Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como de costume, mensalmente analisando os resultados do relatório da empresa de publicidade AdDuplex, que traz dados muito importante sobre o universal Windows Phone. Esse mês o destaque fica por conta do crescimento da popularidade do Lumia 640, da contribuição dos Lumias 550, 950 e 950 XL no aumento no número de usuário usando o Windows 10 Mobile e, por fim, do surgimento de informação sobre novos devices que rodam o Windows 10.

AdDuplex dezembro slide 1

O primeiro dado, como sempre, é com relação a situação dos atuais modelos de Windows Phone/Windows 10 Mobile disponíveis no mercado. O Lumia 520 continua a frente de todos, como sendo o modelo de WP8 mais popular de todos, porém, sua cota continua ladeira abaixo junto com a do Lumia 630. Quem vem ladeira acima é o Lumia 640, que passou os Lumias 435 e 640 XL.

AdDuplex dezembro slide 2

O segundo ponto mais revelante do report é sobre os OEMs (fabricantes de aparelhos) da plataforma. A Microsoft/Nokia segue dominando tudo, porém, assim como no mês passado, houve uma pequena queda em sua cota (-0,05%). Ela parece quase que insignificante, mas foi uma queda. Isso quer dizer que eles estão abrindo espaço para a entrada de novos OEMs no jogo, e isso é bom.

AdDuplex dezembro slide 3

Agora falando da versão do S.O. usado pelos seus usuários, a AdDuplex registrou uma queda no uso do Windows Phone 7.X (-0,2%), do Windows Phone 8.0 (-0,2%), do Windows Phone 8.1 (-1,3%) e um crescimento de 1,8% no número de usuários que estão no Windows 10 Mobile. O dado pode ser explicado por dois motivos: mais pessoas estão usando a versão Preview do Windows 10 Mobile; e a chegada dos Lumias 550, 950 e 950 XL ao mercado, já que eles já saem de fábrica com a versão mais nova do S.O.

AdDuplex dezembro slide 4

Hoje temos 77,6% dos usuários usando o Windows Phone 8.1 e 8,8% usando o Windows 10 Mobile. Isso explica porque muitas empresas desenvolvedoras ainda mantém seus APPS e jogos nos moldes do WP8.1, e não nos do Windows 10, como o Whatsapp, por exemplo. Quando a adesão ao novo software for maior, sem dúvida, muitos migrarão para os moldes dos APPS universais do Windows 10 e aí sim farão as adaptações na UI necessárias a migração.

Por fim, dados capturados pela AdDuplex confirmam que a Microsoft parece testar novos dispositivos com RMs ainda desconhecidos da comunidade:

AdDuplex dezembro slide 5

RM-1160 e RM-1162 – Esses RMs nunca haviam sido vazados antes, então, eles podem equivaler a muitos dispositivos ainda não lançados, como os Lumias 650, 750, 850 e até mesmo a um modelo diferente de tudo o que já vimos.

LG V496 – Suas configurações parecem revelar que na verdade ele é um tablet de 8 polegadas.

HP Falcon – Esse modelo apareceu recentemente em um teste no GFXbench. Muitos atribuíram suas configurações as de um Surface Phone, já que ele viria com um processador da Qualcomm Snapdragon 820, Tela de 5,8 polegadas com resolução 2K, porém, os dados da AdDuplex revelam um aparelho com uma tela de 5,4 polegadas e um display com resolução 768p. Não podemos precisar muita coisa sobre ele, mas, sem dúvida não estamos falando de um Surface Phone. Quem sabe ele tenha duas variantes com tamanhos e resolução de telas diferentes.

OBS: Agora em dezembro o relatório só compilou informações até o dia 15 deste mês