Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Enquanto se arrasta no Google Mail e outras atualizações cruciais de aplicativos no que parece ser uma tentativa de atrasar a divulgação do que coleta para os dados do usuário, há rumores de que o Google está discutindo novos recursos de privacidade para Android inspirados na Transparência característica de rastreamento de aplicativos da Apple.

A Apple pode estar fabricando mais unidades do iPhone 12 Pro para atender à forte demanda

A Apple lançará um novo recurso chamado App Tracking Transparency (ATT) no iOS 14.5. Exigirá que os desenvolvedores notifiquem os usuários sobre o rastreamento entre aplicativos e dê a eles a opção de desativá-lo.

Fugitivos internos disseram à Bloomberg que o Google está discutindo a implementação de um controle de privacidade semelhante, embora menos estrito, no Android. A mudança foi impulsionada por uma preocupação de que os consumidores preocupados com a privacidade possam mudar para a Apple se acreditarem que seus dados estão em risco no Android.

Controles de privacidade do Android e iOS

A decisão entraria em conflito com o modelo de negócios do Google de coleta de dados para segmentação de anúncios. A empresa espera ainda coletar dados suficientes que não prejudiquem seus negócios ou a eficácia do direcionamento de anúncios.

“Estamos sempre procurando maneiras de trabalhar com desenvolvedores para elevar o nível de privacidade e, ao mesmo tempo, possibilitar um ecossistema de aplicativos saudável e com suporte a anúncios”, disse um porta-voz do Google em comunicado à Bloomberg.

A decisão da Apple de rastrear e educar os usuários causou polêmica entre as empresas de publicidade. Além disso, o Google ainda não atualizou a maioria de seus aplicativos iOS desde antes de a Apple colocar em vigor um prazo de dezembro para a divulgação de compartilhamento de dados. Além disso, o Facebook está lutando abertamente contra a Apple em nome da proteção de pequenas empresas.

O Google ainda não atualizou seus aplicativos iOS, enquanto pondera sobre os controles de privacidade do Android
O Google ainda não atualizou seus aplicativos iOS, enquanto pondera sobre os controles de privacidade do Android – Foto: Printscreen/AppleInsider

Os usuários estão começando a notar a hesitação do Google em atualizar seus aplicativos. A Apple implementou o Privacy Labels na App Store, e o Google não atualizou seus aplicativos principais – o que exigiria que divulgasse o que faz com os dados do usuário.

Além disso, aplicativos como Facebook e Instagram têm várias páginas de coleta de dados em seu rótulo de privacidade da App Store. O Google pode estar tentando evitar esse nível extremo de rastreamento ao atualizar seus aplicativos. Por fim, o impulso da Apple por recursos voltados para a privacidade estimulou a indústria a mudar, e o Google que busca implementar novos recursos de privacidade é um exemplo disso.

O que achou?

Fonte: AppleInsider

O que você achou da hesitação do Google para atualizar seus aplicativos? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!