Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Com muitos hospitais operando na capacidade máxima ou quase por causa do Corona vírus, vimos algumas abordagens interessantes para lidar com pacientes que apresentam sintomas leves de corona ou que precisam de cuidados médicos por outros motivos.

Apenas algumas semanas atrás, por exemplo, a cidade de Nova York trouxe um hospital flutuante chamado conforto da U.S.N.S para ajudar a tratar pacientes que sofrem de doenças além do Corona vírus. Foi uma ideia interessante, mas a embarcação não se mostrou tão útil quanto o previsto e ficou ancorado apenas cerca de quatro semanas antes de partir.

Enquanto isso, o Japão adotou uma abordagem diferente e um tanto singular. Em Tóquio, alguns hotéis estão sendo usados ??para hospedar e tratar pacientes com Corona vírus que apresentam sintomas muito leves. Lembre-se de que nem todos os pacientes com Corona vírus sofrem sérias complicações de saúde. De qualquer forma, são os indivíduos assintomáticos os mais propensos a espalhar o vírus inconscientemente para outras pessoas.

O robô Pepper

De qualquer forma, os hotéis voltados para o Covid-19 do Japão estão empregando um robô avançado no lobby para receber os hóspedes. Verdade seja dita, isso não é tão surpreendente, dada a antiga afinidade do Japão por robôs.

O New York Post relata:

Em um deles, um robô de olhos grandes chamado “Pepper” – vestindo adequadamente uma máscara protetora – esperava para receber os visitantes.

“Por favor, use uma máscara no estabelecimento”, dizia em uma voz alegre. “Espero que você se recupere o mais rápido possível.”

Outras mensagens incluem “Rezo para que a propagação da doença seja contida o mais rápido possível” e “Vamos unir nossos corações e resolver isso juntos”.

New York Post

Se isso parece familiar, é porque o robô Pepper existe desde 2014 e foi usado em alguns prédios comerciais em todo o mundo para receber visitantes. Curiosamente, o robô possui um software de reconhecimento facial que permite identificar visitantes e até detectar emoções com base em padrões de voz e expressões faciais. Em essência, Pepper não foi projetado para ajudar os humanos a realizar tarefas, mas para adicionar um pouco de leviandade à vida das pessoas.

Um dos primeiros vídeos de Pepper em ação pode ser visto abaixo:

Medidas contra o vírus

Enquanto isso, muitos estados nos EUA começaram a diminuir suas restrições a reuniões públicas. Além disso, algumas empresas não essenciais estão sendo autorizadas a abrir em algumas áreas. Enquanto muitas pessoas aplaudem tais medidas, existe uma preocupação natural de que as medidas preventivas estão sendo flexibilizadas muito cedo e possam resultar em uma segunda onda de Corona vírus atingir o país.

Em uma nota relacionada, um relatório de pesquisa recente do Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota disse que a pandemia do Covid-19 pode durar dois anos se não conseguirmos criar uma vacina.

Fonte: BGR

Você já conhecia o robô Pepper? Como você acha que será a relação dos humanos com os robôs no futuro? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul abaixo.