Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Depois de ler uma postagem super interessante no Pocketnow, vou descrever aqui o que podemos chamar do mês “D” de uma grande guerra que será iniciada no mundo da tecnologia móvel. Porque isso? Vamos entender…

O Mês “D” do qual estamos nos referindo é o atual mês de outubro de 2012, pois, será durante este mês que a Microsoft lançará a mais nova versão do seu adorado Windows e também do seu “ameaçador” Windows Phone. Mas, o novo Windows vai além dos nossos desktops, notes e netbooks. Ele agora está pronto para os Tablets com sua versão RT e 8 Pro, versões essas que irão equipar um dos dispositivos mais badalados dos últimos anos, e também um dos mais aguardados, o Microsoft Surface.

Nesse mesmo mês a Apple irá lançar seu iPad Mini, que também é um dos gadgets mais esperados dos últimos tempos. A Google por sua vez, está a cada dia evoluindo seu popular S.O., o Android, e marcou um evento sobre sua plataforma no mesmo dia e na mesma hora que a sua rival Microsoft irá anunciar o WP8, que é no dia 29 do mesmo mês. Para não falar do seu Tablet, o Google Nexus, que já é considerado o Tablet mais barato do mercado, derrubando até mesmo o preço de alguns Tablets Xing-Lings.

Como todos podem ver, essas três grandes empresas estão numa corrida armamentista de gadgets móveis. Cada uma delas tenta aperfeiçoar seu S.O. móvel e ao mesmo tempo estão investindo pesado na novidade chamada “Tablet”, este que parece ser o gadget do futuro.

Tanto o Android da Google, como o iOS da Apple, como o Windows Phone da Microsoft, parecem ser os três principais sistemas operacionais móveis que irão competir nos próximos anos. Mas, a Microsoft parece mais uma vez querer dar um golpe de mestre em suas rivais, levando seu maior trunfo para esse mercado, que é o próprio Windows. Enquanto a Apple e a Google usam versões muito semelhantes dos seus S.O. móveis em seus Tablets, a Microsoft quer levar definitivamente o PC para suas mãos, pois, o Windows 8 seria algo bem mais completo que o iOS 6.0 ou mesmo do que o Android 4.1 e por que não dizer do que o seu Windows Phone 8. Por outro lado, a Apple conta com sua popularidade já conquistada com o iPad, e a Google que detém a maior fatia do mercado com seus Android’s com preços populares.

No passado, mais precisamente na década de 90, a Microsoft quase levou a Apple a falência, enquanto nessa época a Google ainda era um bebê. De lá para cá, a Microsoft raramente entrava numa batalha para perder, mas, na última década eles foram surpreendidos pelo robozinho verde e pela infinita criatividade de Steve Jobs. Agora, tentando correr atrás do prejuízo, estão apostando alto executando a maior fusão e unificação de softwares da história da empresa, aliando o Xbox 360 + Windows Phone + Windows + Ferramentas coorporativas + Outlook.com + Skydrive + outros. Tudo na tentativa de estancar o vazamento que hoje existe em sua popularidade causado pela Google e pela Apple.

O risco é grande, e tem gente indo no mesmo barco com a Microsoft, que é o caso da Nokia, pois, se o Surface ou mesmo o Windows 8 e o Windows Phone 8 fracassarem, será um desastre total e a empresa da geração Z pode ter sua descendência ameaçada. O futuro é móvel, e a guerra será nesse campo de batalha, e terá início este mês… Quem vencerá?

Fontes: Pocketnow