Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ontem, lemos uma nota da Intel falando sobre a problemática envolvendo a emulação da arquitetura x86 em processadores ARM que estariam sendo preparados para rodar o Windows 10. A gigante informou que não deu autorização para qualquer empresa fazer tal emulação. Sobre isso disse:

“…a Intel não admite a violação ilegal de suas patentes”.

Bem, isso tem provocado uma serie de incertezas na comunidade, pois, se a Intel realmente tiver direitos sobre a tecnologia de emulação x86 que está sendo utilizada pela Qualcomm e pela Microsoft, o projeto em torno do Windows 10 ARM poderia ir por água abaixo.

Sabendo dese burburinho que esta acontecendo na comunidade a Microsoft resolveu se pronunciar e disse:

“Os clientes nos disseram que querem PCs sempre conectadas, o que proporcionará uma ótima produtividade a um ótimo preço e confiamos em nossa capacidade de levar esses dispositivos convincentes ao mercado trabalhando com uma ampla gama de parceiros”.

Assim como fez a Intel, a Microsoft em nenhum momento citou o nome da Qualcomm ou mesmo da Intel, porém, todos sabemos que esses nomes estão nas entrelinhas do texto.

O bom é que a Microsoft e a Intel são parceiras de longas datas, porém, a Intel conta com outros parceiros que não estão gostando nem um pouco dessa coisa de Windows 10 para processadores ARM, como por exemplo, a Google, que trabalha junto com a Intel no desenvolvimento e aprimoramento de Chromebooks, tablets e aparelhos de IoT.

Quem também deu uma resposta sobre o assunto foi a Qualcomm. Sobre isso eles disseram:

“Dado o nosso recente anúncio de parceria com a ASUS, HP e Lenovo, encontramos neste blog o que um dos nossos concorrentes publicou em 8 de junho e achamos muito interessante. (fazendo menção a publicação da Intel). Estamos ansiosos para o lançamento do PC que está sempre conectado e que roda o Windows 10 e é alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 835 no final deste ano. Conforme demonstrado na Computex 2017 em conjunto com a Microsoft, a Plataforma de PC Móvel Snapdragon 835 traz uma verdadeira experiência de PC sempre conectado com suporte para conectividade LTE e vida útil da bateria que dura todo o dia e que ainda ajuda na construção de projetos elegantes, finos e sem ventoinhas. Isso vai mudar o futuro da computação pessoal “.

Da mesma forma que a Intel e a Microsoft, a Qualcomm hora nenhuma cita o nome de outras empresas. Apenas enfatiza que está tudo pronto para o lançamento de máquinas com Windows 10 e que são equipadas com o Snapdragon 835, porém, como eles começam o texto fazendo menção a postagem do ZDNet sobre a declaração da Intel, não precisa dizer mais nada.

Windows 10 ARM rodando em um Qualcomm Snapdragon 835 em um protótipo de smartphone da Qualcomm

Tanto as palavras da Microsoft como da Qualcomm revelam que ambas as empresas não parecem preocupadas com as declarações da Intel. Não sabemos se é porque a patente citadas pela Intel não é um ponto chave para o funcionamento da emulação x86 em processadores ARM ou se elas simplesmente estão prontas para encarrar uma ação na justiça. Pode ser qualquer coisa. O que sabemos de fato é que o Windows 10 ARM vai ser lançado SIM! e os primeiros aparelhos com ele chegarão ao mercado até o final deste ano.

Fonte: ZDNet