Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Segundo Panos Panay, engenheiro da Microsoft responsável pela linha Surface, atualmente, o Android é o melhor sistema operacional para smartphones e isso justificaria o fato da empresa ter escolhido tal OS para comandar o Surface Duo.

Microsoft Surface Duo

Microsoft Surface Duo com Android

Para quem ainda não conhece, o Surface Duo é um dispositivo de tela dupla que foi apresentado há algumas semanas em um evento promovido pela Microsoft em Nova Iorque. Além dele foram apresentados novos modelos de Surface e ainda o Surface Neo, que é muito semelhante ao Surface Duo, porém, seu propósito é outro e este último roda o Windows 10X. Saiba mais sobre cada um deles clicando aqui.

Surface Neo com Windows 10X

Voltando a frase dita por Panay, por mais impactante que seja ouvir isso, é preciso aceitar a dura realidade que o Windows Mobile está morto e a MS, assim como dezenas de outras fabricantes que um dia já tiveram um sistema operacional mobile proprietário, como Nokia, Blackberry, Palm e outras, está encarrando essa realidade da melhor maneira possível.

É fato que neste momento qualquer esforço para embarcar no mercado mobile com um novo sistema operacional sem uma loja “forte” e recheada de aplicativos é mero desperdício de energia e dinheiro. Ou seja, não adiantaria de nada a Microsoft lançar um novo dispositivo mobile com funcionalidades de um smartphone que ainda fosse completamente dependente da Microsoft Store. Por mais atrativa que esta seja, ainda está longe da oferta da Play Store do Google e da App Store da Apple. Como o iOS é um sistema proprietário, dedicado apenas ao iPhone e o iPad, o que resta? o Android… isto é: não há alternativa.

microsoft surface duo

Play Store disponível no Surface Duo, porém, a interface de usuário é praticamente idêntica a do Surface Neo, que roda o Windows 10 X

Vale ressaltar que isso é um cenário no tempo presente. Nada impede que depois de obter algum sucesso com suas novidades a Microsoft resolva investir um pouco mais de tempo e dedicação em uma versão do Windows que substitua o Android do Duo. Até porque, como já sabemos, o Windows Core OS que está em construção será extremamente versátil. Além disso, os web apps e sistemas operacionais em nuvem estão ganhando cada dia mais espaço. O problema é que HOJE a realidade é essa: é Android e Play Store pra todo lado. É isso que as pessoas usam e é isso que as pessoas querem, então, demos a elas exatamente o que elas querem. Ao que parece essa é a estratégia da Microsoft para o Duo.

“Como o Android é o sistema operacional mais usado no mercado móvel, a ideia de nem levar em consideração o sistema operacional do Google seria suicida, disse Panos Panay em entrevista. “

Obviamente que a Microsoft não quer passar pelo perrengue que passou com o Windows 10 Mobile (ARM32) e seus antecessores. É inegável que o sistema era incrível. Ele era rápido, fluído, bonito, intuitivo, MAS, faltava o principal para o usuário: aplicativos e jogos que eles já estavam acostumados a usar em seus smartphones anteriores.

Lumia 950 XL com Windows 10 Mobile (ARM32) – último modelo de smartphone lançado pela Microsoft em 2015

É sabido que a empresa tentou de várias maneiras incentivar a adesão de empresas desenvolvedoras e desenvolvedores independentes a sua loja e sua plataforma de desenvolvimento híbrida, afim de trazer todos os apps já disponíveis nas lojas concorrentes, porém, mesmo assim não teve jeito. A migração foi pequena até o ponto do consumidor perceber que seu Lumia, mesmo oferecendo inúmeros recursos inovadores e inclusivos, as vezes não permitia fazer coisas simples, como por exemplo, usar o Spotify ou o aplicativo oficial do Youtube e do Gmail, já que esses não estavam disponíveis na Microsoft Store.

Também não podemos esquecer que o Google foi um dos grandes responsáveis pelo “fracasso” do OS mobile da MS, pois, não foram poucas as barreiras impostas pela gigante das buscas. E não só por isso… na verdade o Android literalmente exterminou outra dezena de sistemas operacionais mobile, ou você já esqueceu do Palm WebOS, Blackberry OS, Firefox OS, Symbian, MeeGo, Bada, Tizen, entre outros menores que eram proprietários?

Imagem relacionada

Assim era o cenário do mercado de smartphones em meados de 2009 – 2011. Diversas opções de modelos e OS’s. Hoje, esse mercado só oferece praticamente opções com Android ou iOS e ainda extremamente semelhantes em design e funcionalidades.

E usamos o fracasso entre aspas porque, no final das contas, o sistema operacional móvel da MS em questão tinha um propósito e mesmo não tendo alcançado todos os seus objetivos ele cumpriu seu papel na evolução do Windows e outros produtos by Microsoft. Não foi de todo um fracasso.

Então, meu caros, o fato é que Panos e a Microsoft parecem ter escolhido o caminho mais seguro e mais lógico. E por mais que isso seja impactante e até doloroso para alguns “Windows Phone Fans”, a realidade para 2020 é essa… Microsoft Surface com Android. Em segundo plano veremos como o Surface Neo e Windows 10X lidará com tudo o que foi proposto para esses novos dispositivos de tela dupla.

Fonte > tuttoandroid