Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

É difícil ficar empolgado com um novo protocolo de interface, entendo. Mas a próxima tecnologia Intel Thunderbolt 4 pode acabar tornando o seu próximo PC muito mais capaz do que os sistemas atuais. Imagine conectar dois monitores 4K a um ultraportátil incrivelmente fino e elegante. E que, além disso, também suporta velocidades de dados duas vezes mais rápidas que os sistemas Thunderbolt 3. Certamente isso é suficiente para reunir um pouco de entusiasmo.

Thunderbolt 3: saiba tudo sobre a tecnologia da Intel!

Desde o início, o padrão Thunderbolt da Intel tem sido uma maneira do fabricante de chips oferecer portas rápidas que superam o USB em todos os aspectos. Era originalmente conhecido como Light Peak e também foi co-desenvolvido com a Apple. Você pode pensar no Thunderbolt como um gateway direto para as conexões PCIe do seu computador. Ou seja, algo que normalmente você precisa abrir para abrir o computador. As duas primeiras gerações do padrão usaram a conexão miniDisplayPort, mas com o ThunderBolt 3 em 2015, a Intel passou para o USB-C. Foi quando a tecnologia realmente alcançou seu progresso. Além daquela porta mais fina, foi significativamente mais rápida do que antes e facilitou a conexão de monitores 4K.

Intel Thunderbolt 4

À primeira vista, o Thunderbolt 4 não parece uma grande melhoria em relação ao seu antecessor. Ambos oferecem a mesma largura de banda máxima de 40 gigabits por segundo e usam o padrão da porta USB-C. Onde eles diferem é como eles usam essa largura de banda. A Intel exige requisitos mínimos mais fortes para o Thunderbolt 4, para que você possa ter certeza de que todo sistema suporta dois monitores 4K (ou uma única tela de 8K). Isso não quer dizer que os computadores Thunderbolt 3 não possam fazer isso, mas nem sempre isso é uma garantia.

As velocidades de armazenamento também saltam de 16 Gb/s para 32, tornando o Thunderbolt 4 uma dádiva de Deus para editores de vídeo ou qualquer outra pessoa que mova arquivos gigantescos. A Intel também está aumentando a segurança ao exigir sua tecnologia de virtualização VT-d que protege contra ataques de acesso direto à memória, ou DMA. Isso inclui a recente vulnerabilidade Thunderspy, um hack complexo que pode permitir que alguém roube seus dados, mesmo que seu sistema esteja bloqueado e tenha armazenamento criptografado. Todos os principais sistemas operacionais já oferecem suporte à proteção VT-d DMA desde o ano passado, mas como essa tecnologia de segurança é relativamente recente, a Intel nos diz que não poderia exigir isso quando o Thunderbolt 3 foi lançado.

O que isso significa para você?

Então, o que tudo isso significa para você? Provavelmente não muito, se você está apenas navegando na web e realmente não pressionando muito o seu PC. Mas se você é o tipo de usuário que conecta regularmente seu notebook a várias telas ou manipula grandes quantidades de dados, o Thunderbolt 4 pode facilitar sua vida. A Intel está lançando a tecnologia neste outono, juntamente com seus chips Tiger Lake, que devem ser poderosos por si só.

Intel Thunderbolt 4: Saiba o que esperar da geração dessa tecnologia
Intel Thunderbolt 4: Saiba o que esperar da geração dessa tecnologia – Foto: Reprodução/Intel Newsroom

Você também pode esperar alguns outros bônus interessantes com o Thunderbolt 4: a Intel está exigindo o carregamento USB-C em pelo menos uma porta, além da capacidade de ativar seu PC quando ele estiver conectado a uma estação. Esses acessórios também poderão suportar até quatro portas Thunderbolt, o que facilitará a conexão de todos os tipos de dispositivos ao seu laptop conectado à mesa.

O Thunderbolt 4 também suporta o próximo padrão USB-4, o que ajuda a protegê-lo um pouco. De maneira confusa, o USB-4 compartilha a maioria dos recursos do Thunderbolt 3 – e não se esqueça, todos eles contam com a mesma porta USB-C. Se você não está prestando muita atenção às especificações do seu próximo PC, também pode ser difícil dizer se ele suporta Thunderbolt 4 ou 3. Você provavelmente verá apenas o pequeno logotipo relâmpago na maioria dos PCs, sem número de versão visível , de acordo com a Intel.

Conclusão

É uma pena que, depois de passar anos desenvolvendo um novo protocolo intrigante, algo que possa realmente ajudar os consumidores, a Intel possa tropeçar um pouco quando se trata de comunicação. Conheço muitos técnicos que ainda têm problemas para lidar com os diferentes tipos de portas USB-C em seus sistemas. Thunderbolt 4 pode muito bem levar a mais confusão.

Ainda assim, há muito o que esperar, especialmente se você pressionar seu PC mais do que a maioria. E talvez, essas melhorias levem a que mais fabricantes de computadores adotem o Thunderbolt. A Microsoft evitou infame a tecnologia em suas máquinas Surface, que, de outra forma, são alguns dos melhores PCs que você pode comprar hoje. Talvez um dia, finalmente teremos uma versão equipada com Thunderbolt de um tablet Surface que pode ser alimentado por uma GPU externa.

Fonte: Engadget

O que você achou da Intel Thunderbolt 4? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.