuladores de Combate aéreo

War Thunder (Windows, MacOS, Linux, PlayStation 4, Xbox One)

Simuladores de Voo
Simuladores de Voo – Divulgação/War Thunder

Nenhuma guerra desperta tanto fascínio quanto a Segunda Guerra Mundial. No entanto, apesar de toda a dor e sofrimento causados ??por essa guerra, a ficção resultante geralmente se inclina para o romantismo. Para os entusiastas do voo, essa guerra leva a superioridade aérea à frente, com porta-aviões estendendo o alcance das forças aéreas em oceanos inteiros.

Situado durante esse período de inovação aérea, o War Thunder oferece uma experiência de voo mais orientada para a ação, permitindo aos jogadores pilotar qualquer um dos centenas de aviões diferentes para as cinco grandes potências (Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha, URSS e Japão). O jogo também possui alguns modos diferentes, permitindo simulação hardcore e jogabilidade descontraída no estilo arcade.

War Thunder inclui um componente multiplayer online, com a maioria das batalhas colocando dois lados de 16 jogadores um contra o outro. Essas batalhas geralmente enfatizam as brigas de cães, com o objetivo de reduzir o número de inimigos ou incorporar objetivos em terra. Os jogadores também podem participar usando veículos terrestres, incluindo tanques e veículos antiaéreos.

O jogo oferece aviões em três tipos diferentes. Lutadores são aves de guerra ágeis, boas em brigas de cães. Os atacantes são aviões um pouco mais lentos, com enormes armas projetadas para derrubar alvos blindados. Os bombardeiros são aviões fortemente blindados, com enormes cargas úteis que podem destruir grupos de forças terrestres. Todas as três categorias têm pontos fortes e fracos únicos, portanto a vitória dependerá das equipes que usarem uma mistura saudável das três.

Não há custo para começar a jogar, mas o conteúdo não está totalmente disponível no início. O jogo também suporta cross-play, permitindo que jogadores de PC lutem contra jogadores do Xbox One ou PlayStation, mas não ambos simultaneamente.

Rise of Flight(Windows)

Simuladores de Voo – Divulgação/Rise of Flight

Apesar do sucesso contínuo do Battlefield 1 da EA , a primeira Guerra Mundial tende a viver na sombra da sua sucessora. Talvez seja porque a guerra ocorreu 31 anos antes, ou talvez porque Kaiser Wilhelm não seja um vilão tão nefasto quanto Adolf Hitler. Seja qual for o motivo, a Grande Guerra tende a ser negligenciada fora do ocasional romance de Ernest Hemingway. É uma pena, pois a Primeira Guerra Mundial está repleta de avanços tecnológicos icônicos, principalmente quando você considera que foi a primeira grande guerra a usar aviões.

Os principais pilotos da época – como o Barão Vermelho – eram celebridades internacionais, lutando em duelos aéreos que se tornaram lendas. Reconhecendo a galanteria das brigas de cães da velha escola, o Rise of Flight coloca os jogadores no banco dos pilotos dos aviões clássicos da Primeira Guerra Mundial, incluindo o icônico triplano Fokker DR.1.

A primeira coisa que os jogadores podem perceber é o compromisso excepcional do simulador com a autenticidade. Renderiza os aviões com detalhes meticulosos, do chassi até os medidores que revestem o cockpit. Essa atenção aos detalhes exuberantes também se estende aos vários níveis do título, que funcionam como recriações maciças de locais reais na Frente Ocidental. Embora o combate seja a atração principal, o simulador pode tentar você a simplesmente voar e apreciar a vista de Verdun.

O jogo também apresenta alguns modos diferentes, incluindo cenários personalizados, batalhas multiplayer e uma campanha que recria várias batalhas históricas. Além disso, existem várias maneiras de personalizar os controles; portanto, se você prefere mouse e teclado ou a autenticidade tátil de um stick de voo, pode jogar o Rise of Flight da maneira que lhe parecer mais confortável.

World of Warplanes (Windows, MacOS)

Simuladores de Voo – Divulgação/World of Warplanes

Um spinoff aéreo do World of Tanks , o apropriadamente  World of Warplanes, coloca os jogadores em grandes batalhas uns contra os outros, permitindo que eles pilotem tudo, desde os biplanos de madeira da Primeira Guerra Mundial até os jatos modernos. Além disso, como o World of Tanks , o Warplanes segue um modelo “freemium”.

Primeiramente, os jogadores só têm acesso aos pássaros de guerra primitivos da Grande Guerra. Os jogadores ganham dinheiro com a vitória, que podem gastar para desbloquear aeronaves mais avançadas. Dessa forma, ganhar o suficiente para comprar um novo avião pode demorar um pouco, no entanto, e existem muitos veículos que você também pode desbloquear.

Warplanes é provavelmente o jogo mais arcade da nossa lista. Os controles são simplificados até o essencial, portanto não há necessidade de mexer em dezenas de medidores. Embora isso facilite o aprendizado dos novatos, remove grande parte da profundidade e autenticidade que muitas pessoas valorizam nos simuladores de voo. Portanto, você pode iniciar uma briga de cães facilmente, mas o combate não possui as nuances marcantes dos simuladores mais realistas.

Os vários locais do jogo são esplêndidos visualmente, para que os jogadores possam apreciar a vista mesmo que não fiquem impressionados com a falta de profundidade inerente ao título. Além disso, o sistema de progressão e sua seleção de avião saudável resultante devem manter muitos jogadores se esforçando para desbloquear novas ferramentas. Por fim, para quem quer um jogo de combate mais casual, especialmente um que possa jogar com os amigos, o World of Warplanes é uma opção acessível.

Fonte: Digital Trends

Gostou? Já jogou algum dos jogos dessa lista? Faltou algum? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!