Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Segundo a Intel, a empresa recebeu informações que empresas estariam tentando emular a arquitetura x86 sem sua prévia autorização. Em seu comunicado, a empresa hora nenhum cita a Microsoft nem a Qualcomm, no entanto, é sabido que ambas são as responsável pelo atual estágio de desenvolvimento de uma versão do Windows 10 compatível com processadores ARM e que emulam a arquitetura x86.

“houve relatos de que algumas empresas podem tentar emular a arquitetura proprietária x86 da Intel sem autorização”, disse a Intel.

“No início do nosso negócio de processadores, a Intel precisava impor seus direitos de patente contra várias empresas”, afirma a fabricante, citando AMD, Cyrix, Via e Transmeta como exemplos das acionadas judicialmente. Os processos não foram necessários nos últimos anos “porque outras companhias têm respeitado os direitos de propriedade intelectual da Intel”.

A informação veio a tona na quinta-feira (8), data do aniversário de 39 anos do primeiro chip x86, o Intel 8086,  quando a empresa publicou um editorial onde é possível conferir o comunicado na íntegra.

Intel 8086

A Intel termina dizendo que “não admite a violação ilegal de suas patentes” e espera que “outras empresas continuem respeitando os direitos de propriedade intelectual”, por isso, vai continuar de olho para “proteger suas inovações e investimentos”.

Não sabemos se a Intel entrará com uma ação contra a Microsoft ou contra a Qualcomm por uso indevido de propriedade intelectual ou se as gigantes chegarão a uma acordo, porém, sem dúvida estamos diante de um assunto polêmico e que pode comprometer o lançamento do Windows 10 ARM de forma oficial. Quem sabe a Intel ainda espera pelo desenrolar da história da Microsoft com a Qualcomm para falar com mais precisão sobre o caso, já que o Windows 10 ARM ainda não chegou oficialmente ao mercado.

Isso seria péssimo principalmente para a Microsoft, já que a empresa tem apostado em elementos como esse para se posicionar ainda melhor no mercado de PC e Laptops e ainda poderia precisar e muito de tal tecnologia para equipar gadgets menores, como smartphones por exemplo.

Fonte: tecnoblog obg ao Igor Costa pela dica 😉