Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Depois de anos de espera, parece que a Microsoft agora tem uma resposta verdadeira para o Chrome OS. Uma versão nova e quase final do Windows 10X vazou. Além disso, oferece uma primeira olhada nas mudanças que a Microsoft fez no sistema operacional para prepará-lo para laptops. O Windows 10X começou como uma variante do Windows 10 projetada para dispositivos de tela dupla. Além disso, era para ser lançado junto com o Surface Neo da Microsoft, um dispositivo semelhante a um tablet com duas telas separadas de nove polegadas que se desdobram em um espaço de trabalho de 13 polegadas.

O que é Bluetooth? Veja o que é e para o que serve!

A Microsoft revelou no ano passado que o Windows 10X agora está sendo reformulado para dispositivos de “tela única”. Ou seja, como laptops, e o Surface Neo foi adiado. Embora a empresa tenha passado anos diferenciando o Windows 10X para hardware dobrável e de tela dupla, agora ele se parece e se sente mais com o Chrome OS do que nunca.

O Windows 10X agora é a verdadeira resposta da Microsoft para o Chrome OS
O Windows 10X agora é a verdadeira resposta da Microsoft para o Chrome OS – Foto: Reprodução/TheVerge

A versão mais recente que vazou é uma forma quase final do que será lançado em dispositivos semelhantes a Chromebook ainda este ano. Além disso, o Windows 10X não é um sistema operacional para o qual você fará a atualização, ou uma atualização que aparecerá para as máquinas existentes. Ele será enviado apenas em um novo hardware e é uma versão leve do Windows projetada para aqueles que podem se sentir tentados a comprar um Chromebook.

Como está o Windows 10X

O Windows 10X já parecia um pouco com o Chrome OS em dispositivos de tela dupla, mas é ainda mais aparente agora que foi projetado para laptops de tela única. Além disso, a Microsoft simplificou quase todas as áreas do Windows dentro do Windows 10X, a ponto de parecer um portal para a web em vez de um portal para aplicativos do Windows.

O botão Iniciar agora está centralizado na barra de tarefas, com um menu Iniciar que funciona como um iniciador. Além disso, ele não tem os blocos dinâmicos encontrados no Windows 10; em vez disso, é uma lista de aplicativos e documentos recentes. Você também pode pesquisar aplicativos, documentos ou até mesmo conteúdo na web por meio do mecanismo de busca Bing da Microsoft.

O Windows 10X agora é a verdadeira resposta da Microsoft para o Chrome OS
O Windows 10X agora é a verdadeira resposta da Microsoft para o Chrome OS – Foto: Reprodução/TheVerge

As comparações com o Chrome OS são imediatamente óbvias aqui, com um iniciador e o foco em aplicativos da web. Além disso, você pode até instalar Progressive Web Apps (PWAs) a partir do navegador embutido Chromium Edge e fixá-los na barra de tarefas.

Esta barra de tarefas do Windows 10X também é uma área do sistema operacional que foi bastante simplificada. Você pode estar acostumado a ver muitos ícones da bandeja do sistema de aplicativos, mas eles não existem no Windows 10X. No entanto, em vez disso, há um Centro de ação simples que exibe a hora e aparece para revelar configurações rápidas, como desligar uma máquina, habilitar uma VPN, conectar monitores ou gerenciar o volume. Isso também inclui acesso a notificações e um widget atualizado para controlar a reprodução de mídia.

O Windows 10X agora é a verdadeira resposta da Microsoft para o Chrome OS
O Windows 10X agora é a verdadeira resposta da Microsoft para o Chrome OS – Foto: Reprodução/TheVerge

Mais detalhes sobre o Windows 10X

O janelamento no Windows 10X também foi simplificado em comparação com o Windows 10. Você pode arrastar e soltar aplicativos para executá-los lado a lado, mas não há como permitir que os aplicativos sejam redimensionados livremente. Como resultado, o botão do meio que você está acostumado a ver no lado superior direito dos aplicativos (que alterna entre os modos de tela inteira e janela) foi removido em 10 vezes. Você pode simplesmente minimizar os aplicativos ou fechá-los aqui. Laptops que vêm com o Windows 10X também terão suporte para trackpad de gestos para aplicativos multitarefa.

A Microsoft também está trabalhando em uma versão moderna do File Explorer no Windows 10X. Ele foi projetado principalmente como uma forma de acessar os arquivos em nuvem do OneDrive, mas você também pode gerenciar arquivos baixados aqui ou do armazenamento USB. Não há como acessar arquivos locais neste novo Explorador de Arquivos, pois o 10X foi projetado principalmente para armazenamento em nuvem.

O Windows 10X agora é a verdadeira resposta da Microsoft para o Chrome OS
O Windows 10X agora é a verdadeira resposta da Microsoft para o Chrome OS – Foto: Reprodução/TheVerge

Parece que a Microsoft pode não estar oferecendo suporte a aplicativos de desktop no Windows 10X, pelo menos inicialmente. Além disso, a Microsoft construiu uma tecnologia de contêiner para executar aplicativos de desktop tradicionais em uma máquina virtual leve. Isso foi originalmente projetado para ser usado para garantir que os aplicativos legados funcionem corretamente com dispositivos de tela dupla e não afetem a duração da bateria ou interfiram na forma como os aplicativos são exibidos em várias telas.

Conclusão

A Microsoft ainda está trabalhando nessa tecnologia de contêiner e ela aparece como um modo somente para desenvolvedor nesta versão mais recente do 10X. Isso pode significar que os usuários finais não poderão instalar aplicativos de desktop regulares no Windows 10X quando ele for lançado. De qualquer forma, está claro que a Microsoft está se concentrando em uma combinação de aplicativos da Microsoft Store aqui, bem como aplicativos da web.

De certa forma, o Windows 10X parece uma prévia de algumas das mudanças de interface do usuário e UX que provavelmente veremos no Windows 10 normal ainda este ano. A Microsoft está planejando um “rejuvenescimento visual do Windows”, que incluirá um menu Iniciar modernizado, o Explorador de Arquivos e aplicativos integrados que tornam a IU do Windows 10 mais consistente.

A Microsoft ainda não confirmou oficialmente quando o Windows 10X será lançado, ou quais fabricantes de laptop lançarão dispositivos com esta variante do sistema operacional. É claro que esta é uma tentativa mais direta de desafiar os Chromebooks, depois que a Microsoft tentou por anos posicionar o Windows 10S como alternativa. Esse projeto falhou e se transformou em um modo S simples. Em contraste, o Windows 10X parece um esforço muito maior para recriar a simplicidade do Chrome OS com o benefício adicional dos serviços e aplicativos da Microsoft.

O que você achou do sistema operacional? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!