Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

No dia 22 deste a Microsoft deu início a uma incrível promoção para os assinantes da Xbox Live Gold onde era possível trocar notas fiscais de assinaturas Xbox Live Gold adquiridas pelo usuário por brindes diversos. Era a chamada “Resgate Códigos“. Para garantir a premiação bastava cadastrar as notas fiscais comprovando as assinaturas para ganhar vários prêmios na hora, que iam desde descontos em jogos até pacotes para seu avatar e novas assinaturas, por exemplo. Tudo muito legal, certo? Correto, isso se não fosse pela desonestidade de um monte de gente.

Infelizmente muitos usuários desonestos aproveitaram o fato de que a premiação gerava brindes instantaneamente para fazer o upload de notas fiscais falsificadas ou ainda de produtos que sequer tinha relação com jogos ou Xbox. Pelo visto a Microsoft não estava verificando as NF enviadas… tudo bem que o processo poderia ter algum protocolo de autenticação, porém, vamos acreditar que a ideia passa pela confiança entre fornecedor do serviço e usuário. Bem, isso não deu certo.

Não demorou até que uma rápida auditoria nas NF enviadas fizesse com que a Microsoft finalmente percebesse as fraudes e para a infelicidade dos usuários honestos a promoção foi completamente suspensa. Atualmente o site da promoção apresenta apenas a mensagem abaixo:

Felizmente a Microsoft Brasil parece estar reconsiderando a decisão de suspensão da promoção. Veja o comunicado oficial da empresa repassado ao pessoal do tecnoblog:

“No dia 22 de maio, a Microsoft Brasil realizou o teste de uma nova ferramenta para promoções digitais. O sistema foi retirado do ar momentaneamente para ajustes técnicos necessários, mas em breve os fãs de Xbox poderão usufruir novamente de promoções exclusivas em nosso site oficial.”

Desta vez a Microsoft deve implementar um controle mais rigoroso das notas fiscais, o que é algo considerado até humilhante para aqueles que prezam pela honestidade.

Será que Joseph-Marie Maistre (1753-1821) estava certo ao dizer: “cada povo tem o governo que merece”?