Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você está procurando os melhores DNS Servers disponíveis hoje, estamos aqui para ajudá-lo.

O que é DNS? Entenda como funciona!

DNS (Domain Name System) é um sistema que converte os nomes de domínio inseridos em um navegador nos endereços IP necessários para acessar esses sites, e os melhores servidores DNS fornecem o melhor serviço possível.

O seu ISP atribuirá aos seus servidores DNS sempre que você se conectar à Internet, mas esses nem sempre serão a melhor opção de servidor DNS existente. Servidores DNS lentos podem causar um atraso antes que os sites comecem a carregar e, se o servidor às vezes ficar inativo, talvez você não consiga acessar nenhum site.

Mudar para um servidor DNS público gratuito pode fazer uma diferença real, com uma navegação mais responsiva e longos registros de tempo de atividade de 100%, o que significa que há muito menos chances de problemas técnicos.

Alguns serviços também podem bloquear o acesso a sites de phishing ou infectados, e alguns oferecem filtragem de conteúdo para manter seus filhos longe do pior da web.

Você precisa escolher seu serviço com cuidado – nem todos os provedores serão necessariamente melhores que o seu ISP – mas, para ajudar você a indicar a direção certa, este artigo destacará seis dos melhores servidores DNS existentes.

Por que o DNS pago é melhor que o gratuito?

Como em todos os serviços, você obtém o que paga e não é diferente aqui. DNS grátis pode ser bom, mas não é nada comparado a uma versão paga Premium. É verdade que nem todos querem pagar e, dependendo de suas necessidades, talvez não precisem, mas o DNS pago é sempre uma escolha melhor. Além do maior desempenho e segurança do site, você também obtém recursos adicionais.

Por exemplo, DNS dinâmico e DNS secundário são um grampo do serviço DNS premium. O DNS dinâmico funciona com endereços IP dinâmicos e permite que os usuários acessem seu computador doméstico de qualquer lugar do mundo. O DNS secundário funciona como um tipo de backup, que é sempre uma vantagem. Essa é apenas uma pequena fração do que um DNS premium pode fazer e o número exato de recursos dependerá do provedor de serviços.

Melhores servidores de nomes de domínio alternativos gratuitos, pagos e comerciais

  • OpenDNS
  • Cloudflare
  • DNS público do Google
  • Comodo Secure DNS
  • Quad9
  • DNS da Verisign

1. OpenDNS

OpenDNS
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Servidores DNS primários e secundários: 208.67.222.222 e 208.67.220.220

  • Operador veterano
  • Sites de phishing bloqueados por padrão
  • Filtragem opcional da Web

Fundado em 2005 e agora de propriedade da Cisco, o OpenDNS é um dos maiores nomes do DNS público.

O serviço gratuito oferece muitos benefícios: altas velocidades, 100% de tempo de atividade, sites de phishing bloqueados por padrão, filtragem opcional da Web do tipo controle dos pais para bloquear sites por tipo de conteúdo, além de suporte gratuito por e-mail, se algo der errado.

Os planos comerciais permitem visualizar o histórico de suas atividades na Internet até o último ano e, opcionalmente, podem bloquear seu sistema, permitindo o acesso somente a sites específicos. Esses recursos não serão obrigatórios para o usuário médio, mas se você estiver interessado, eles podem ser seus por cerca de US$ 20 por ano.

Se você é veterano na troca de DNS, pode começar imediatamente reconfigurando seu dispositivo para usar os servidores de nomes OpenDNS.

Se você é iniciante, tudo bem, já que o OpenDNS possui instruções de configuração para PCs, Macs, dispositivos móveis, roteadores e muito, muito mais.

Confira o OpenDNS aqui

2. Cloudflare

Cloudflare
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Servidores DNS primários e secundários: 1.1.1.1 e 1.0.0.1

  • Desempenho impressionante
  • Níveis ajustados de privacidade
  • Fórum da comunidade para suporte

Mais conhecido por sua rede de entrega de conteúdo com melhor classificação, o Cloudflare ampliou seu alcance para incluir um novo serviço DNS público, o 1.1.1.1, de nome atraente.

O Cloudflare se concentrou muito mais nos fundamentos. Eles começam com o desempenho e testes independentes de sites como DNSPerf mostram que o Cloudflare é o serviço DNS público mais rápido do mercado.

A privacidade é outro grande destaque. O Cloudflare não promete apenas que não usará seus dados de navegação para veicular anúncios; ele confirma que nunca gravará o endereço IP de consulta (seu) no disco. Quaisquer logs existentes serão excluídos dentro de 24 horas. E essas alegações não são apenas palavras tranquilizadoras em um site. A Cloudflare contratou a KPMG para auditar suas práticas anualmente e produzir um relatório público para confirmar que a empresa está cumprindo suas promessas.

O site 1.1.1.1 possui algumas orientações de configuração, com tutoriais simples que abrangem Windows, Mac, Android, iOS, Linux e roteadores. Eles são muito genéricos – você recebe um conjunto de instruções para todas as versões do Windows, por exemplo – mas existem algumas vantagens (IPv6 e detalhes do IPv4) e você deve descobrir isso. Além disso, os usuários móveis podem usar o WARP, que protege todo o tráfego da Internet do telefone.

Ressalvas

O produto não oferece bloqueio de anúncios ou tenta monitorar o que você pode acessar e o que não pode. A única ressalva é que o Cloudflare introduziu a filtragem de conteúdo para malware e bloqueio de conteúdo adulto, com seus serviços 1.1.1.2/1.0.0.2 e 1.1.1.3/1.0.0.3, respectivamente, mas essa é uma opção que um usuário pode escolher em vez de forçar neles.

Se você tiver algum problema, o Cloudflare oferece um fórum da comunidade onde você pode fazer perguntas ou ver o que os outros estão fazendo, um toque extra agradável que gostaríamos de ver seguido por outros fornecedores.

Confira o Cloudflare aqui

3. Google Public DNS

GooglePublicDNS
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Servidores DNS primários e secundários: 8.8.8.8 e 8.8.4.4

  • Sólido na frente da privacidade
  • Louvável transparência
  • Destinado a usuários experientes

O Google está na maioria das tecnologias relacionadas à Web, e o DNS não é exceção: é gratuito. O DNS público é um substituto simples e eficaz para os servidores de nomes do seu próprio ISP.

A privacidade não pode coincidir com as promessas de ‘não guardamos nada’ do Cloudflare, mas não é ruim. O serviço registra as informações completas do endereço IP do dispositivo de consulta por cerca de 24 a 48 horas para fins de solução de problemas e diagnóstico. Os registros ‘permanentes’ descartam qualquer informação pessoal identificável e reduzem os detalhes da localização no nível da cidade, e apenas uma pequena amostra aleatória é excluída após duas semanas.

Há um benefício adicional para usuários experientes na descrição detalhada do serviço do Google. Se você deseja avaliar a importância da política de privacidade do Google, por exemplo, pode ler absolutamente tudo o que os registros de serviço contêm para descobrir por si mesmo.

Orientações básicas

O site de suporte do Google oferece apenas orientações muito básicas direcionadas a usuários experientes, alertando que “somente usuários com proficiência em definir configurações do sistema operacional devem fazer essas alterações”. Se você não tiver certeza do que está fazendo, consulte os tutoriais de um provedor como o OpenDNS, lembrando de substituir seus servidores de nomes pelos do Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

Confira o DNS público do Google aqui

4. Comodo Secure DNS

ComodoSecureDNS
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/TechradarComodo Secure DNS

Servidores DNS primários e secundários: 8.26.56.26 e 8.20.247.20

  • Foco na segurança
  • Manipulação inteligente de domínios estacionados
  • O desempenho pode não estar tão quente

O Grupo Comodo é o poder por trás de uma série de excelentes produtos de segurança, portanto, não é surpresa que a empresa também ofereça seu próprio serviço DNS público.

Assim como você esperaria, o Comodo Secure DNS tem um forte foco em segurança. Ele não apenas bloqueia sites de phishing, mas também avisa se você tentar visitar sites com malware, spyware e até mesmo domínios estacionados que podem sobrecarregá-lo com publicidade (pop-ups, pop-unders e mais). Além disso, você pode experimentar o serviço Comodo Dome Shield, que adiciona recursos adicionais ao Comodo Secure DNS.

A Comodo afirma que seu serviço também é mais inteligente que a média, detectando tentativas de visitar domínios estacionados ou ‘não em uso’ e encaminhando-o automaticamente para onde realmente deseja ir.

O desempenho é fundamental, é claro, e a empresa sugere que sua rede mundial de servidores e a tecnologia de roteamento inteligente lhe proporcionem uma vantagem. Infelizmente, as estatísticas de Comodo do DNSPerf são menos impressionantes. Enquanto escrevemos, o DNSPerf relata seu tempo médio de consulta em cerca de 72ms.

Para quem é interessante?

Dito isto, o Comodo ainda pode ser interessante se você estiver procurando por uma camada extra de filtragem da Web, e o site de suporte tem algumas instruções curtas, mas úteis, sobre como configurar o serviço em PCs, Macs, roteadores e Chromebooks com Windows

Confira o Comodo Secure DNS aqui

5. Quad9

Quad9
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Servidores DNS primários e secundários: 9.9.9.9 e 149.112.112.112

  • Níveis de desempenho rápidos
  • Bloqueia domínios maliciosos
  • Ajuda limitada em termos de configuração

Quad9 é um equipamento DNS jovem que fornece um serviço DNS rápido e gratuito desde agosto de 2016.

A empresa se vende por sua capacidade de bloquear domínios maliciosos, coletando informações de “uma variedade de fontes públicas e privadas”. Não está claro quais são essas fontes, mas o site diz que o Quad9 usou 18 ou mais ‘provedores de inteligência de ameaças’ em dezembro de 2018.

Isso é um pouco vago demais para nós, e não estamos convencidos de que o uso de um grande número de fornecedores de inteligência de ameaças necessariamente ajude – a qualidade da inteligência é geralmente mais importante que a quantidade.

Não há como discutir sobre o desempenho do Quad9, no entanto. Atualmente, o DNSPerf classifica sete em cada dez para os tempos médios de consultas em todo o mundo, ficando atrás do Cloudflare e do OpenDNS, mas superando facilmente concorrentes como o Comodo.

A análise detalhada dos detalhes revela algumas variações de velocidade – o Quad9 ocupa o oitavo lugar nas consultas na América do Norte – mas, em geral, o serviço ainda oferece melhor desempenho do que a maioria.

Ressalvas

As orientações de configuração são um pouco limitadas, com tutoriais apenas para as versões mais recentes do Windows e macOS. Eles são bem apresentados, no entanto, e não é difícil descobrir o que você precisa fazer.

Confira Quad9 aqui

6. Verisign DNS

VerisignDNS
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Servidores DNS primários e secundários: 64.6.64.6 e 64.6.65.6

  • Bastante estável
  • Boa segurança
  • Não é o serviço mais rápido

A Verisign foi fundada em 1995 e, ao longo dos anos, ofereceu vários serviços, incluindo vários serviços de segurança, como DNS gerenciado.

O serviço DNS da Verisign é gratuito e a empresa destaca os três recursos que eles consideram mais importantes: estabilidade, segurança e privacidade. O serviço definitivamente cumpre essa conta, principalmente por segurança e estabilidade. Quanto à privacidade, embora você nunca tenha 100% de certeza no que diz respeito às reivindicações da empresa, não houve problemas e a empresa garante que seus dados DNS públicos não serão vendidos a terceiros.

O desempenho, no entanto, não foi tão bom quando comparado a outros fornecedores. Ainda assim, é decente e, dependendo de suas necessidades, você pode não se incomodar com isso. No momento, o DNSPerf.com ocupa o décimo primeiro lugar no mundo.

Em seu site, você pode encontrar tutoriais sobre como configurar seu DNS público. Os tutoriais estão disponíveis para Windows 7 e 10, Mac, Linux e dispositivos móveis. Há também um tutorial sobre como definir as configurações do servidor DNS no seu roteador.

Em suma, a Verisign oferece uma boa alternativa a alguns outros provedores de DNS, além de ser gratuita, portanto vale a pena conferir.

Confira o DNS da Verisign aqui

O que é DNS?

O que é DNS?

O DNS (Domain Name System) é uma lista telefônica da Internet, uma estrutura que traduz nomes de domínio, como facebook.com ou twitter.com, nos endereços IP necessários para os dispositivos carregarem esses recursos da Internet.

Qual a mecânica do DNS?

A mecânica do DNS pode ser bastante complicada, pois as informações não são mantidas em um único banco de dados, mas distribuídas em um diretório mundial, incluindo um grande número de servidores DNS.

Felizmente, o usuário médio da Internet normalmente não precisa se envolver em nenhum dos detalhes técnicos de baixo nível. O seu ISP fornece automaticamente acesso a um servidor DNS sempre que você fica on-line e sempre que você insere um URL no seu navegador, ele encontrará o endereço IP relevante para você.

O que é DNS?
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Por que o DNS pode importar para mim?

Os servidores DNS podem variar bastante em velocidade, principalmente em áreas que nem sempre têm a melhor cobertura da Internet (África, América do Sul, Oceania.) Para dar o exemplo de um único dia em que testamos, o DNSPerf.com informou que o Cloudflare alcançou uma média O tempo de consulta de 4,43ms para a Oceania, enquanto o Yandex ficou em 350,24ms. Isso é potencialmente mais de um terço de segundo em tempo de espera extra antes que seu navegador possa acessar qualquer novo site.

Este é um exemplo extremo, para ser justo. As pesquisas na Europa ou nos EUA podem ter variação de menos de 30ms entre a maioria dos serviços DNS e, como seu dispositivo ou roteador provavelmente armazenará em cache o endereço para reutilização posteriormente, mesmo esse atraso ocorrerá apenas ocasionalmente. Ainda assim, um servidor DNS lento pode visivelmente desacelerar sua navegação em algumas situações, e tentar uma alternativa – especialmente porque as melhores opções são gratuitas – geralmente é uma boa idéia.

Há um segundo benefício possível em termos de tempo de atividade. Se o servidor DNS do seu provedor de serviços de Internet falhar, talvez você não consiga acessar alguns ou todos os seus sites favoritos. Fornecedores de grandes nomes como o OpenDNS afirmam ter 100% de tempo de atividade há anos.

Por que o DNS pode importar para mim?
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Como posso encontrar o serviço DNS mais rápido?

A velocidade do DNS depende de muitos fatores, incluindo sua localização, a distância até o servidor mais próximo e esse servidor com energia e largura de banda suficientes para lidar com todas as consultas recebidas.

O DNS Jumper é uma ferramenta portátil gratuita que testa vários serviços DNS públicos para descobrir qual oferece o melhor desempenho para você.

O programa tem muitas opções, mas não é difícil de usar. Inicie-o, clique em DNS mais rápido > Iniciar teste de DNS e, em alguns segundos, você verá uma lista de serviços DNS classificados por velocidade.

O DNS Jumper pode ser útil, principalmente porque está verificando o desempenho dos servidores a partir da sua localização, mas não executa testes suficientes por um período longo o suficiente para fornecer uma resposta definitiva.

O DNSPerf testa vários serviços DNS a cada minuto, a partir de mais de 200 locais ao redor do mundo, e disponibiliza os resultados gratuitamente em seu próprio site. Isso fornece uma boa ideia geral de desempenho e também permite ver como os serviços se comparam em diferentes continentes, além de avaliar seu tempo de atividade.

Como posso encontrar o serviço DNS mais rápido?
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Como posso alternar servidores DNS?

As etapas envolvidas na alteração do serviço DNS variam de acordo com o seu hardware e, possivelmente, a versão do seu sistema operacional.

Geralmente, você deve começar localizando os servidores de nomes primário e secundário para o serviço DNS que deseja usar. Esses endereços IP normalmente são exibidos com muita clareza no site de serviço; portanto, por exemplo, o Cloudflare DNS usa 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

A abordagem mais simples para usuários domésticos é atualizar o roteador para usar os novos endereços. A maioria dos outros dispositivos seleciona as novas configurações de DNS automaticamente, sem necessidade de mais trabalho.

Para fazer isso acontecer, você deve efetuar login no seu roteador (a senha padrão pode ser impressa na base) e procurar os servidores de nomes primário e secundário atuais do DNS. Anote os valores atuais em caso de problemas e substitua-os pelos servidores de nomes que você deseja usar.

Se você tiver problemas, consulte o site de serviço DNS para obter orientações sobre configuração. Lembre-se de que você também pode usar os tutoriais de outros provedores de DNS, desde que lembre-se de substituir os IPs dos servidores de nomes por suas opções preferidas. O OpenDNS, por exemplo, possui orientações específicas para muitos tipos diferentes de roteadores em seu site de suporte.

Caso não funcione

Se os ajustes do roteador não forem adequados à sua situação, talvez seja necessário alterar a configuração do DNS de cada dispositivo individual. O Cloudflare possui orientações curtas e simples aqui, enquanto o site do OpenDNS entra em mais profundidade.

Como posso alternar servidores DNS?
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Como posso encontrar meus servidores DNS atuais?

Se você estiver solucionando problemas de conexão com a Internet ou pensando em trocar de servidor DNS, talvez seja útil verificar quais servidores DNS você está usando no momento.

A maneira mais simples de fazer isso é visitar o DNSLeakTest.com e tocar no botão Teste Padrão. Dentro de alguns segundos, o site geralmente exibirá os endereços IP do servidor DNS, nomes de host e, às vezes (se apropriado), o nome do seu ISP.

Depois disso, a vida fica mais complicada, pois existem várias opções possíveis. Seu dispositivo pode ser configurado para usar servidores DNS específicos; pode pedir ao seu roteador que lhe forneça os melhores servidores DNS sempre que ele inicializar; ou talvez não saiba nada sobre servidores DNS e deixe seu roteador para lidar com tudo.

No Windows, você pode começar digitando IPCONFIG/ALL em uma janela de linha de comando. Procure seu adaptador de rede e você verá os servidores DNS especificados na lista.

Se houver um único endereço IP de DNS que aponte para o roteador – 192.168.x.x – sugere que o roteador está lidando com todas as consultas DNS. Digite esse endereço IP no seu navegador, efetue login no roteador, se necessário, e seus servidores DNS deverão estar listados entre as configurações.

Como posso encontrar meus servidores DNS atuais?
Qual o melhor DNS Server de 2020? – Foto: Reprodução/Techradar

Como posso testar um serviço DNS?

Se o navegador estiver informando o ‘endereço IP do servidor não encontrado’, mesmo que você tenha certeza de que ele está disponível, isso pode ser devido a um problema no seu DNS. Mas você pode não querer se dar ao trabalho de alterar seu serviço DNS para descobrir.

Os usuários do Windows podem usar a ferramenta de linha de comando nslookup.exe para examinar os resultados de qualquer servidor DNS sem tocar nas configurações do sistema.

Execute o cmd.exe para abrir uma janela da linha de comando e digite:

nslookup website.com

Em seguida, pressione Enter (substitua website.com pelo endereço de qualquer site que você esteja tentando acessar).

O Nslookup usa o servidor DNS padrão para procurar o endereço IP do site.com. Se ele indicar que “não é possível encontrar o website.com”, isso significa que o servidor DNS não possui um registro para esse domínio.

Em seguida, diga à ferramenta para usar outro serviço DNS digitando um comando como:

nslookup website.com 8.8.8.8

O endereço 8.8.8.8 usa o DNS do Google – substitua-o por qualquer serviço DNS que você desejar, como 1.1.1.1 para Cloudflare.

Se o nslookup retornar erros usando vários servidores, isso não parecerá um problema de DNS. Se um servidor retornar um endereço IP e outro não, tente instalar o sistema para usar o DNS em funcionamento e verificar se isso faz alguma diferença.

Fonte: techradar

Gostou?

Encontrou o melhor DNS Server para você? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.