Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Huawei é uma empresa chinesa muito conceituada no mercado em vários segmentos e, mesmo com os problemas devido a restrição do Presidente Americano Donald Trump que limita empresas americanas a fornecerem serviços para a gigante chinesa, a empresa conseguiu se destacar e continuar crescendo. Poucos sabem mas a Huawei tem como principal missão o intuito de transformar o mundo num lugar melhor e a empresa chinesa acredita que a tecnologia deve enriquecer a vida das pessoas para poder estender os limites do que é humanamente possível.

Utilizando toda sua tecnologia e conhecimento em IA e realidade aumentada, em 2018, a Huawei criou um aplicativo que poucos conhecem: o StorySign (primeira plataforma de alfabetização do mundo para crianças surdas). A gigante chinesa sabe como é difícil para qualquer criança pequena aprender a ler e que o desafio é ainda maior quando se trata de crianças pequenas que são gravemente ou profundamente surdas. Foi ai que surgiu a ideia de utilizar sua tecnologia para ajudar a abrir o reino dos livros para mais de 32 milhões crianças surdas em todo o mundo e apresentá-las a um mundo de imaginação, curiosidade e criatividade.

O StorySign é básicamente um aplicativo móvel gratuito que visa ajudar as crianças surdas no aprendizado da leitura, traduzindo o texto de livros selecionados para linguagem gestual. Através do poder da IA e realidade aumentada, StorySign traz vida aos livros e ajuda as crianças surdas que podem desfrutar de toda sua magia.

Como o StorySign funciona?

  • A criança abre o livro de leitura selecionado, em seguida, abre o aplicativo e mantém o telefone sobre a página;
  • Um avatar chamado Star, conta a história, enquanto o aplicativo destaca cada palavra que ela traduz em forma de libras;
  • O StorySign ajuda as crianças e seus pais que podem compartilhar a magia dos livros e suas histórias enquanto aprendem juntos.

Criatividade alimentada por tecnologia

O StorySign foi desenvolvido pela Huawei em parceria com a União Europeia dos Surdos, a Associação Britânica de Surdos, Penguin Books e Aardman Animations. A colaboração da gigante chinesa com a Penguin Books permitiu trazer ao aplicativo algumas de suas melhores histórias infantis, já a parceria com a Aardman, possibilitou o uso de tecnologia de ponta em captura de movimento e animação para garantir que as expressões faciais e as mãos da Star ofereçam uma linguagem de sinais perfeita, com isso, também foi possível a criação de um personagem virtual divertido que as crianças amam.

Em nota a equipe de desenvolvedores da Huawei afirmou que trabalhando em parceria com as associações de surdos, foi possível entender um desafio humano e encontrar uma solução tecnológica que faz uma verdadeira diferença para a vida das crianças surdas. Uma solução, que eles esperam, que mude a história da alfabetização surda para sempre.

“O StorySign é realmente importante porque não existe muito lá fora para as crianças surdas. Com o StorySign, temos algo. Nós temos a tecnologia, e ela atua com livros tradicionais para incentivar as crianças surdas a aprender. E isso é importante!” – Mark Wheatley, diretor executivo da União Europeia dos Surdos.

E muito bom ver que grandes empresas se empenham em fazer o bem e utilizam sua tecnologia em prol de um mundo melhor. Nós do Windows Team apoiamos essa causa e gostaríamos de ver mais empresas praticando algo que possa mudar a vida dos mais necessitados.

StorySign é um aplicativo gratuito disponível para AndroidiOS capaz de traduzir, inicialmente, livros infantis em 14 diferentes idiomas de sinais.

Huawei StorySign

Fonte: Huawei