Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Memes são uma abreviatura cultural que, como todas as formas de comunicação, evoluem com quem os usa. Além disso, ninguém pode alegar que conhece ou compreende cada meme que existe. Dessa forma, são simplesmente muitos, e muitas vezes podem ser pessoais demais para as pessoas que os criam e compartilham. Ainda assim, existem alguns elementos comuns que podem ajudar você a entendê-los. Portanto, continue lendo para entender mais sobre os memes.

Veja também o que significa o termo Noob!

O que torna algo um meme?

O que é um meme? Entenda o termo! - Foto: Sesc SP
O que é um meme? Entenda o termo! – Foto: Sesc SP

Mesmo que os memes pareçam impossíveis de entender, é provável que você tenha encontrado pelo menos um que fez sentido para você ao longo dos anos. Quer você tenha participado do Desafio do Balde de Gelo, tenha uma caneca “Keep Calm” em sua mesa no trabalho ou já tenha usado as palavras “Fail” ou “Winning”, ironicamente ou não, então você participou de um meme.  Portanto, você soube disso pelo “boca a boca”, entendeu, mudou seu contexto e se apropriou para o seu próprio uso. E esses são os principais componentes do que torna algo um meme.

Mesmo sendo difícil definir um meme, o termo aparece mais frequentemente associado a uma imagem ou vídeo que retrata um conceito ou ideia particular que geralmente é disseminado por meio de plataformas sociais online. Dessa forma, essa ideia continua a proliferar por meio de mídias sociais, fóruns, apps de mensagens instantâneas e até mesmo sites de notícias. As imagens e vídeos que transmitem a mensagem são frequentemente alteradas e construídas durante esse processo, que muitas vezes resulta na evolução da ideia original para algo totalmente diferente, ou são simplesmente postados com uma nova legenda para retratar uma forma diferente dela.

Além disso, o contexto também pode ter um grande impacto sobre o que um meme significa ou como ele é relevante para o receptor.

Por fim, os memes também podem transmitir muito mais informações do que um simples texto sozinho. Da mesma forma que o emoji é útil para transmitir ideias complexas de humor ou emoção, um meme pode transmitir uma ideia complexa, estado de espírito ou entendimento compartilhado muito mais rápido do que digitar e ler uma explicação escrita de uma ideia.

Existem incontáveis memes diferentes

O que é um meme? Entenda o termo! - Foto: DP
O que é um meme? Entenda o termo! – Foto: DP

Alguns pesquisadores rastrearam a ideia de um meme há centenas de anos. No entanto, a sua interpretação moderna passou pelo biólogo evolucionista britânico Richard Dawkins. Dessa forma, ele descreveu a ideia de meme em seu livro de 1976, “The Selfish Gene”,  como uma entidade cultural ou ideia que se replica, evolui e passa de pessoa para pessoa. Ele não sabia na época, mas esse termo seria mais tarde útil para descrever um número infinito de permutações de diferentes frases, imagens, sons e vídeos, todos espalhados pela internet em um esforço para compartilhar ideias e pensamentos de forma rápida e sucinta.

A maioria das pessoas consideraria o primeiro meme da Internet como bebê dançarino. Às vezes referido como “Baby Cha-Cha”, o curto GIF de um bebê animado dançando se tornou um sucesso viral em 1996. Dessa forma, muitas pessoas compartilharam ele por meio de e-mail. Além disso, ele apareceu em programas de TV populares. Mas foi só na década de 2010 que os memes se tornaram um fenômeno cultural por direito próprio. Hoje, eles são uma das principais formas pelas quais as pessoas se comunicam online, com milhões de permutações das mais populares.

Os memes que surgiram e desapareceram ao longo dos anos são muitos para contar e muito variados para cobrir em detalhes. Mas você pode incluir tudo, desde tábuas até o Desafio do Momo na lista. Portanto, os memes são bem variáveis, estão em constante mutação e impossíveis de definir em uma categoria limpa e definida.

A velocidade de compartilhamento e criação deles está apenas acelerando, então, tentar aprender ou compreender todos eles é uma tarefa impossível. Mas isso não significa que não podemos tentar entender os mais importantes.

Como entender um meme?

O que é um meme? Entenda o termo! – Foto: DP

Alguns memes são bem mais fáceis de entender do que outros. Dessa forma, os mais fáceis são os memes “macro de imagem”, que geralmente envolvem algum tipo de imagem expressiva e algum texto em bloco. Eles são enfáticos e projetados para ajudar a transmitir um estado emocional de uma maneira simples de entender. Além disso, eles reconhecem uma experiência compartilhada entre o criador e o visualizador.

Outros podem ser um pouco mais difíceis de definir. Algo como o Slender Man pode parecer assustador ou perigoso. Outros podem ser bizarramente obscuros, fazendo referência a um episódio específico de um programa de TV ou filme que foi ao ar décadas atrás. Frequentemente, as origens de tais memes podem estar em um contexto tão profundo que a compreensão de suas origens requer uma pesquisa dedicada.

A importância disso depende do motivo pelo qual você deseja compreender o meme. Se você simplesmente quiser usá-lo sozinho, pegar uma ideia aproximada do que ele significa com base no uso mais recente dele geralmente é o suficiente para criar o seu próprio e entrar na piada.

Se você está mais interessado em aprender o que isso significa para poder decidir se é algo com que deseja que seus filhos, alunos ou dependentes interajam, as melhores pessoas para pedir que aprendam mais sobre isso são eles próprios. Recursos como Know Your Meme,  You Should Have Seen This e até a Wikipedia (para os mais populares) podem ajudar a explicar de onde vem um meme e como ele pode ter mudado com o tempo. Mas os memes estão em constante evolução. O modo como as pessoas que você está tentando proteger usam esses memes pode ser totalmente pessoal para elas. Dessa forma, eles podem até ter seus próprios memes que não são tão populares.

Com o humor em mente

A maioria dos memes é feita com o humor em mente, e o impacto que eles têm depende inteiramente de como são vistos e usados ??por aqueles que o fazem. Se alguém que você conhece está enviando ou visualizando memes que você não entende, peça que expliquem a você. Se necessário, você pode explicar o significado mais amplo do que isso pode significar fora das ferramentas e plataformas de comunicação em que se espalhou.

Você pode até fazer o seu próprio, se sentir vontade. Sites como o ImgFlip e o Kapwing’s Meme Maker são ótimos lugares para começar.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!