Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

App-para-Android-no-Windows-Phone-1260x710

Terry Myerson falou há pouco na BUILD 2015 sobre essa história do Windows 10 rodar apps do Android. Como falamos hoje cedo, não é bem assim – simplesmente o usuário não entrará em uma loja e baixará o app criado para o Android para o seu aparelho com Windows 10 e irá começar a usá-lo.  O que acontece na verdade é que a Microsoft implementou ferramentas capazes de aproveitar quase todo o código do app do Android para que ele possa ser portado de maneira fácil e rápida para o Windows 10.

O desenvolvedor fará uso das ferramentas da nova família do Visual Studio para adaptar seu app ou jogo para que ele se torne um app universal do Windows. Sabe o jogo Candy Crush Saga? Ele foi portado para o Windows Phone dessa maneira. O app precisará ter sido programado em Java ou C++ para o caso de portar um app do Android para o Windows 10, e em Objective-C para caso queira portar do iOS.

BUILD 2015 microsoft img8

Além disso, usuários de smartphones e pequenos tablets com Windows 10, visualizarão apps criados para desktops na Windows Store unificada. Caso queira usá-lo, também será possível graças a nova tecnologia introduzida por eles chamada de App-V. Isso quer dizer que haverá uma camada entre o programa e o sistema operacional, permitindo desinstalá-lo facilmente, e evitando conflitos com outros aplicativos. Myerson diz que 16 milhões de programas tradicionais (.NET e Win32) são usados todo mês. Neste caso o seu dispositivo executará a aplicação via virtualização.

Outra novidade anunciada hoje foi sobre os novos webapps. Eles não serão apenas um “espelho” do site que foi transformado em app. Eles poderão emitir notificações e receber pagamentos via compras in-app. A experiência será mais rica.

Para finalizar, todo dispositivo com Windows terá suporte ao carrier billing, isto é, será possível fazer compras dentro de apps e jogos usando seus créditos da operadora de telefonia. Isso já existe atualmente no Windows Phone, porém, será mais aprimorada e expandida no Windows 10.

Segundo Myerson dentro de 2 ou 3 anos haverá mais de um bilhão de dispositivos rodando o Windows 10, o que representa uma gigantesca base de usuários a ser considerada por desenvolvedores e empresas.

Fontes: Microsoft e Gizmodo