Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

microsofr edge project spartan

A Microsoft aproveitou o ensejo da BUILD 2015 e liberou o nome oficial do Project Spartan, que é o mais novo browser da Cia que futuramente substituirá o Internet Explorer. Seu nome é Microsoft Edge.

O nome Edge significa algo como estar nas fronteiras da criação e consumo. Eles querem passar a ideia de que os desenvolvedores e usuários estarão próximos das fronteiras da web moderna, com acesso a tudo que há de mais atual e que abrirá novos caminhos. Não vamos confundir com o Edge do novo Samsung Galaxy 6, muito menos com o EDGE das redes GSM.

O sistema de renderização do novo browser leva seu nome junto, que é o EdgeHTML. Ele foi feito do zero, sem qualquer aproveitamento advindo do Internet Explorer. A escolha de anteceder seu nome com a da empresa foi uma decisão tomada com base em pesquisas feitas com o público.

Microsoft-Edge

O mais interessante é que ele virá com suporte a extensões assim como seus concorrentes, o Google Chrome e o Firefox. Quer mais? Ele suportará as mesmas extensões desses navegadores, e os devs precisarão fazer alterações mínimas para que a elas funcionem de forma plena no Edge. Ao menos em velocidade ele já demonstrou ser superior (veja aqui).

Além disso, o Microsoft Edge contará com:

  • Integração com Cortana – Como para fazer buscas entre outras coisas
  • Modo leitura – Com o qual o usuário ganhará espaço de visualização e também que oferece a possiblidade de ler conteúdo off-line
  • Modo de anotações – onde será possível escrever por cima da página e depois compartilhar tudo por e-mail, OneDrive e nas redes sociais

httpss://www.youtube.com/watch?t=27&v=iH1D31YHsgY

Fontes: Gizmodo e Microsoft