Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Dispositivos conectados são dispositivos que contam com conexão com a internet e que podem se comunicar com outros dispositivos por meio de softwares, com o Windows, por exemplo, e realizar tarefas diversas. Hoje, durante a Build 2017, a Microsoft demonstrou o poder de Cortana nesse tipo de dispositivo e o que vimos foi incrível.

Tudo tem ligação com o Microsoft Graph, que é um pacote de ferramentas que os desenvolvedores podem usar para criar sistemas de inteligência que fundamentalmente mudam o futuro e a cultura de trabalho.

Primeiro eles demonstraram Cortana no Invoke, que é um alto-falante inteligente (dispositivos IoT) que funcionará da mesma forma como já vimos antes no Amazon Echo com Alexa.

Você poderá usar o “Hey, Cortana” para ativar o Invoke e usará a interação com ela para criar eventos, consultar a previsão do tempo, o tráfego até o trabalho, a pauta da sua reunião, seus lembretes, e muito mais. É um dispositivo pensando para casas ou escritórios conectados, pensado para um nível de automação antes visto só em filmes de ficção científica.

Depois de assistir a demonstração de Cortana em parceria com o Invoke, eles demonstraram o uso da assistente no sistema de som de um carro. Antes Cortana era capaz de agendar lembretes, fazer planos de viagem, responder a perguntas, e assim por diante, mas agora ela pode ir mais além.

A integração do assistente digital com ferramentas e aplicativos do Microsoft Office, como o Microsoft Teams, permite que o usuário entre em contato e trabalhe sem tirar as mãos do volante do seu carro. Além disso, o reconhecimento contextual de Cortana de qual dispositivo você está usando permite que ela salve lembretes para quando você ligar seu Desktop logo que chegar ao trabalho ou em casa.

Vale lembrar que o Microsoft Graph suporta todas essas plataformas: Android, Angular, ASP.NET MVC, ASP.NET, VC, iOS, JavaScript, PHP, Python, Ruby, Windows Universal, UWP e Xamarin. Isto é, praticamente tudo que existe de mais moderno no mercado.

Sabemos que o Invoke Harman Kardon está previsto para começar a ser comercializado até o final deste ano, porém, o que vimos demonstrado no carro parece ser algo ligado a outros dispositivos IoT e não sabemos quando estará disponível ao público em geral.