Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Eis que surgiu mais uma patente da Microsoft que faz menção a um dispositivo de tela dupla que, em teoria, seria o dispositivo Andrômeda, ou, como o chamamos no chão de fábrica, Surface Phone. A nova patente data de janeiro de 2018, isto é, estamos falando de algo bem recente.

O resumo da patente diz o seguinte:

“Técnicas de auxílio à navegação para um dispositivo articulado via abstração semântica são descritas. Geralmente, as técnicas descritas aqui melhoram a experiência do usuário quando ele estiver navegando pelo conteúdo gerado em um documento eletrônico. Por exemplo, as técnicas descritas neste documento semanticamente resumem o conteúdo de autoria em um documento eletrônico para fornecer o conteúdo abstraído. Na prática, o conteúdo abstraído inclui páginas abstratas que representam uma seção diferente do conteúdo criado. Quando um usuário digitaliza um documento eletrônico, em vez de digitalizar página por página, as técnicas descritas aqui navegam pelas telas das páginas abstraídas. Além disso, as abstrações semânticas podem ser geradas com base em uma variedade de informações diferentes (por exemplo, metadados) associadas ao conteúdo, ao usuário e / ou a outros usuários que visualizaram ou co-criaram o conteúdo”.

Texto bem denso hein? Pois é, difícil compreender o que eles querem de fato dizer, mas o que entendemos é que a ideia é um dispositivo capaz de oferecer algo como um livro, com capacidades de leitura aprimoradas criando uma ponte entre os documentos reais e os digitais.

A seguir algumas imagens retiradas do conteúdo da patente:

Olhando para algumas imagens desta patente é clara a semelhança com o antigo conceito Microsoft Courier. Confira o vídeo a seguir e entendo do que estamos falando:

É importante deixar registrado que este vídeo conceitual do Courier data de 2010, ou seja, de 8 anos atrás, quando nem sonhávamos com o Windows 10. Claro que se o vídeo tem essa idade o conceito em si é ainda mais antigo, porém, não há como negar que tal dispositivo estava muito a frente do seu tempo e não havia viabilidade técnica na época para seu lançamento, mas e agora? Em 2018 – 2020, será que já temos tecnologia para isso? E público?

Resultado de imagem para microsoft courier

Conceito do Microsoft Courier

Bem, se depender de patentes o negócio sairá do papel nos próximos anos, tendo em vista que já mostramos aqui dezenas de registros feitos pela Microsoft que remetem ao Surface Phone.

Obviamente que o fato de registrar uma patente não necessariamente significa dizer que tal produto será lançado. As vezes empresas como a Microsoft fazem esse tipo de registro para garantir os direitos sobre uma ideia, sobre uma tecnologia e isso é comum em diversos segmentos. Um bom exemplo de investimento da Microsoft nesse mercado tão lucrativo são as centenas de patentes pertentes a Redmond que permitem o funcionamento do Android da Google. Na compra da Nokia Mobile em 2014 a Microsoft ela também levou junto várias patentes super importantes que até hoje são utilizadas em smartphones e celular mais simples e há um retorno financeiro por isso.