Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Provavelmente, você já está familiarizado com o funcionamento da tecnologia Bluetooth. Dessa forma, você já deve tê-la usado para emparelhar dois celulares ou conectar o seu celular com música a um alto-falante. Mas o que é o Bluetooth?

Em termos mais simples, o Bluetooth é a tecnologia que permite a troca de dados entre dispositivos a uma curta distância. O que separa as ondas de rádio Bluetooth da transmissão enviada por uma estação de rádio é o fato de que as ondas Bluetooth não viajam para muito longe e estão constantemente mudando de frequência.

Veja também como funciona o Bluetooth no PC!

Portanto, a maioria dos dispositivos com essa tecnologia sem fio tem um alcance máximo de conectividade de cerca de 9 metros. Além disso, essa distância pode ser menor quando há obstáculos no caminho (como uma parede). 

Para entender mais sobre a tecnologia Bluetooth, continue lendo o artigo:

As conexões Bluetooth são conexões sem fio seguras

O que é Bluetooth? Veja o que é e para o que serve! - Foto: TM
Veja o que é e para o que serve! – Foto: TM

Dispositivos conectados via Bluetooth geralmente são seguros e protegidos contra hackers. Isso ocorre porque eles operam em qualquer uma das várias frequências diferentes, e os dispositivos pulam entre essas frequências centenas de vezes por segundo.

Isso é chamado de “espectro de propagação de salto de frequência” e garante que seus dispositivos Bluetooth não sejam hackeados – pelo menos não por meio desse sinal. 

Para o que ele serve?

O que é Bluetooth? Veja o que é e para o que serve! - Foto: TB
Veja o que é e para o que serve! – Foto: TB

Como já dito, o Bluetooth é útil para emparelhar dispositivos móveis com outros dispositivos móveis ou fixos. Dessa forma, eles podem ser seus fones de ouvido, seu carro e sua geladeira inteligente. Mas muitas vezes também funciona de maneiras menos aparentes, como vincular uma impressora ou mouse a um PC.

Como o Bluetooth e o Wi-Fi costumam ser complementares, trabalhando ao mesmo tempo e oferecendo quase a mesma conectividade, nem sempre você sabe qual hardware está emparelhando com quais dispositivos. Portanto, saiba que, se estiverem dentro do alcance, os dispositivos emparelhados anteriormente via Bluetooth tentarão se conectar de forma automática.

Como muitas vezes você nem percebe quando os dispositivos estão se conectando via Bluetooth, é uma boa ideia abrir ocasionalmente o app de configurações do seu celular (ou qualquer outro dispositivo com conectividade Bluetooth). Em seguida, vá para a guia Bluetooth e dê uma olhada em todos os dispositivos que podem potencialmente se conectar e observe se algo já está conectado.

Além disso, se você se livrar de um dispositivo Bluetooth ou planeja não usá-lo por um longo tempo, opte por “Esquecer este dispositivo” em seu app Configurações para saber que está mantendo o controle da conexão.

Por que existe o Bluetooth?

Veja o que é e para o que serve! – Foto: Zoom

O Bluetooth foi inventado como uma resposta ao problema da “desordem de cabos”. Dessa forma, várias tentativas foram feitas desde a década de 1980 para substituir as tecnologias de conexão com fio padrão por alternativas sem fio. Um candidato promissor era a tecnologia de infravermelho, que poderia ser útil, por exemplo, para a comunicação entre PCs e impressoras. No entanto, o seu consumo de energia relativamente alto, bem como sua necessidade de estabelecer e manter “contato visual” direto entre os dispositivos a serem conectados, impediram que a tecnologia “vingasse”.

Na década de 1990, um consórcio de empresas de eletrônicos formado por Ericsson, IBM, Intel, Nokia e Toshiba fundou o Bluetooth Special Interest Group  (também conhecido como Bluetooth SIG) para desenvolver sua própria solução tecnológica. Na época, o “Bluetooth” era apenas o codinome do projeto, mas logo foi adotado como a marca oficial por falta de outras sugestões.

Além disso, vale lembrar que o fato de a Ericsson e a Nokia serem originárias da Escandinávia pode ter desempenhado um grande papel na escolha do nome.  Dessa forma, a palavra “Bluetooth” supostamente se refere ao rei viking dinamarquês Harald Bluetooth. No século 10, ele conseguiu unificar as partes “beligerantes” da Noruega e da Dinamarca em um reino. Por fim, o  símbolo  icônico do Bluetooth é uma combinação das runas “?” e “?” do antigo Norse, que são as iniciais de Harald Bluetooth (HB).

Que tipos de dispositivos usam Bluetooth?

O que é Bluetooth? Veja o que é e para o que serve! - Foto: MM
Veja o que é e para o que serve! – Foto: MM

O Bluetooth tem uma ampla gama de usos e apps. Portanto, a seguir estão apenas alguns exemplos. Confira:

PCs e notebooks

O que é Bluetooth? Veja o que é e para o que serve! - Foto: UOL
Veja o que é e para o que serve! – Foto: UOL

Muitos SOs Windows e Linux atuais suportam Bluetooth por padrão. Dessa forma, um chip embutido no hardware possibilita a conexão com vários dispositivos periféricos, como mouses, teclados, fones de ouvido e impressoras. Além disso, a tecnologia sem fio é usada para tokens de segurança como parte do autenticação dois fatores (2F).

Dispositivos móveis

O que é Bluetooth? Veja o que é e para o que serve! - Foto: PMO
Veja o que é e para o que serve! – Foto: PMO

Os chips Bluetooth podem ser encontrados em praticamente todos os celulares e tablets modernos. Dessa forma, você pode usá-los para sincronizar arquivos, fotos e vídeos com o seu PC doméstico.

Dispositivos de saída de áudio 

Veja o que é e para o que serve! – Foto: GS

Muitos alto-falantes e fones de ouvido sem fio vêm equipados com Bluetooth. Portanto, isso permite a você reproduzir arquivos MP3 diretamente de seu celular.

Sistemas mãos-livres e viva-voz

Veja o que é e para o que serve! – Foto: AO

Se o celular estiver emparelhado via Bluetooth com o sistema viva-voz do rádio do carro ou capacete da motocicleta, você poderá atender chamadas diretamente. Além disso, em veículos devidamente equipados, o PC de bordo também será compatível com a tecnologia sem fio. Portanto, isso permite que você use a tela do cockpit para navegar pelos contatos e menus do seu celular.


Dispositivos fitness e tecnologia de casa inteligente

Veja o que é e para o que serve! – Foto: RT 360

Alguns rastreadores fitness e smartwatches enviam dados de saúde via Bluetooth diretamente para um app de saúde em seu celular. Além disso, eletrodomésticos de cozinha habilitados para Bluetooth, sistemas de alarme, chaves eletrônicas e porta-retratos digitais também contribuíram para o sucesso mundial dos sistemas domésticos inteligentes.

Brinquedos e Consoles

Veja o que é e para o que serve! – Foto: TT

A indústria de brinquedos está constantemente introduzindo no mercado novas bonecas e bonecos de ação que podem se comunicar e interagir uns com os outros via Bluetooth. Além disso, controladores para consoles de videogame populares, como Nintendo Switch, PS4 e Xbox One também usam esse padrão sem fio.

Tecnologia médica

Veja o que é e para o que serve! – Foto: SB

Os aparelhos auditivos de alto preço podem ser equipados com recursos de viva-voz usando a tecnologia sem fio. Além disso, também é possível configurar próteses de braço e perna tecnologicamente avançadas, bombas de insulina e monitores de açúcar no sangue. Por fim, podemos concluir que a tecnologia sem fio é importante para a nossa medicina.

Aplicações industriais

Veja o que é e para o que serve! – Foto: RTI

Por fim, mas não menos importante, a tecnologia de comunicação sem fio está impulsionando a própria indústria ao conectar máquinas e instalações de manufatura umas às outras em redes. Portanto, isso permite que os processos de produção sejam amplamente automatizados.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!