Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google está oficialmente anunciando que o suporte para uma categoria de dispositivos Android está decidido e será chamado de “Foldables” ou dobráveis. Falando hoje no Android Developer Summit, o vice-presidente de engenharia Dave Burke disse que o Google está “aprimorando o Android para aproveitar esse novo formato com o mínimo trabalho conforme necessário. ”Mas, a partir de agora, essas melhorias são, na maioria das vezes, apenas uma orientação para os desenvolvedores começarem a usar os recursos já existentes que são incorporados ao Android.”

Se é que você ainda não ouviu falar de “foldables”, eles são os dispositivos com telas dobráveis que estão prestes a se tornar a próxima onda. A Samsung já não perdeu tempo e revelou o seu modelo de celular com uma tela dobrável em sua conferência de desenvolvedores. O Google disse que está trabalhando de perto com a Samsung sobre como o Android será melhor desenvolvido seguindo esse modelo “dobrável”. Mas, o foco do Google é garantir que se torne uma coisa no nível de plataforma para o Android, possibilitando assim que qualquer OEM possa usar.

Isso é importante porque o Google vem travando uma batalha sem fim contra a fragmentação no Android, e um novo fator de forma é um potencial ponto de inflexão. Conforme os fabricantes correm para criar dispositivos, eles precisam de um software que possa apoiá-los. A corrida já começou: há apenas alguns dias, a Royole Flexpay, revelou um telefone Android chinês que se transforma em um tablet.

A declaração do Google sobre como esse software funciona é importante, caso contrário, cada fabricante criaria sua própria solução, e o ecossistema ficaria muito confuso rapidamente. O diretor de gerenciamento de produtos, Sagar Kamdar, disse que o Google está “trabalhando de perto com nossos parceiros de OEM para garantir que tenhamos uma superfície de API comum para desenvolvedores”.

TELEFONES ANDROID VÃO FICAR ESTRANHO DE NOVO

A principal maneira de o Google oferecer suporte a telas dobráveis ??hoje é apontar os desenvolvedores para um recurso existente chamado “continuidade da tela”, usando as APIs de aplicativos do Android para saber quando o tamanho da tela mudou – por exemplo, quando você gira a tela ou usa Android no Windows ou no Chrome OS. “Esse novo formato é, portanto, simplesmente adicionar novos casos de uso a esse padrão existente”, diz Kamdar. Portanto, para que os aplicativos Android suportem telas dobráveis, os desenvolvedores precisam garantir que estão implementando corretamente esse recurso.

Kamdar disse que esse já é o caso da maioria dos aplicativos que o Google faz. Mas, se você usou aplicativos para Android no Chrome OS, sabe que muitos aplicativos de terceiros ainda não são tão bons no modo “Window”, o que pode ser um mau presságio para dispositivos “dobráveis”. Kamdar reforçou que o Google está “explorando muitas maneiras diferentes de garantir uma experiência ininterrupta e flexível aos usuários. Mas, por enquanto, mais nada para anunciar hoje.

O Android também não é a única plataforma que oferece dispositivos de telas dobráveis. No mês passado, a Intel mostrou dispositivos de tela dupla em vez de dobráveis, mas, é bastante claro que as mesmas ideias se aplicariam.

Há rumores de que a Microsoft também está trabalhando em dispositivos multiscreen. O chefe de design da linha Surface da Microsoft, Panos Panay, disse que um dispositivo Surface portátil é ” absolutamente o meu bebê “. Sem contar as muitas patentes da Microsoft sobre esse dispositivo de tela dobrável.

Quanto ao Google, certamente há mais por vir em termos de suporte do Android para essa nova categoria dobrável. A empresa ainda não está pronta para discutir algumas das questões mais fundamentais, por exemplo: como o Google criará uma tela inicial padrão para dispositivos dobráveis? Terá um melhor suporte para arrastar e soltar em uma exibição de tela cheia? Os fabricantes de dispositivos precisarão assinar um tipo diferente de licença do Android para criar um telefone dobrável? Ainda são dúvidas estão na mesa.

QUANDO SERÁ LANÇADO?

Segundo informações de Dave Burke, do Google, a empresa “já está trabalhando de perto com a Samsung em um novo dispositivo dobrável e que planeja lançar no início do ano que vem”.

Confira abaixo as fotos do smarpthone dobrável da Samsung, que utiliza a tecnologia Infinity Flex Display, o telefone em si tem uma tela do tamanho de um tablet que pode ser dobrada para caber no bolso e foi apresentado hoje:

Fonte: The Verge