Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Intel e Microsoft estão trabalhando juntas para difundir a tecnologia do eSIM, especialmente em dispositivos com Windows 10, seja ele um tablet, desktop ou laptop.

Para quem nunca ouviu falar do eSIM, ele não é um cartão como os que estamos acostumados a ver por ai. Ele é uma pequena peça de hardware que fica na parte interna do aparelho. Com ele é possível aderir a planos diversos de diferentes operadoras de telefonia sem precisar da instalação do tradicional SIM Card. Como ele é configurável, não precisa ser removido para ter suas configurações modificadas. O usuário pode simplesmente acessar o site da operadora (e em breve a própria Windows Store) para comprar um plano de internet ou internet + voz, ou apenas Wi-Fi, que o eSIM será automaticamente configurado.

Os benefícios são diversos… um deles é a ausência de um slot para receber o SIM card, dando as fabricantes ainda mais munição para “brincar” com o design do dispositivo, já que terá que inserir uma porta a menos; tem também o benefício da versatilidade e comodidade, tendo em vista que acabou aquela história de ficar colocando e tirando chip do aparelho para mudar de operadora; os eSIM são muito pequenos, tem aproximadamente 4mm de largura e mesmo assim já estão prontos para as redes 5G, então, embuti-los no hardware de um PC, tablet, laptop, werable ou smartphone é moleza; enfim, são muitos benefícios.

A ideia da Microsoft e da Intel é “empoderar” dispositivos que antes dependiam apenas de redes Wi-Fi, como a grande maioria dos laptops e desktops. Com o eSIM embarcado, esses aparelhos ganharão muito mais versatilidade e portabilidade.

O Novo Surface Pro da Microsoft, por exemplo, vem habilitado para suportar redes 4G/LTE tanto por meio de um slot para um Nono SIM como também por meio do eSIM. A Microsoft optou por deixar as duas coisas por que o eSIM ainda é pouquíssimo usado. Em breve, ASUS, HP, Huawei, Lenovo, VAIO e Xiaomi lançarão PCs com Windows 10 usando a tecnologia eSIM.

A Qualcomm também já oferece suporte para o eSIM, então, agora é só uma questão de tempo até que a tecnologia seja amplamente difundida.

Várias operadoras tem usado o modem Intel XMM 7260 e o próximo modem da Intel será o XMM 7360. Recentemente a Intel, juntamente com a ASUS, apresentaram um PC que está sempre conectado. Eles o chamaram de “Kukuna”. Ele é alimentado por processadores Intel Core e conectividade Intel LTE.

Fonte: MSpoweruser