Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Samsung Galaxy Watch Active 2 é apenas uma atualização do seu antecessor, que saiu no início deste ano, mas não possuía a moldura rotativa que tornava seu irmão mais robusto, o Samsung Galaxy Watch, um sucesso. Mas a versão refinada do Smartwatch esportivo da Samsung vem com uma moldura digital e alguns outros truques para se tornar o melhor para vestir na linha da empresa.

As semelhanças com seu antecessor provavelmente são as melhores, já que o Active 2 mantém a aparência minimalista e moderna de seu antecessor. É quase certamente uma configuração mais atraente do que a forma circunvizinha do Galaxy Watch, semelhante ao estilo mais “masculino” dos relógios tradicionais. 

Veja também a análise completa do Samsung Galaxy A71!

É gerenciável e rigoroso o suficiente para executar corridas, mas possui recursos e capacidades suficientes para rivalizar com o Apple Watch 5. Mas os recursos extras do Active 2 têm um custo literal, já que é mais caro que o seu antecessor, diminuindo a vantagem de acessibilidade do relógio em relação aos relógios da Apple. 

Ainda assim, o Active 2 é uma escolha sólida para os consumidores em busca de um smartwatch para correr e entrar no escritório, especialmente para usuários do Android. Além disso, ele pode ser usado com um iPhone, mas com funcionalidade limitada. Vale mencionar que pelo mesmo preço, você pode comprar um Apple Watch mais antigo.

Samsung galaxy watch active 2
Samsung Galaxy Watch Active 2 – Divulgação/Samsung

Design

O Galaxy Watch Active 2 é bem menor que o seu o seu antecessor, ainda mais se levarmos em consideração a versão de 40 mm. No entanto, o novo smartwatch também está disponível em 44 mm, que é mais gerenciável do que o robusto modelo 46 mm do Galaxy Watch.

Ambas as opções são bastante leves, com 26 g para o alumínio menor (sem alça) e 30g para o maior. No entanto, não é pesado quando usado durante uma corrida.

Como o Active original, o Watch Active 2 básico tem um corpo de alumínio. Ele vem nas cores prata nuvem, preto e ouro rosa. Você também pode obtê-lo em aço inoxidável por um preço mais alto, que vem em prata, preto e ouro. O modelo mais barato vem com uma pulseira de fluorelastômero emborrachada, que você reconhecerá se já usou um Apple Watch.

Caso você deseja uma aparência e classe mais sofisticadas, pode optar pelo corpo de aço inoxidável mais pesado (11g) com uma pulseira de couro. Mas também pode trocar qualquer banda de 20 mm vendida ou pós-venda pela Samsung, se desejar.

Em ambos os casos, a parte traseira do relógio possui um monitor de batimentos cardíacos com oito fotodiodos, o dobro da quantidade do seu antecessor.

Samsung Galaxy Watch Active 2 – Divulgação/Samsung

Os dois botões laterais também são os mesmos de antes. Portanto, um botão ‘voltar’ na parte superior, que agora está descrito em algumas cores dos casos, e um botão ‘home’ abaixo, que exibe seus aplicativos. Ao tocar duas vezes no último, o assistente inteligente Bixby da Samsung é exibido por padrão. Dessa forma, você pode configurá-lo para algo mais útil, como um atalho para seus favoritos.

Exibição

A tela Super AMOLED de resolução 360 x 360 do Active 2 é levemente expandida para 1,2 polegadas em relação ao seu antecessor no modelo menor de 40 mm, enquanto a opção maior de 44 mm tem 1,4 polegadas e tela da mesma resolução.

Isso é padrão para os relógios inteligentes, e é suficiente o espaço na tela para filtrar informações essenciais. Entretanto, classificar qualquer texto mais robusto que uma notificação (como um e-mail) seja uma tarefa árdua.

A maioria dos aplicativos de primeira linha da Samsung é otimizada para esta pequena tela, mas algumas opções de terceiros são tão audaciosas quanto espetacularmente mal-sucedidas.

Felizmente, o novo mostrador digital torna a navegação nos menus muito mais precisa. Não é tão exato quanto a roda do painel tátil no Galaxy Watch original, mas é a próximo, com um tique vibratório toda vez que você alterna para o próximo aplicativo ou configuração. 

Deslizar é o único método de controle quando você inicia o relógio, pois a Samsung desconcertantemente não liga o mostrador digital por padrão.

Vale a pena experimentar o mostrador para facilitar o uso. Além disso, mantém o dedo na borda externa da tela e fora do caminho. É bom ver um método alternativo de navegação baseado em toque bem feito.

Samsung Galaxy Watch Active 2 – Divulgação/Samsung

Desempenho e Software

O Active 2 tem um chipset Exynos 9110 de núcleo duplo, o mesmo que seu antecessor – e o Galaxy Watch original, por sinal. Os 768MB de RAM do smartwatch são ótimos para ativar e desativar aplicativos, embora tenham sido atualizados para 1,5 GB para o modelo LTE.

Isso é poder suficiente para dar zoom na interface, embora ainda desejemos que a Samsung tenha capacidade para acomodar mais de 4 GB de armazenamento. Especialmente porque, depois que o sistema operacional e os aplicativos de linha de base foram carregados, você fica com 1,5 GB para mexer com. É o suficiente para muitas músicas e aplicativos, mas não deixa muito espaço para um software maior e mais ousado.

Como o seu antecessor, o Active 2 roda na sobreposição One UI da Samsung sobre o confiável sistema operacional Tizen da Samsung, e pouco mudou desde o Active original. O seletor giratório facilita visivelmente a seleção de aplicativos em sua página inicial ou as notificações na tela principal do “mostrador do relógio”, embora demore um pouco para se acostumar com a navegação de precisão.

Infelizmente, o Tizen não obteve muito apoio de aplicativos de terceiros desde o Active original. Além de lanternas, contadores de calorias e mapeamento de corrida, é provável que você dependa de aplicativos primários para levar a maior parte de sua interatividade. O Tizen ainda está atrás do Apple watchOS e até do Wear OS nesse quesito.

Os aplicativos incluídos ainda são úteis, embora os usuários do iOS ainda não possam acessar todos os melhores benefícios, como responder a mensagens ou interagir com o e-mail além das notificações. Dessa forma, você simplesmente não terá a funcionalidade completa do relógio sem um celular Android.

Samsung Galaxy Watch Active 2 – Divulgação/Samsung

Fitness

Os aplicativos e recursos de fitness do Watch Active 2 não mudaram muito: ainda existem 39 modos de rastreamento de exercícios, como corrida, caminhada, ciclismo e natação. Os modos de exercício geralmente funcionam bem para as rotinas relacionadas ao cardio, mas lutam com os definidos pelo movimento.

Mas não tivemos nenhum problema ao fazer uma corrida com o Active 2, onde rastreava nossas corridas e vibrava suavemente quando percebia que tínhamos parado de nos mover e poderíamos terminar o treino. O smartwatch também se conectou sem esforço com fones de ouvido Bluetooth, o que tornou mais fácil ouvir as atualizações vocais ocasionais do Active 2 sobre o progresso do treino.

Ouvir música era mais uma tarefa árdua, especialmente quando conectado a um iPhone, para o qual adicionar músicas é um processo de várias etapas. A sincronização de uma conta do Spotify é bastante fácil, embora os alertas e notificações frequentes silenciem momentaneamente o áudio, com várias interrupções por música.

O Galaxy Watch Active 2 possui classificação IP68 para resistência à água e poeira e pode sobreviver sendo submerso até 5 metros em líquido e ficando um pouco sujo. Existe até um modo de ‘trava de água’ que desativa a funcionalidade da tela sensível ao toque e vibra para sacudir o excesso de água.

O relógio também possui um eletrocardiograma (ECG), que pode ser usado para detectar a atividade elétrica e o ritmo do seu coração. É um recurso que já vimos no Apple Watch 4 e 5 e pode ser usado para detectar tipos de fibrilação atrial.

Samsung Galaxy Watch Active 2: Confira o review completo
Samsung Galaxy Watch Active 2 – Divulgação/Samsung

Duração da Bateria

Se algo corresponde às reivindicações da Samsung sobre o Galaxy Watch Active 2, é a duração da bateria. Ele pode durar até dois dias com uso normal. Embora não sejam exatamente os quatro dias em que Galaxy Watch original sobrevive, é mais do que se pode dizer da linha Apple Watch.

A duração da bateria diminui com muita atividade: tocar música ou executar o GPS (por exemplo, com esses exercícios) podem esgotar a capacidade em um ritmo mais rápido. Tudo depende do quanto você o usa, e há uma configuração de economia de bateria para economizar mais vida útil entre as cargas.

A capacidade real do modelo de 40 mm é 247 mAh, um pouco maior que os 230 mAh de seu antecessor. A capacidade de 340mAh dos 44mm pode dar a vantagem sobre seu irmão menor, embora isso também esteja alimentando uma tela maior.

Samsung Galaxy Watch Active 2 – Divulgação/Samsung

Para quem é?

Os proprietários de telefones Android que desejam adquirir um smartwatch de qualidade de uma marca conhecida devem considerar o Active 2, especialmente se estiverem ativos. Isso é especialmente verdadeiro para os amantes do Galaxy Watch original que desconfiavam de um relógio sem discagem.

Para que não é

Qualquer pessoa presa no sistema da Apple não tirará o máximo proveito deste smartwatch e, com um Apple Watch 3 ainda competitivo no mercado, é difícil recomendar o que é inegavelmente um sistema operacional vestível inferior. Da mesma forma, qualquer fã sério do Wear OS pode ficar impressionado com a biblioteca de aplicativos menor.

Concorrência: Apple Watch 3

Samsung Galaxy Watch Active 2 – Divulgação/Apple

Como dissemos várias vezes, o Apple Watch 3 tem preços idênticos, comprovados e provavelmente descontos ainda mais durante essa temporada. O watchOS é mais robusto e amado por um bom motivo. Embora você perca o mostrador háptico do Active 2 e a bateria comprovadamente melhor, a integração mais estreita com o iOS é mais atraente.

Fonte: Tech Radar

Gostou? Você já utilizou o Samsung Galaxy Watch Active 2? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!