Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Conforme prometido, a coreana Samsung anunciou o seu primeiro smartphone com tela flexível. Só não foi o primeiro do mundo porque a Royole já lançou o seu aparelho com a mesma tecnologia no mercado antes, o FlexPai, que foi apresentado semanas atrás.

Enquanto o produto da Royole já tem data de lançamento e até mesmo preço de venda, o modelo da Samsung foi apenas anunciado, mas ainda não data de lançamento. Na verdade, ele sequer tem um nome ainda.

Os vídeos abaixo revelam como o aparelho será:

https://twitter.com/geoffreyfowler/status/1060272195534909440

É notória a semelhança do modelo anunciado com um conceito antigo da própria empresa, como é possível ver abaixo.

Mesmo não tendo divulgado qualquer data de lançamento, entusiastas e especialistas dizem que o device já entrará em produção em massa ainda este ano, com previsão de chegada ao mercado em algum momento do primeiro semestre do ano que vem.

Não temos nenhuma informação do hardware do aparelho ainda, porém, pela apresentação já foi possível verificar que será possível executar até três aplicativos simultaneamente no tal Infinity Flex Display, nome dado pela empresa a tecnologia flexível.

Por falar em aplicativos, muito provavelmente o aparelho em questão rodará o Android, mas sem dúvida alguma será uma versão com muitas modificações, afinal de contas, a UI do sistema precisará se adaptar rapidamente as várias posições de uso do aparelho novo.

A diretora de gerenciamento de produtos Google, Stephanie Cuthbertson, explica que a empresa está sempre tentando antecipar os diferentes tipos de padrões e tamanhos de telas de novos aparelhos. Segundo ela, desde o Android 1.6, a companhia tem tentado lidar com mudanças nas telas, como o lançamentos dos phablets fora dos padrões consolidados.

“Agora, estamos vendo as fabricantes do Android criando uma nova categoria: os dobráveis. Com a vantagem de uma tecnologia de tela flexível, ela pode literalmente se flexionar e dobrar”, explica Cuthbertson.

Ou seja, a Samsung e o Google já vem trabalhando em conjunto para promover as modificações necessárias no sistema operacional para que a experiência seja a melhor possível.

O vídeo abaixo veio direto de uma conferência do Google voltada para desenvolvedores:

Parece que as coisas estão bem adiantadas de ambos os lados, e isso pode ser um novo marco que a Microsoft está perdendo, como foi o caso do “boom” dos smartphone entre 2006 e 2007.

Sabemos que patentes e ideias eles tem, e você também sabe, dada a quantidade de informações que já repassamos aqui sobre o mítico Surface Phone, porém, sabemos que o sistema não está pronto e isso é frustrante. Além disso, a loja de aplicativos ainda é um problema. Ao menos para a forma atual que consumimos aplicativos móveis. Se essa forma vai mudar não é algo para daqui há 1 ou 2 anos.

Sabemos ainda que a ideia do Surface Phone não é ser apenas um smartphone, como é o caso do novo aparelho da Samsung, que será um híbrido de smartphone + tablet, então, se assim o for, o aparelho dá Microsoft ainda será considerado uma novidade quando e se for lançado, caso contrário, chegará atrasado mais uma vez.

Fonte: QZAndroidCNET e Canaltech