Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Comparativamente falando, os atuais pacotes de atualização do Windows 10 já são bem menores do que os das primeiras versões do sistema operacional. Várias otimizações já foram feitas, porém, ainda pode melhorar e, segundo a Microsoft, clientes corporativos são os que mais reclamam do tamanho e da constância dos updates.

Agora, eles estão pensando em criar uma versões super customizadas do Windows 10 que poderá ter quase metade do tamanho da atual versão do Windows 10, porém, essas, a princípio, seriam completamente voltada para o mercado corporativo.

Ainda segundo eles, seria demasiadamente caro e demorado para os clientes corporativos fazer o download de todos os arquivos do Windows 10 para atualizar o dispositivo.

Hoje, a Microsoft costuma lançar duas versões principais do Windows 10 – uma de 32 bits e outra de 64 bits – ambas com pouco mais de 4 GB de tamanho. Esse era um problema para os usuários corporativos, pois precisavam baixar as atualizações em vários dispositivos.

Pensando nisso, a partir de 27 de setembro, a Microsoft passará a oferecer uma versão mais enxuta das compilações 1703, 1709 e 1803 do Windows 10. Essas novas atualizações terão cerca de 2,6 GB, o que é muito menor do que as atualizações originais de 4,8 GB.

fig1_feature-updates.jpg

As novas atualizações estarão disponíveis através do WSUS (Windows Server Update Services) ou conectadas ao System Center Configuration Manager e serão lançadas como arquivos ESD (Electronic Software Distribution).

Obviamente que uma versão tão otimizada assim virá com algumas limitações. Quais serão elas? Ainda não sabemos, mas, muito provavelmente a Microsoft está trabalhando bem juntinho das empresas para gerar essa versão otimizada do seu S.O.

OBS: Entenda que, quando falamos versão reduzida, na verdade estamos falando de pacotes de atualizações reduzidos e não necessariamente o tamanho total que o Windows 10 ocupa dentro do HD da sua máquina.

Fonte: Microsoft