Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma nova descoberta ajudará os pesquisadores a obter uma compreensão mais profunda do computador ( digital ) mais antigo do mundo, já que encontraram o manual do usuário perdido há muito tempo. 

Para quem não sabe, o Z4, que foi construído em 1945, roda em fita, ocupa a maior parte de uma sala e precisa de muitas pessoas para operá-lo. Atualmente, a máquina está instalada no Deutsches Museum em Munique, mas não é usada há algum tempo.

Veja também: A história completa dos dispositivos Surface!

Uma arquivista da ETH Zurich, Evelyn Boesch, descobriu o manual entre os documentos de seu pai em março, de acordo com o conferencista aposentado Herbert Bruderer (via Motherboard ). O pai de Evelyn, René Boesch, trabalhou com a Associação Suíça de Engenharia Aeronáutica, baseada no Instituto de Estática e Construção de Aeronaves da universidade. Por outro lado, o Z4 foi alojado lá no início dos anos 50.

Pesquisadores encontram o manual do computador mais antigo do mundo - Foto: Reprodução/ Engadget
Pesquisadores encontram o manual do computador mais antigo do mundo – Foto: Reprodução/ Engadget

Entre os documentos de Boesch, havia notas sobre problemas matemáticos que o Z4 resolveu e que estavam ligados ao desenvolvimento do caça a jato P-16. 

“Isso incluía cálculos sobre a trajetória de foguetes, asas de aeronaves, vibrações e queda livre”, escreveu Bruderer em uma postagem no blog da Association of Computing Machinery.

Uma história de fundo

O próprio computador tem uma história de fundo. O engenheiro civil alemão Konrad Zuse inventou o Z4 sob o regime nazista e é o provável autor do manual, de acordo com Bruderer. A certa altura, os nazistas queriam que Zuse movesse o computador para um campo de concentração, onde o regime usava trabalho forçado para construir foguetes e bombas voadoras. No entanto, ele se recusou e, em vez disso, mudou o Z4 para um celeiro em uma cidade remota. Portanto, ele esperou o fim da Segunda Guerra Mundial nesse local.

O matemático Eduard Stiefel posteriormente adquiriu o Z4 para o Instituto de Matemática Aplicada da ETH Zurich. Além disso, ele passou alguns anos no Instituto de Pesquisa Franco-Alemão de Saint-Louis antes de o Z4 ser transferido para o Deutsches Museum em 1960.

Rascunho automático
Pesquisadores encontram o manual do computador mais antigo do mundo – Foto: Reprodução/ Engadget

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!